00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - HISTÓRIA - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16645
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Martins, Ana Claúdia Aymoré-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9682809265187010pt_BR
dc.contributor.referee1Maciel, Osvaldo Batista Acioly-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9529634717031458pt_BR
dc.contributor.referee2Santana, Ana Paula Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8304477007617958pt_BR
dc.creatorAntoniol, Vitória Moreira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3178707655370014pt_BR
dc.date.accessioned2025-07-28T14:05:04Z-
dc.date.available2025-07-22-
dc.date.available2025-07-28T14:05:04Z-
dc.date.issued2024-11-27-
dc.identifier.citationANTONIOL, Vitória Moreira. Mortalha de uma madrugada sem lua – a história à clef em “Jaguaré”, de Breno Accioly. 2025. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em História) – Instituto de Ciências Humanas Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16645-
dc.description.abstractEvery record is made from the perspective of the writer, whether in formal documentation or through the arts, such as fantastic literature. It is interesting to note that literary writing has the potential to be examined from a historical perspective, seeking correlations in fictional narratives that aid in understanding the timeframe in which they were produced. One can also observe that the social and political context surrounding the author is inevitably conveyed in their work. Based on this framework, the study will explore the collections João Urso from 1944 and Maria Pudim from 1955, analyzing several stories through the lens of autofiction, noting how the author embeds his own personality into his characters. The analysis will focus on the story “Jaguaré” (though it will not be limited to it), as we see Accioly’s narrative as much more than a satire of Brazil in the early 1950s. Through the fictional transfiguration of the “Maracanaço” episode (Brazil's defeat to Uruguay in the match that decided the 1950 World Cup), we will also comprehend the social critique that, despite its ambiguities, shapes the four main characters of the story. The central hypothesis of the research is that the literary construction of the tale reveals traits of a patriarchal society, marked by prejudices and violence experienced by Breno Accioly, and how his catharsis is expressed through a tragic-critical writing style.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de História - Bachareladopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAccioly, Breno. Jaguarépt_BR
dc.subjectHistoriografia – Alagoaspt_BR
dc.subjectLiteratura fantásticapt_BR
dc.subjectContospt_BR
dc.subjectBiografia históricapt_BR
dc.subjectHistoriography – Alagoaspt_BR
dc.subjectFantasy literaturept_BR
dc.subjectStoriespt_BR
dc.subjectHistorical biographypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.titleMortalha de uma madrugada sem lua – a história à clef em “Jaguaré”, de Breno Acciolypt_BR
dc.title.alternativeShroud of a moonless dawn: the history à clef in "Jaguaré", by Breno Acciolypt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoTodo registro é realizado através da perspectiva de quem o escreve, seja em documentação formal, seja através das artes, como a literatura fantástica. É interessante observar que a escrita literária possui potencial para ser abordada sob uma perspectiva histórica, buscando nas narrativas ficcionais uma correlação que auxilie na compreensão da temporalidade em que foi produzida. É possível perceber, também, que o contexto social e político que permeia o autor é, inevitavelmente, transmitido em sua obra. Baseando-se nesse panorama, o trabalho abordará as coletâneas João Urso de 1944 e Maria Pudim de 1955, trabalhando alguns contos sob a perspectiva da autoficção, percebendo as maneiras com que o autor coloca a si mesmo e sua personalidade em suas personagens. A análise terá foco no conto “Jaguaré”, apesar de não se limitar a ele, percebendo a narrativa de Accioly muito além de uma sátira do Brasil no início da década de 1950, por meio da transfiguração ficcional do episódio do “Maracanaço” (a derrota do Brasil para o Uruguai na partida que decidiu a Copa do Mundo de futebol de 1950), mas também compreender o caráter de crítica social que, mesmo permeada por ambivalências, construiu as quatro principais personagens do conto. Sendo a principal hipótese de pesquisa é de que a construção literária do conto é capaz de revelar traços de uma sociedade patriarcal, marcada por preconceitos e violências vivenciadas por Breno Accioly, e de que forma sua catarse é expressa pela escrita trágico-crítica.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - HISTÓRIA - ICHCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mortalha de uma madrugada sem lua – a história à clef em “Jaguaré”, de Breno Accioly.pdfMortalha de uma madrugada sem lua – a história à clef em “Jaguaré”, de Breno Accioly1.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.