00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO MONOGRAFIAS DE ESPECIALIZAÇÃO (LATO SENSU) - CEDU ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA NA PERPECTIVA TRANSDICIPLINAR - CEDU
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Mercado, Luis Paulo Leopoldo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5780536667755396pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Weider Alberto Costa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8737821765668655pt_BR
dc.contributor.referee2Moura, Esmeralda Cardoso de Melo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8613033349738758pt_BR
dc.creatorPinto, Charridy Max Fontes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4139562888411167pt_BR
dc.date.accessioned2025-07-23T13:37:22Z-
dc.date.available2025-07-23-
dc.date.available2025-07-23T13:37:22Z-
dc.date.issued2024-10-19-
dc.identifier.citationPINTO, Charridy Max Fontes. Processo de inclusão no Ifal/Campus Maceió: relato de experiência da criação de protocolo de atendimento para alunos com deficiência. 2025. 17 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Estratégias Didáticas na Educação Básica com uso das Tecnologias de Informação e Comunicação ) – Centro de Educação, Curso de Especialização “Lato Sensu” em Educação Especial e Inclusiva na Perspectiva Transdisciplinar, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16598-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Especialização em Educação Especial e Inclusiva na Perspectiva Transdisciplinarpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInclusão - Aluno com deficiênciapt_BR
dc.subjectInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoaspt_BR
dc.subjectProtocolo de atendimentopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
dc.titleProcesso de inclusão no Ifal/Campus Maceió: relato de experiência da criação de protocolo de atendimento para alunos com deficiênciapt_BR
dc.typeEspecializaçãopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho, de caráter de relato de experiência, visa expor o protocolo de atendimento aos alunos com deficiência que ingressam no Instituto Federal de Alagoas (IFAL)/campus Maceió, como forma de se ter uma melhor receptividade a esses alunos e suas famílias. Visa criar um rito de atendimento, além de dinamizar a acolhida ao aluno e estabelecer um fluxograma de suporte que acompanhe o aluno durante a sua passagem pelo campus garantindo o seu ingresso, a sua permanência e o seu êxito. O protocolo proposto, além de dar segurança, assegura a instauração de uma rede de proteção ao aluno com deficiência articulando setores da pedagogia, da psicologia e da assistência social dentre outros como forma de diminuir a evasão/desistência desses alunos que em sua grande maioria vem de famílias de vulnerabilidade social. A metodologia adotada envolveu relato de experiência na qual se observa a relação direta do mundo real e o sujeito. Os resultados apontam que o protocolo de atendimento preveniu a ações de intervenção para o fracasso e diagnosticou com antecedência empreendimentos didático-pedagógicos personalizados ao aluno com deficiência aumentando o quantitativo de alunos aprovados para o ano seguinte.pt_BR
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