00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAU - FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FAU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - DESIGN - FAU
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Araújo, Layane Nascimento de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7385950163464096pt_BR
dc.contributor.referee1França, Giulia Francesca Carvalho Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3471962158008473pt_BR
dc.contributor.referee2Araújo, Janaina Freitas Silva de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3393149118658302pt_BR
dc.creatorLopes, Lady Thallycia dos Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5015100150213606pt_BR
dc.date.accessioned2025-07-10T17:50:31Z-
dc.date.available2025-07-10-
dc.date.available2025-07-10T17:50:31Z-
dc.date.issued2024-11-28-
dc.identifier.citationLOPES, Lady Thallycia dos Santos. Análise comparativa dos filmes Blade Runner e Blade Runner 2049: um estudo do design de produção. 2025. 145 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16551-
dc.description.abstractThis study aims to carry out a comparative and descriptive analysis on the presence of production design in the scenographic construction of the films ‘Blade Runner’ (1982), directed by Ridley Scott, and ‘Blade Runner 2049’ (2017), directed by Denis Villeneuve. Both works belong to the cyberpunk subgenre of science fiction and portray a futuristic Los Angeles. The work highlights the importance of production design in cinematographic construction, examining internal and external settings of both films. The analysis of the settings was carried out based on Mendes' Still Image Analysis methodology (2019), addressing aspects such as lighting, furniture and textures of walls, floors and ceilings of the environments. The research was structured according to the Double Diamond methodology (2016), dividing the study into phases. Initially, a bibliographic and cinematographic research was carried out on the works, seeking to identify the references used by the directors in both design and cinema. With this information in hand, the protagonists' apartments and two external streets were analyzed, allowing for a comparison of the differences in production design, considering the thirty years that separate the two productions. As a result, it was mainly observed that the future imagined in 1982 was maximalist, full of elements and disorder, while the future visualized in 2017 presented a more minimalist and clean aspect. The analysis, supported by design methodological tools, demonstrated the importance of production design in cinematic narrative, highlighting how it contributes to the construction and development of the story.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Design - Bachareladopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesign de produçãopt_BR
dc.subjectCinema - Cenografia e cenáriospt_BR
dc.subjectCyberpunkpt_BR
dc.subjectBlade Runner (Filme)pt_BR
dc.subjectProduction designpt_BR
dc.subjectScenographypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL::DESENHO DE PRODUTOpt_BR
dc.titleAnálise comparativa dos filmes Blade Runner e Blade Runner 2049: um estudo do design de produçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem como objetivo realizar uma análise comparativa e descritiva sobre a presença do design de produção na construção cenográfica dos filmes ‘Blade Runner’ (1982), dirigido por Ridley Scott, e ‘Blade Runner 2049’ (2017), dirigido por Denis Villeneuve. Ambas as obras pertencem ao subgênero cyberpunk da ficção científica e retratam uma Los Angeles futurista. O trabalho destaca a importância do design de produção na construção cinematográfica, examinando cenários internos e externos de ambos os filmes. A análise dos cenários foi realizada com base na metodologia de Análise de Imagens Fixas de Mendes (2019), abordando aspectos como iluminação, mobiliário e texturas de paredes, pisos e tetos dos ambientes. A pesquisa foi estruturada conforme a metodologia Duplo Diamante (2016), dividindo o estudo em fases. Inicialmente, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e cinematográfica sobre as obras, buscando identificar os referenciais utilizados pelos realizadores tanto no design quanto no cinema. Em posse dessas informações, procedeu-se à análise dos apartamentos dos protagonistas e de duas ruas externas, permitindo a comparação das diferenças no design de produção, considerando os trinta anos que separam as duas produções. Como resultado, observou-se principalmente que o futuro imaginado em 1982 era maximalista, repleto de elementos e desordem, enquanto o futuro visualizado em 2017 apresentava um aspecto mais minimalista e limpo. A análise, com o suporte das ferramentas metodológicas de design, demonstrou a importância do design de produção na narrativa cinematográfica, evidenciando como ele contribui para a construção e o desenvolvimento da história.pt_BR
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