00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA ENSINO A DISTÂNCIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16604
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O processo de escolarização para mulheres da EJA em uma escola pública de Maceió: realidades e expectativas
Autor(es): Monte, Maria das Dores Oliveira do
Santos, Quitéria Nascimento dos
Primeiro Orientador: Cavalcante, Valéria Campos
metadata.dc.contributor.referee1: Morais, Erica Renata Vilela de
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Ana Karla Loureiro
Resumo: Este estudo visa analisar narrativas de mulheres que frequentam a EJAI da Escola Estadual Dr. Pompeu Sarmento, na cidade de Maceió/AL, tendo como foco as expectativas do processo de escolarização e suas aspirações referentes ao retorno ao processo de escolarização, considerando suas expectativas, sonhos e contexto de vida. O interesse pela pesquisa surgiu durante o período de Estágio Supervisionado IV - CEDU/UFAL, no qual observamos o ensino/aprendizagem de estudantes do primeiro e segundo segmento da EJAI na referida escola. Para realização da base teórica da presente pesquisa, que tem como foco as narrativas das mulheres da EJAI foram realizadas, primeiramente, uma revisão de literatura, tendo como base pesquisadores como: Moura (2007); Freire (1996, 2012); Cavalcante; Freitas (2021); Freitas (2021); Pimenta (2010), entre outros. Posteriormente, realizaram-se sessões-conversa com as mulheres da EJAI, a fim de coletar suas narrativas referente ao processo de escolarização: saída e retorno à escola e expectativas. Os objetivos da pesquisa centram-se na investigação, compreensão e reflexão acerca das realidades, vivências e expectativas das estudantes da EJAI sobre as idas e vindas à escola. Os resultados das análises realizadas na pesquisa apontam que as expectativas das mulheres pesquisadas em relação ao retorno à escola estão no contexto da realização de um sonho, que implica em independência, melhores condições de trabalho, empoderamento, autonomia e conscientização sobre o seu estar no mundo.
Abstract: This study aims to analyze the narratives of women attending the Youth and Adult Education Program (EJAI) at Dr. Pompeu Sarmento State School, located in Maceió, Alagoas. The focus lies on their expectations regarding the schooling process and their aspirations related to returning to formal education, taking into account their dreams, life context, and personal goals. The interest in this research emerged during the Supervised Internship IV at CEDU/UFAL, during which we observed the teaching and learning processes of students enrolled in the first and second segments of the EJAI program at the mentioned school. The theoretical framework of this study was built through a literature review based on scholars such as Moura (2007); Freire (1996, 2012); Cavalcante & Freitas (2021); Freitas (2021); and Pimenta (2010), among others. Subsequently, “conversation sessions” were conducted with the EJAI participants to collect their narratives regarding the schooling process, including both the reasons for dropping out and returning, as well as their expectations. The main objectives of this research are to investigate, understand, and reflect on the realities, experiences, and expectations of EJAI students concerning their educational trajectories. The findings indicate that the women’s expectations about returning to school are strongly linked to the pursuit of a long-held dream, which encompasses aspirations for independence, improved job opportunities, empowerment, autonomy, and a heightened awareness of their place in the world.
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos (EJA)
Mulheres da EJA
Alfabetização
Acesso escolar
Youth and adult education
Women in EJAI
Literacy
Education access
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia Ensino a Distância - Licenciatura
Citação: MONTE, Maria das Dores Oliveira do; SANTOS, Quitéria Nascimento dos. O processo de escolarização para mulheres da EJA em uma escola pública de Maceió: realidades e expectativas. 2025. 26 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia à Distância) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2025.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16604
Data do documento: 11-mar-2025
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA ENSINO A DISTÂNCIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O processo de escolarizacao para mulheres da EJA em uma escola publica de maceio - realidades e expectativas.pdf515.92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.