Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16603
Tipo: | Especialização |
Título: | Impasses no cotidiano do ensino de matemática: os possíveis fatores que podem afetar os estudantes na aprendizagem da matemática |
Autor(es): | Farias, Joás da Silva |
Primeiro Orientador: | Santos, Janayna Paula Lima de Souza |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Pereira Filho, Adalberto Duarte |
metadata.dc.contributor.referee1: | Correia, Nickson Deyvis da Silva |
metadata.dc.contributor.referee2: | Santos, Valci Melo Silva dos |
Resumo: | O presente artigo visa a oferecer apoio aos professores em busca de conhecimento e de reconhecimento dos impasses encontrados para o ensino da matemática e as dificuldades, ou transtornos específicos, dos alunos no processo da aprendizagem da matemática. Como metodologia, utilizamos da pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo. Ao longo do trabalho, discorremos as ideias e definições de ansiedade matemática, autoimagem, dificuldade de aprendizagem e distúrbio ou transtorno de aprendizagem. Nos últimos itens foram identificados e “classificadas” as dificuldades na esfera biopsicossocial, demonstrando cada particularidade, ou seja, as dificuldades na esfera bio, psico e social. Este artigo foi embasado em Kosc (1974), Almeida e Trevisan (2017), Avila (2018), Bastos (2016), Demo (1996), Dante (2005), Campos (2022) entre outros. Como resultado, buscamos possíveis e aplicáveis soluções para superar as barreiras postas, ou construídas, na vida dos alunos com dificuldade em matemática. Trabalhar a autoimagem do aluno, trabalhar com outros profissionais a ansiedade com a matemática e o uso de materiais manipuláveis para tornar-se um conceito ou ideia matemática que seja abstrata em algo concreto e que está no cotidiano do aluno, estas foram as intervenções trabalhadas neste artigo. Fica claro que o objetivo não é esgotar o tema ou as possíveis soluções, mas sim, ser um apoio tanto para o professor, quanto para o aluno. |
Palavras-chave: | Discalculia Ensino de matemática Matemática - Estudo e ensino Dificuldade de aprendizagem |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Especialização em Educação Especial e Inclusiva na Perspectiva Transdisciplinar |
Citação: | FARIAS, Joás da Silva. Impasses no cotidiano do ensino de matemática: os possíveis fatores que podem afetar os estudantes na aprendizagem da matemática. 2025. 28 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Estratégias Didáticas na Educação Básica com uso das Tecnologias de Informação e Comunicação ) – Centro de Educação, Curso de Especialização “Lato Sensu” em Educação Especial e Inclusiva na Perspectiva Transdisciplinar, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16603 |
Data do documento: | 19-out-2024 |
Aparece nas coleções: | ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA NA PERPECTIVA TRANSDICIPLINAR - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Impasses no cotidiano do ensino de matemática_os possíveis fatores que podem afetar os estudantes na aprendizagem da matemática.pdf | Impasses no cotidiano do ensino de matemática: os possíveis fatores que podem afetar os estudantes na aprendizagem da matemática | 341.14 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.