Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16593
Tipo: | Dissertação |
Título: | Necessidades linguísticas em língua espanhola na formação dos guias de turismo regional da cidade de Aracaju |
Título(s) alternativo(s): | Necesidades lingüísticas en lengua española en la formación de los guías turísticos regional de la ciudad de Aracaju |
Autor(es): | Sampaio Júnior, Frederico Chaves |
Primeiro Orientador: | Oliveira Jr, Miguel |
metadata.dc.contributor.referee1: | Faria, Núbia Rabelo Bakker |
metadata.dc.contributor.referee2: | Santana, Givaldo Melo de |
Resumo: | O ensino de línguas estrangeiras adaptado às necessidades reais da comunicação profissional na sociedade da informação e do conhecimento torna-se essencial à área de turismo, sobretudo na formação de Técnicos em guia de turismo. O levantamento das necessidades linguísticas em Língua Espanhola para fins Específicos na área do turismo serve de base de orientação para a elaboração do programa das disciplinas de Língua espanhola dos cursos de guia de turismo regional da cidade de Aracaju-SE. Objetiva-se com este trabalho analisar as necessidades linguísticas em Língua Espanhola para formatar uma proposta de currículo da disciplina de língua espanhola nos cursos de guias de turismo regional da cidade de Aracaju-SE. Utilizou-se a pesquisa bibliográfica na área do Ensino de espanhol para fins específicos na subárea turismo, e de campo sobre as necessidades linguísticas em língua espanhola dos guias de turismo regional da cidade de Aracaju-SE. Estas necessidades estão relacionadas ao tipo de discurso, ao léxico, à gramática, à pragmática, às questões socioculturais e metodológicas. A coleta de dados foi feita através de duas gravações em vídeo da prática laboral em espanhol de um guia e, em seguida foi realizada a transcrição do guiamento. Como resultado dessa análise, encontramos (i) a predominâcia do discurso descritivo; (ii) a complexidade do léxico do turismo e de áreas correlatas; (iii) o pragmatismo no uso formal e informal do idioma; (iv) a diversidade de temas socioculturais e (v) a defesa de uma pluralidade metodológica, porém com uma inclinação ao enfoque comunicativo. |
Abstract: | The teaching of foreign language adapted to real necessities of professional communication in the knowledge and information society become essential for the tourism area especially, in the training to technician in tourism guide. The survey of these necessities serves like base of orientation for the production of the program of the Spanish Language subjects of the tourism guide courses of the Aracaju city. The object in this work is to analyse the linguistic necessities for Spanish Language to format a proposal of curriculum of the Spanish subject in the regional tourism guide courses of the Aracaju city. It was used a bibliographic research in the learning area of Spanish for Specific Purposes for the tourism and, in a field research about linguistics necessities for Spanish Language of the Regional Tourism Guides of the Aracaju city. These necessities are related to kind of speech, lexicon, grammar and methodological, social and cultural questions. The collection of information was done with two records in video of the laborious practice in Spanish of an guide and, then was realized the transcription of the speech guide. As a result of this analysis, we found out (i) the predominance of descriptive speech; (ii) the complexity of tourism lexicon and correlative areas; (iii) the pragmatism in formal and informal use of language; (iv) the diversity of sociocultural themes and (v) the defence of a methodological plurality, however, with one preference to communicative approach. La enseñanza de lenguas extranjeras adaptadas a las necesidades reales de la comunicación profesional en la sociedad de la información y conocimiento se convierte esencial al área de turismo, sobre todo en la formación en Técnicos en guía turístico. La identificación de lãs necesidades lingüísticas en Lengua Española para Fines Específicos en el área del Turismo sirve de base de orientación para la elaboración del programa de las asignaturas de lengua española de los cursos de guía turístico de la ciudad de Aracaju-SE. Se objetiva con este trabajo analizar las necesidades lingüísticas en Lengua Española para formatar una propuesta de currículo de la disciplina de lengua española en los cursos de guía turístico regional de La ciudad de Aracaju-SE. Se utilizó la pesquisa bibliográfica en el área de la Enseñanza de Español para Fines Específicos en el sector de turismo, y de campo sobre las necesidades lingüísticas en Lengua Española de los guías turísticos regional de la ciudad de Aracaju-SE. Estas necesidades están relacionadas al tipo de discurso, al léxico, a la gramática, a La pragmática, a las cuestiones socioculturales y metodológicas. La recaudación de los datos fue hecha a través de dos grabaciones en vídeo de la práctica laboral en español de un guía y, a continuación fue realizada la transcripción de la oratoria del guía. Como resultado de esse análisis, encontramos (i) la predominacia del discurso descriptivo; (ii) la complejidad del léxico del turismo y de áreas correlatas; (iii) el pragmatismo en el uso formal e informal Del idioma; (iv) la diversidad de temas socioculturales y (v) la defensa de una pluralidad metodológica, sin embargo, con una inclinación al enfoque comunicativo. |
Palavras-chave: | Língua espanhola – Estudo e ensino Necessidades linguísticas Guias de turismo – Formação Turismo – Aracaju Lengua española – Estudio y enseñanza Necesidades lingüísticas Guías turísticos – Formación Spanish Language – Study and Teaching Language needs Tour Guides – Training Tourism – Aracaju |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística |
Citação: | SAMPAIO JUNIOR, Frederico Chaves. Necessidades linguísticas em língua espanhola na formação dos guias de turismo regional da cidade de Aracaju. 2025. 128 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2012. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16593 |
Data do documento: | 8-jun-2012 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Necessidades linguísticas em língua espanhola na formação dos guias de turismo regional da cidade de Aracaju.pdf | 725.08 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.