00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FEAC - FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FEAC Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS ECONÔMICAS - FEAC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16504
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Edilson dos Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9314379911392966pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Anderson Moreira Aristides dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0335447705890131pt_BR
dc.contributor.referee2Amorim, Lucas Silva de-
dc.creatorXavier, Emerson Júnior de Souza-
dc.date.accessioned2025-07-08T20:40:59Z-
dc.date.available2025-07-08-
dc.date.available2025-07-08T20:40:59Z-
dc.date.issued2024-11-25-
dc.identifier.citationXAVIER, Emerson Júnior de Souza. Desempenho econômico das empresas líderes do setor varejistas no Brasil: uma análise empírica. 2025. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16504-
dc.description.abstractThe main objective of this work is to carry out an empirical analysis of the results and economic-financial performances of the largest Brazilian retail companies in the year 2023, but using data since 2018 as a reference. The Study focuses precisely on the institutional groups Carrefour, Assaí Atacadista, Magazine Luiza, Casas Bahia and Raia Drogasil, whose companies are well-known in the Brazilian retail market. The study was carried out based on relevant and representative data, such as valuation indicators, debt, profitability, economic performance, and profit. The analysis seeks to measure circumstances such as macroeconomic factors, effects of the COVID-19 pandemic, fluctuations in the inflation rate and changes in the behavioral model of the consumer market, which specifically reflected in the financial performance of these companies. The methodology used was predominantly quantitative. The survey of companies' financial data was captured through reports published by institutions and data websites with extreme relevance and credibility in the market, as well as references taken from books, magazines and renowned sources in the economic area. Furthermore, this study also seeks to identify the main challenges and how companies position themselves by adopting strategies to maintain their leadership and dominance in their segment, contributing to the stability and understanding of the Brazilian retail marketpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Ciências Econômicas - Bachareladopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEconomiapt_BR
dc.subjectLucrospt_BR
dc.subjectInflaçãopt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectEconomic-financial performancept_BR
dc.subjectValuation indicatorspt_BR
dc.subjectDebtpt_BR
dc.subjectProfitabilitypt_BR
dc.subjectProfitpt_BR
dc.subjectInflationpt_BR
dc.subjectConsumer behaviorpt_BR
dc.subjectFinancial reportspt_BR
dc.subjectBusiness strategiespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.titleDesempenho econômico das empresas líderes do setor varejistas no Brasil: uma análise empíricapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO objetivo principal desse trabalho é fazer uma análise empírica dos resultados e dos desempenhos econômico-financeiros das maiores empresas varejistas brasileiras no ano de 2023, mas tendo como referência os dados desde 2018. O Estudo foca precisamente nos grupos institucionais Carrefour, Assaí Atacadista, Magazine Luiza, Casas Bahia e Raia Drogasil, cujas empresas possuem notoriedade no mercado varejista brasileiro. O estudo foi realizado com base em dados relevantes e representativos, como os indicadores de valuation, endividamento, rentabilidade, desempenho econômico e lucro. A análise busca mensurar circunstâncias como fatores macroeconômicos, efeitos da pandemia de COVID-19, oscilações na taxa de inflação e as alternâncias no modelo comportamental do mercado consumidor, que refletiram especificamente no desempenho financeiro dessas empresas. A metodologia usada foi de característica predominante quantitativa. O levantamento dos dados financeiros das companhias, foram captados através de relatórios divulgados por instituição e por sites de dados com extrema relevância e credibilidade no mercado, além também de referências retiradas de livros, revistas e fontes renomadas na área econômica. Ademais, esse estudo também busca identificar quais são os principais desafios e como que as empresas se posicionam adotando estratégias para manter sua liderança e domínio em seu segmento, contribuindo para a estabilidade e compreensão do mercado varejista brasileiro.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS ECONÔMICAS - FEAC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Desempenho econômico das empresas líderes do setor varejistas no Brasil_uma análise empírica.pdfDesempenho econômico das empresas líderes do setor varejistas no Brasil: uma análise empírica878.57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.