00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IGDEMA - INSTITUTO DE GEOGRAFIA, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IGDEMA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - GEOGRAFIA - IGDEMA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16597
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Um olhar geográfico sobre bullying em escolas: entre o lugar e o não-lugar no cotidiano escolar
Autor(es): Santos, Thales Rodrigues
Primeiro Orientador: Martins, Geraldo Inácio
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Gilcileide Rodrigues da
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Simone Affonso da
Resumo: Bullying é sempre uma violência motivada, intencional, cujas causas e consequências são muitas. Ele causa impacto psicológico e emocional às vítimas e, quando ocorre no ambiente escolar, pode também ter consequências negativas sobre o desenvolvimento da aprendizagem. Embora tal prática aconteça em muitos ambientes, o espaço escolar é um dos mais característicos quando refletimos sobre esse tema. Por isso, este trabalho explora a relação entre bullying, lugar e a produção do não-lugar, abordando, portanto, como a escola pode tornar-se um espaço de alienação para certos grupos de alunos. A metodologia empregada recorre a métodos qualitativos, como análises dos dados do Relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), além de dados colhidos em estudos acadêmicos e portais de notícias. Além disso, analisamos a Lei n.º 13.185/2015, que institui o Programa de Combate à Intimidação Sistemática (Bullying), e a Lei n.º 14.811/2024, que inclui o crime de bullying no Código Penal brasileiro. Este estudo argumenta, ao final, que a configuração espacial da escola, bem como as práticas sociais que nela se desenrolam, pode contribuir tanto para a formação do lugar — um espaço de vínculo efetivo — como também de um não-lugar, um espaço de estranhamento. A diferença está no tipo de relação que permeia o espaço escolar, que pode tanto ser saudável quanto violenta. Por isso, pensar as dinâmicas de apropriação do espaço escolar é fundamental para entendermos os processos sociais subjacentes e também criar medidas de intervenção para prevenir e combater as práticas de bullying e evitar que a escolas torne um não-lugar.
Abstract: Bullying is always motivated, intentional violence, with many causes and consequences. It causes psychological and emotional impact on victims and, when it occurs in the school environment, it can also have negative consequences on learning development. Although this practice occurs in many environments, the school environment is one of the most characteristic when we reflect on this topic. Therefore, this work explores the relationship between bullying, place and the production of non-place, addressing, therefore, how the school can become a space of alienation for certain groups of students. The methodology used uses qualitative methods, such as analysis of data from the Report of the Organization for Economic Cooperation and Development (OECD), as well as data collected from academic studies and news portals. In addition, we analyze Law No. 13,185/2015, which institutes the Program to Combat Systematic Intimidation (Bullying), and Law No. 14,811/2024, which includes the crime of bullying in the Brazilian Penal Code. This study argues, in the end, that the spatial configuration of the school, as well as the social practices that unfold within it, can contribute to the formation of both a place — a space of effective bonding — and a non-place, a space of estrangement. The difference lies in the type of relationship that permeates the school space, which can be both healthy and violent. Therefore, thinking about the dynamics of appropriation of the school space is essential to understanding the underlying social processes and also creating intervention measures to prevent and combat bullying practices and prevent the school from becoming a non-place.
Palavras-chave: Bullying
Assédio na escola
Escola – Um olhar geográfico
Harassment at school
School – A geographical look
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Geografia - Licenciatura
Citação: SANTOS, Thales Rodrigues. Um olhar geográfico sobre bullying em escolas: entre o lugar e o não-lugar no cotidiano escolar. 2025. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16597
Data do documento: 29-nov-2024
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - GEOGRAFIA - IGDEMA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Um olhar geográfico sobre bullying em escolas: entre o lugar e o não-lugar no cotidiano escolar.pdf1.26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.