00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16613
Tipo: Tese
Título: Uma análise sociolinguística sobre as construções de tópico em relatos orais e escritos de estudantes da educação básica da cidade de Maceió – AL
Título(s) alternativo(s): A sociolinguistic analysis of topic constructions in oral and written reports of basic education students in the city of Maceió – AL
Autor(es): Saraiva, Melbiany Barros
Primeiro Orientador: Paula, Aldir Santos de
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Fernando Augusto de Lima
metadata.dc.contributor.referee2: Cunha, Carla Maria
metadata.dc.contributor.referee3: Sedrins, Adeilson Pinheiro
metadata.dc.contributor.referee4: Silva, Jair Barbosa da
Resumo: Define-se como objeto de estudo nesta pesquisa a análise das Construções de Tópico do português brasileiro encontradas em recortes de textos orais e escritos de estudantes da Educação Básica em escolas da rede pública de Maceió. Com base nos pressupostos da sociolinguística de cunho funcionalista, busca-se como principal objetivo observar as teorias que permeiam essas construções, bem como os fatores condicionantes, linguísticos e extralinguísticos, que favorecem ou não essas realizações, observando as relações estabelecidas entre a linguagem oral e a linguagem escrita. Este trabalho toma por suporte teórico-metodológico a Sociolinguística Variacionista (Labov, 2008 [1972]) e o suporte teórico da Sociolinguística Educacional (Bortoni-Ricardo, 2004; 2005); seu embasamento está centrado nos estudos das ideias de tópico apontadas por Li & Thompson (1976) e discutidas por Pontes (1987) que aborda e classifica essas construções. A pesquisa foi submetida ao Comitê de Ética em Pesquisa e aprovado sob o Certificado de Apresentação de Apreciação Ética de Nº 57051522.6.0000.5013 e Parecer Consubstanciado de Nº 5.391.818. A metodologia aplicada para o desenvolvimento deste estudo parte de uma análise realizada em produções textuais orais e escritas, em que os colaboradores da pesquisa foram estudantes do 9º ano do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio, do sexo/gênero masculino e feminino, todos estudantes de duas escolas públicas e residentes no município de Maceió. O resultado da pesquisa indica que, em relação à modalidade oral, os estudantes do ensino fundamental da Escola 1 apresentam uma quantidade maior de Construções de Tópico em relação aos textos produzidos por estudantes do ensino médio da Escola 2; quanto à modalidade escrita, os estudantes da Escola 1 apresentaram evidências do fenômeno, enquanto os estudantes da Escola 2, não evidenciaram nenhuma Construção de Tópico. Já em relação à variável sexo/gênero, o grupo feminino da Escola 1 manifesta menor quantidade do fenômeno em textos orais, o que acontece inversamente nos textos escritos; enquanto que na Escola 2 o grupo feminino apresenta o mesmo perfil do grupo masculino, quantativamente, tanto nos textos orais quantos nos escritos. Há indícios de quanto maior o nível de escolaridade, menor será o uso dos tópicos, tanto na modalidade oral, quanto na escrita, já que os grupos da Escola 2 evidenciaram menor registros do fenômeno, em relação à Escola 1, na oralidade e ausência na escrita. Logo, percebe-se que a relevância deste estudo, pois além de refletir a diversidade linguística do português brasileiro, observa-se que, nos ambientes institucionais analisados, a presença das construções pesquisadas nos textos dos colaboradores sinaliza para uma língua com proeminência de tópico e sujeito, em que são evidenciadas as duas construções, desse modo, tais estruturas possibilitam um estudo a mais para os estudantes, colaborando assim, para o uso adequado da língua em situações de fala e escrita nas quais devam ser usadas.
Abstract: The object of study in this research is the analysis of brazilian portuguese Topic Constructions found in clippings of oral and written texts from Basic Education students in public schools in Maceió. Based on the assumptions of functionalist sociolinguistics, the main objective to observe the theories that permeate these constructions, as well as the conditioning factors, linguistic and extralinguistic, that favor or not these achievements, observing the relationships established between oral language and written language. . This work takes as theoretical-methodological support Variationist Sociolinguistics (Labov, 2008 [1972]) and the theoretical support of Educational Sociolinguistics (Bortoni-Ricardo, 2004; 2005); its basis is centered on studies of topic ideas pointed out by Li & Thompson (1976) and discussed by Pontes (1987), who addresses and classifies these constructions. The research was submitted to the Research Ethics Committee and approved under the Certificate of Presentation of Ethical Appreciation No. 57051522.6.0000.5013 and Consubstantiated Opinion No. 5.391.818. The methodology applied to develop this study is based on an analysis carried out on oral and written textual productions, in which the research collaborators were students in the 9th year of elementary school and the 3rd year of high school, male and female, all students from two public schools and residents in the municipality of Maceió. The research result indicates that, in relation to the oral modality, elementary school students from School 1 present a greater number of Topic Constructions in relation to texts produced by high school students from School 2; As for the written modality, students from School 1 showed evidence of the phenomenon, while students from School 2 did not show any Topic Construction. In relation to the sex/gender variable, the female group from School 1 manifests less of the phenomenon in oral texts, which happens inversely in written texts; while in School 2 the female group presents the same profile as the male group, quantitatively, both in oral and written texts. There is evidence that the higher the level of education, the lower the use of topics, both oral and written, as the groups from School 2 showed fewer records of the phenomenon, in relation to School 1, in oral and absence in writing. Therefore, it is clear that the relevance of this study, as in addition to reflecting the linguistic diversity of Brazilian Portuguese, it is observed that, in the institutional environments analyzed, the presence of the constructions researched in the collaborators' texts signals a language with topic prominence and subject, in which both constructions are highlighted, thus, such structures enable additional study for students, thus contributing to the appropriate use of the language in speaking and writing situations in which they must be used.
Palavras-chave: Língua portuguesa
Linguagem oral
Língua escrita
Sociolinguística
Construção de Tópico
Portuguese language
Oral language
Written language
Sociolinguistics
Topic Construction
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura
Citação: SARAIVA, Melbiany Barros. Uma análise sociolinguística sobre as construções de tópico em relatos orais e escritos de estudantes da educação básica da cidade de Maceió – AL. 2024. 161 f. Tese (Doutorado em Letras e Linguística) – Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2025.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16613
Data do documento: 7-fev-2024
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.