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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16643
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A qualificação profissional dos concluintes de Ciências Contábeis para enfrentar o mercado de trabalho: caso dos concluintes das universidades públicas de Alagoas |
Autor(es): | Barbosa, Rosa Beatriz Medeiro Lima, Valter Monteiro de |
Primeiro Orientador: | Salgueiro, Marluce Alves de A. |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Valdemir da |
Resumo: | Regulamentado em 1946 pelo CFC, o ensino de contabilidade no Brasil foi ministrado pela primeira vez na antiga Escola Prática de Comércio, hoje Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, na cidade de São Paulo. Devido à grande demanda da população por esse curso, o Ministério da Educação autorizou as faculdades e universidades privadas a oferecerem o curso de Ciências Contábeis, para atender à demanda da população. O objetivo deste estudo é investigar as dificuldades dos futuros contadores egressos das universidades públicas de Alagoas para entrar no mercado de trabalho profissional, que exige cada vez mais desses profissionais competências, habilidades e conhecimentos específicos, cujos conteúdos muitas vezes são ministrados de forma insuficiente. Buscou-se nas obras literárias e na legislação o embasamento teórico que explica o surgimento da contabilidade na Itália, suas diferentes correntes e evolução até seu deslocamento de eixo para a América. onde a doutrina foi aprimorada, fazendo surgir uma nova corrente de pensadores, criando a Escola Norte-americana, cuja essência visava atender aos usuários das informações geradas pelos relatórios contábeis. A Contabilidade no Brasil sofreu forte influência dessa corrente e as disciplinas que orientam a execução dos serviços contábeis foram adotadas nos currículos do curso. Os conteúdos mínimos exigidos para o curso são regulamentados pelo MEC e ajustados a cada perfil profissional que a Instituição de Ensino Superior deseja formar para atender à demanda do mercado. Para alcançar o objetivo deste estudo, foram aplicados questionários aos alunos concluintes do curso de Ciências Contábeis das Universidades Públicas de Alagoas, no sentido de conhecer suas reais preocupações sobre sua preparação profissional para o exercício legal da profissão |
Abstract: | Regulated in 1946 by the CFC, accounting education in Brazil was taught for the first time in the former Practical School of Commerce, now the Alvares Penteado School of Commerce Foundation, in the city of Sao Paulo. Due to the great demand of the population for this course, the Ministry of Education authorized the private colleges and universities to offer the course of accounting sciences, to meet the demand of the population. The objective of this study is to investigate the difficulties of future accountants from the public universities of Alagoas, to enter the professional work market, which increasingly demands of these professionals specific skills, skills and knowledge, whose contents are often insufficiently administered. We seek in literary works and legislation, the theoretical basis that explains the emergence of accounting in Italy, its different currents and evolution until its axis shift to America, where doctrine has been improved, raising a new chain of thinkers, creating American School, whose essence was intended to serve the users of the information generated by the accounting reports. Accounting in Brazil was strongly influenced by this trend and the disciplines that guide the execution of accounting services were adopted in the curricula of the course. The minimum contents required for the course are regulated by the MEG and adjusted to each professional profile that the Higher Institution wishes to form to meet market demand. To reach the objective of this study, questionnaires were applied to the final students of the accounting course of the Public Universities of Alagoas in order to know their real concerns about their professional preparation for the legal exercise of the profession. |
Palavras-chave: | Ciências contábeis – Estudo e ensino Estudantes de contabilidade - Formação Mercado de trabalho Accounting sciences – Study and teaching Accounting students - Training Job market |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Ciências Contábeis - Bacharelado |
Citação: | BARBOSA, Rosa Beatriz Medeiro; LIMA, Valter Monteiro de. A qualificação profissional dos concluintes de Ciências Contábeis para enfrentar o mercado de trabalho: caso dos concluintes das universidades públicas de Alagoas. 2025. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16643 |
Data do documento: | nov-2018 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS CONTÁBEIS - FEAC |
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