00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAU - FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FAU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - DESIGN - FAU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16549
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Araújo, Layane Nascimento de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7385950163464096pt_BR
dc.contributor.referee1Franca, Giulia Francesca Carvalho Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3471962158008473pt_BR
dc.contributor.referee2Araújo, Janaina Freitas Silva de-
dc.creatorSiqueira Júnior, Jaelson Gomes de-
dc.date.accessioned2025-07-10T17:44:35Z-
dc.date.available2025-07-10-
dc.date.available2025-07-10T17:44:35Z-
dc.date.issued2024-11-28-
dc.identifier.citationSIQUEIRA JÚNIOR, Jaelson Gomes de. A complexidade visual e o impacto emocional das ilustrações de Dungeons & Dragons: um estudo de design. 2025. 147 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16549-
dc.description.abstractAn analysis of the evolution of Dungeons & Dragons illustrations through Its editions demonstrates their significance in fostering user immersion. The research examines how these illustrations exhibit different levels of complexity (Facet Theory) through aspects like Visual Load, Detail, Color and Contrast, Composition, and Visual Narrative, following the guidelines of Mendes (2019). Gestalt principles support the analysis, while the circumplex model of emotions by Hekkert and Desmet (2007) is used to relate the technical characteristics observed in the illustrations with the emotions felt by the users. The research was guided using the Double Diamond methodology to formally structure the work, dividing it into phases and subphases; subsequently, forms and tools such as moodboards and personas were applied with the intention of discovering the average profile of RPG users/players and their preferences. Once in possession of this information, selections were applied to decide what type of illustration would be analyzed. The analysis was divided into ‘editions’ and ‘complexity’, and at the end of the analysis, illustration recommendations based on the emotions intended to be conveyed could be compiled into a table. The main results are: the public's preference for low complexity illustrations, followed by medium and finally high complexity, and also the frequency of emotions: awaiting, deferent, calm, for low complexity Illustrations; astonishment, eagerness, curiosity, for low, medium and high complexity; and irritation, disgust and alert, for the high complexity ones. The study then offers pertinent information to designers, illustrators and visual artists, assisting in the conception or analysis of RPG illustrations and demonstrating how Design acts as a link between visual characteristics and the emotions arising from them, providing recommendations that can be used as a foundation for the conception of RPG illustrations.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Design - Bachareladopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDungeons and Dragons (jogo)pt_BR
dc.subjectIlustraçõespt_BR
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectJogos de fantasiapt_BR
dc.subjectIllustrationspt_BR
dc.subjectEmotionspt_BR
dc.subjectRPGpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIALpt_BR
dc.titleA complexidade visual e o impacto emocional das ilustrações de Dungeons & Dragons: um estudo de designpt_BR
dc.title.alternativeThe visual complexity and emotional impact of Dungeons & Dragons illustrations: a design studypt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho analisa a evolução das ilustrações de Dungeons & Dragons ao longo de suas edições, demonstrando sua importância enquanto produto para com a imersão do usuário, com foco na observação e identificação de como as ilustrações demonstram diferentes níveis de complexidade, com base na Teoria das Facetas e na Metodologia de Análise de Imagens Fixas de Mendes (2019), levando em consideração diretrizes como: Carga visual, Detalhamento, Cor e contraste, Composição e Narrativa visual das ilustrações. Princípios Gestálticos dão suporte à análise, enquanto o modelo circumplexo das emoções de Hekkert e Desmet (2007) é usado para relacionar as características técnicas observadas nas ilustrações com as emoções sentidas pelos usuários. A pesquisa foi balizada utilizando-se da metodologia Duplo Diamante para estruturação formal do trabalho, dividindo-o em fases e subfases; posteriormente, formulários e ferramentas como moodboard e personas foram aplicadas com a intenção de descobrir o perfil médio dos usuários/jogadores de RPGs e suas predileções. Uma vez em posse de tais informações, recortes foram aplicados para decidir qual tipo de ilustração seriam analisadas. A análise foi dividida por ‘edições’ e ‘complexidade’, onde ao final da mesma, pôde-se compilar em um quadro recomendações de ilustração com base nas emoções que se têm a intenção de passar. Como principais resultados, têm-se: a predileção do público por ilustrações de baixa complexidade, seguidas pelas de média e por fim alta complexidade, e também a assiduidade das emoções identificadas de expectativa, atenção, calma, para ilustrações de baixa complexidade; espanto, ansiedade, curiosidade, para ilustrações de baixa, média e alta complexidade; e irritação, desgosto e alerta, para as de alta complexidade. O estudo então oferece informações pertinentes a designers, ilustradores e artistas visuais, demonstrando como o Design atua como elo entre as características visuais e as emoções advindas das mesmas, fornecendo recomendações que podem ser utilizadas como base para a concepção de ilustrações de RPGs.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - DESIGN - FAU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A complexidade visual e o impacto emocional das ilustrações de Dungeons & Dragons_um estudo de design.pdfA complexidade visual e o impacto emocional das ilustrações de Dungeons & Dragons: um estudo de design93.27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.