Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16598
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Mercado, Luis Paulo Leopoldo | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5780536667755396 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Santos, Weider Alberto Costa | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8737821765668655 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Moura, Esmeralda Cardoso de Melo | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8613033349738758 | pt_BR |
dc.creator | Pinto, Charridy Max Fontes | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4139562888411167 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-07-23T13:37:22Z | - |
dc.date.available | 2025-07-23 | - |
dc.date.available | 2025-07-23T13:37:22Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-19 | - |
dc.identifier.citation | PINTO, Charridy Max Fontes. Processo de inclusão no Ifal/Campus Maceió: relato de experiência da criação de protocolo de atendimento para alunos com deficiência. 2025. 17 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Estratégias Didáticas na Educação Básica com uso das Tecnologias de Informação e Comunicação ) – Centro de Educação, Curso de Especialização “Lato Sensu” em Educação Especial e Inclusiva na Perspectiva Transdisciplinar, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16598 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Especialização em Educação Especial e Inclusiva na Perspectiva Transdisciplinar | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Inclusão - Aluno com deficiência | pt_BR |
dc.subject | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas | pt_BR |
dc.subject | Protocolo de atendimento | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL | pt_BR |
dc.title | Processo de inclusão no Ifal/Campus Maceió: relato de experiência da criação de protocolo de atendimento para alunos com deficiência | pt_BR |
dc.type | Especialização | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho, de caráter de relato de experiência, visa expor o protocolo de atendimento aos alunos com deficiência que ingressam no Instituto Federal de Alagoas (IFAL)/campus Maceió, como forma de se ter uma melhor receptividade a esses alunos e suas famílias. Visa criar um rito de atendimento, além de dinamizar a acolhida ao aluno e estabelecer um fluxograma de suporte que acompanhe o aluno durante a sua passagem pelo campus garantindo o seu ingresso, a sua permanência e o seu êxito. O protocolo proposto, além de dar segurança, assegura a instauração de uma rede de proteção ao aluno com deficiência articulando setores da pedagogia, da psicologia e da assistência social dentre outros como forma de diminuir a evasão/desistência desses alunos que em sua grande maioria vem de famílias de vulnerabilidade social. A metodologia adotada envolveu relato de experiência na qual se observa a relação direta do mundo real e o sujeito. Os resultados apontam que o protocolo de atendimento preveniu a ações de intervenção para o fracasso e diagnosticou com antecedência empreendimentos didático-pedagógicos personalizados ao aluno com deficiência aumentando o quantitativo de alunos aprovados para o ano seguinte. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA NA PERPECTIVA TRANSDICIPLINAR - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Processo de inclusão no Ifal/Campus Maceió: relato de experiência da criação de protocolo de atendimento para alunos com deficiência.pdf | Processo de inclusão no Ifal/Campus Maceió: relato de experiência da criação de protocolo de atendimento para alunos com deficiência | 589.46 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.