00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16612
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Zozzoli, Rita Maria Diniz-
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4434022240410006pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Antonio Carlos Santos de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8646424835026554pt_BR
dc.contributor.referee2Silva Junior , Silvio Nunes da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0879864383265157pt_BR
dc.contributor.referee3Lima, Rita de Cássia Souto Maior Siqueira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1312070903160476pt_BR
dc.contributor.referee4Massmann, Débora Raquel Hettwer-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/1326731305679142pt_BR
dc.creatorBatista, Sidiane Ferreira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3838250050793346pt_BR
dc.date.accessioned2025-07-25T21:08:32Z-
dc.date.available2025-06-02-
dc.date.available2025-07-25T21:08:32Z-
dc.date.issued2024-03-12-
dc.identifier.citationBATISTA, Sidiane Ferreira. O diálogo social na sala de aula de língua portuguesa e a formação do sujeito leitor e produtor de textos: uma experiência com enunciado-acontecimento-tema. 2025. 200 f. Tese (Doutorado em Letras e Linguística) – Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16612-
dc.description.abstractThe present research aims to analyze social dialogue (Bakhtin, 2011; Volochinov, 2021) in the classroom and the formation of the reading and text-producing subject, based on the triadic concept of utterance-event-theme (Zozzoli, 2016), in Portuguese language classes. Working with utterance-event-theme helps to explore the relationship between discourse, its context, and the motive or purpose underlying such discourse. This work is anchored in Applied Linguistics, a transdisciplinary study area (Moita Lopes, 1996, 2006; Pennycook, 2006), which highlights the ability to comprehend complex language-related issues in various theoretical and practical contexts. For the study, we employed a qualitative research approach (Oliveira, 2008; Lüdke & André, 1986), within the context of a class in a post-high school technical course at a federal education institution in Maceió-AL. This is an thnographic (Chizzotti, 2008; Triviños, 1987) and netnographic research (Nogueira, Gomes e Soares, 2011; Amaral, Natal e Viana, 2008; Polivanov, 2013). For data collection, collaborative research work (Ibiapina, Bandeira, Araújo, 2016; Ferreira e Ibiapina, 2011; Ibiapina e Bandeira, 2016; Gasparotto, Menegassi, 2016) was conducted with the class teacher. The analyses conducted revealed that a reading and text production approach in Portuguese language classes, based on the social dialogue of students from the proposed perspective, can contribute to minimizing linguistic-discursive gaps that students present, even if they have completed basic education. We believe that these gaps can be minimized through teaching efforts that bring social dialogue into the classroom in conjunction with the triad of utterance-event-theme (Zozzoli, 2012; 2016) for the development of a responsive education, as this approach expands the conditions of language use in the discursive sphere.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Linguística e Literaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDiálogo socialpt_BR
dc.subjectAprendizagem da leiturapt_BR
dc.subjectProdutor de textopt_BR
dc.subjectEnunciado acontecimento-tema(Linguística aplicada)pt_BR
dc.subjectResponsividadept_BR
dc.subjectSocial dialoguept_BR
dc.subjectLearning to readpt_BR
dc.subjectText producerpt_BR
dc.subjectEvent-theme statement (Applied Linguistics)pt_BR
dc.subjectResponsivenesspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleO diálogo social na sala de aula de língua portuguesa e a formação do sujeito leitor e produtor de textos: uma experiência com enunciado-acontecimento-temapt_BR
dc.title.alternativeSocial dialogue in the Portuguese language classroom and the formation of the subject reader and text producer: an experience with statement-event-themept_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo analisar o diálogo social (Bakhtin, 2011; Volochinov, 2021) em sala de aula e a formação do sujeito leitor e produtor de textos, a partir do conceito triádico enunciado-acontecimento-tema (Zozzoli, 2016), em aulas de Língua Portuguesa. O trabalho com enunciado-acontecimento-tema ajuda a explorar a relação entre o discurso, seu contexto e o motivo ou propósito que subjaz tal discurso. O trabalho está ancorado na Linguística Aplicada, uma área de estudo transdisciplinar (Moita Lopes, 1996, 2006; Pennycook, 2006), que evidencia a capacidade de compreender questões complexas relacionadas à linguagem em diversos contextos teóricos e práticos. Para a realização do estudo, utilizamos uma abordagem de pesquisa de natureza qualitativa (Oliveira, 2008; Lüdke & André, 1986), cujo contexto foi uma turma do curso técnico subsequente ao nível médio, da rede federal de ensino, na cidade de Maceió-AL. A pesquisa é de cunho etnográfico (Chizzotti, 2008; Triviños, 1987) e de netnografia (Nogueira, Gomes e Soares, 2011; Amaral, Natal e Viana, 2008; Polivanov, 2013). Para a coleta de dados, foi realizado um trabalho de pesquisa colaborativa (Ibiapina, Bandeira, Araújo, 2016; Ferreira e Ibiapina, 2011; Ibiapina e Bandeira, 2016; Gasparotto, Menegassi, 2016) com a professora da turma. Nas análises realizadas, foi possível constatar que um trabalho de leitura e de produção de texto nas aulas de Língua Portuguesa, a partir do diálogo social dos estudantes, na perspectiva proposta, pode contribuir para minimizar lacunas linguístico-discursivas que os estudantes apresentam, ainda que se trate de sujeitos que concluíram a educação básica. Consideramos que essas lacunas podem ser minimizadas a partir de um trabalho docente que leve o diálogo social para a sala de aula em articulação com a tríade enunciado-acontecimento-tema (Zozzoli, 2012; 2016) para o desenvolvimento de uma formação responsiva, uma vez que esse trabalho amplia as condições de uso da língua na esfera discursiva.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.