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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16545
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Autolesão não suicida como processo comunicativo e estético |
Autor(es): | Andrade, Lara Bianca Reis de |
Primeiro Orientador: | Silva, Nadja Maria Vieira da |
metadata.dc.contributor.referee1: | Ribeiro, Maria Auxiliadora Teixeira |
Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso (TCC) consiste em um recorte das atividades vinculadas ao meu plano de atividade na iniciação científica, que integrou a pesquisa IMPLICAÇÕES HISTORIOGRÁFICAS NAS NARRATIVAS MIDIÁTICAS ATUAIS SOBRE PRÁTICAS DE AUTOMUTILAÇÃO. Justificamos esta pesquisa por um interesse público crescente por informações sobre a relação entre autolesão não suicida e o uso das redes sociais por jovens, considerando seu potencial para benefício e/ou prejuízo. Subjacente a esse interesse está a observação de que jovens com histórico de autolesão não suicida têm preferido essas mídias para fins de atribuição de sentido às próprias práticas, como alternativa à busca por serviços de saúde. Relativo ao recorte que apresento neste TCC, as informações foram construídas em duas etapas: a) levantamento de postagens contendo as palavras-chave: autolesão, rede social e Twitter, durante os meses de dezembro/2021 e fevereiro/2022; b) uma análise narrativa, na qual discutimos a configuração emergente de dois perfis nas postagens: imerso em diários e normalização. Nos resultados, destacamos que na rede social Twitter, a autolesão não suicida foi expressa como ato estético. Além disso, observamos que há uma tensão entre discursos com foco na patologização e outros com foco na normalização. Avaliamos que essa tensão indica a relevância dos processos comunicativos na constituição, organização e expressão desse fenômeno caracterizado como autolesão não suicida. Com base nas informações produzidas na presente pesquisa, concluímos que a autolesão não suicida indicia uma inabilidade na construção do signo para conferir sentido às próprias experiências no mundo. Pressupõe-se nessa inabilidade, efeitos de uma interação complexa, que inclui aspectos de natureza biológica e cultural, mobilizada por experiências afetivas. |
Abstract: | This final course work (TCC) consists of a selection of activities linked to my activity plan in scientific initiation, which integrated the research HISTORIOGRAPHIC IMPLICATIONS IN CURRENT MEDIA NARRATIVES ABOUT SELF-HARM PRACTICES. We justify this research by the growing public interest in information about the relationship between non-suicidal self-harm and the use of social networks by young people, considering their potential for benefit and/or harm. Underlying this interest is the observation that young people with a history of non-suicidal self-harm have preferred these media for the purpose of attributing meaning to their own practices, as an alternative to seeking health services. Regarding the excerpt that I present in this TCC, the information was constructed in two stages: a) survey of posts containing the keywords: self-harm, social media, and Twitter, during the months of December/2021 and February/2022; b) a narrative analysis, in which we discuss the emerging onfiguration of two profiles in the posts: immersed in diaries and normalization. In the results, we highlight that on the social media Twitter, non-suicidal self-harm was expressed as an aesthetic act. In addition, we observed that there is a tension between discourses focused on pathologization and others focused on . normalization. We believe that this tension indicates the relevance of communicative processes in the constitution, organization, and expression of this phenomenon characterized as non-suicidal self-harm. Based on the information produced in this research, we conclude that non-suicidal self-harm indicates an inability to construct the sign to give meaning to one's own experiences in the world. This inability presupposes the effects of a complex interaction, which includes aspects of a biological and cultural nature, mobilized by affective experiences. |
Palavras-chave: | Autolesão Rede Social Narrativas Self-injury Social media Narratives |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Psicologia- Bacharelado |
Citação: | ANDRADE, Lara Bianca Reis de. Autolesão não suicida como processo comunicativo e estético. 2025. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) – Instituto de Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16545 |
Data do documento: | 3-dez-2024 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - PSICOLOGIA - IP |
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