Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16551
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Araújo, Layane Nascimento de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7385950163464096 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | França, Giulia Francesca Carvalho Oliveira | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3471962158008473 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Araújo, Janaina Freitas Silva de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3393149118658302 | pt_BR |
dc.creator | Lopes, Lady Thallycia dos Santos | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5015100150213606 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-07-10T17:50:31Z | - |
dc.date.available | 2025-07-10 | - |
dc.date.available | 2025-07-10T17:50:31Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-28 | - |
dc.identifier.citation | LOPES, Lady Thallycia dos Santos. Análise comparativa dos filmes Blade Runner e Blade Runner 2049: um estudo do design de produção. 2025. 145 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16551 | - |
dc.description.abstract | This study aims to carry out a comparative and descriptive analysis on the presence of production design in the scenographic construction of the films ‘Blade Runner’ (1982), directed by Ridley Scott, and ‘Blade Runner 2049’ (2017), directed by Denis Villeneuve. Both works belong to the cyberpunk subgenre of science fiction and portray a futuristic Los Angeles. The work highlights the importance of production design in cinematographic construction, examining internal and external settings of both films. The analysis of the settings was carried out based on Mendes' Still Image Analysis methodology (2019), addressing aspects such as lighting, furniture and textures of walls, floors and ceilings of the environments. The research was structured according to the Double Diamond methodology (2016), dividing the study into phases. Initially, a bibliographic and cinematographic research was carried out on the works, seeking to identify the references used by the directors in both design and cinema. With this information in hand, the protagonists' apartments and two external streets were analyzed, allowing for a comparison of the differences in production design, considering the thirty years that separate the two productions. As a result, it was mainly observed that the future imagined in 1982 was maximalist, full of elements and disorder, while the future visualized in 2017 presented a more minimalist and clean aspect. The analysis, supported by design methodological tools, demonstrated the importance of production design in cinematic narrative, highlighting how it contributes to the construction and development of the story. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Design - Bacharelado | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Design de produção | pt_BR |
dc.subject | Cinema - Cenografia e cenários | pt_BR |
dc.subject | Cyberpunk | pt_BR |
dc.subject | Blade Runner (Filme) | pt_BR |
dc.subject | Production design | pt_BR |
dc.subject | Scenography | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL::DESENHO DE PRODUTO | pt_BR |
dc.title | Análise comparativa dos filmes Blade Runner e Blade Runner 2049: um estudo do design de produção | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo tem como objetivo realizar uma análise comparativa e descritiva sobre a presença do design de produção na construção cenográfica dos filmes ‘Blade Runner’ (1982), dirigido por Ridley Scott, e ‘Blade Runner 2049’ (2017), dirigido por Denis Villeneuve. Ambas as obras pertencem ao subgênero cyberpunk da ficção científica e retratam uma Los Angeles futurista. O trabalho destaca a importância do design de produção na construção cinematográfica, examinando cenários internos e externos de ambos os filmes. A análise dos cenários foi realizada com base na metodologia de Análise de Imagens Fixas de Mendes (2019), abordando aspectos como iluminação, mobiliário e texturas de paredes, pisos e tetos dos ambientes. A pesquisa foi estruturada conforme a metodologia Duplo Diamante (2016), dividindo o estudo em fases. Inicialmente, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e cinematográfica sobre as obras, buscando identificar os referenciais utilizados pelos realizadores tanto no design quanto no cinema. Em posse dessas informações, procedeu-se à análise dos apartamentos dos protagonistas e de duas ruas externas, permitindo a comparação das diferenças no design de produção, considerando os trinta anos que separam as duas produções. Como resultado, observou-se principalmente que o futuro imaginado em 1982 era maximalista, repleto de elementos e desordem, enquanto o futuro visualizado em 2017 apresentava um aspecto mais minimalista e limpo. A análise, com o suporte das ferramentas metodológicas de design, demonstrou a importância do design de produção na narrativa cinematográfica, evidenciando como ele contribui para a construção e o desenvolvimento da história. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - DESIGN - FAU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Análise comparativa dos filmes Blade Runner e Blade Runner 2049_um estudo do design de produção.pdf | Análise comparativa dos filmes Blade Runner e Blade Runner 2049: um estudo do design de produção | 11.2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.