Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16495
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O papel da inteligência artificial no apoio à prática docente: estudos de caso |
Título(s) alternativo(s): | The role of artificial intelligence in supporting teaching practice: case studies |
Autor(es): | Silva, Daniele Henrique da |
Primeiro Orientador: | Almeida, Guilherme Martins Alves de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Sampaio, David Vieira |
metadata.dc.contributor.referee2: | Nascimento, Elton Malta |
Resumo: | O presente trabalho tem como propósito analisar o papel da Inteligência Artificial (IA) na prática docente, destacando o ChatGPT como uma ferramenta inovadora que pode facilitar o trabalho dos professores de Física. A pesquisa investiga como os modelos de linguagem de IA podem ser aplicados para otimizar a elaboração de materiais didáticos, a organização de apostilas e planos de aula, e a criação e correção automatizada de avaliações. Através de simulações práticas, este trabalho demonstrará a eficácia do uso do ChatGPT em tarefas pedagógicas relacionadas ao conteúdo de Física 3, com ênfase no Eletromagnetismo e no Campo Magnético. Além disso, incluirá uma análise comparativa do tempo despendido pelos docentes em atividades com e sem a utilização da IA, bem como uma discussão sobre as limitações e desafios éticos associados ao seu uso na educação. Por fim, será apresentada uma proposta de capacitação docente em IA, visando preparar os educadores para integrar essas tecnologias em suas práticas. O objetivo final é contribuir para a modernização do ensino de Ciências e Física, promovendo uma formação docente que atenda às exigências do mundo contemporâneo. |
Abstract: | The purpose of this work is to analyze the role of Artificial Intelligence (AI) in teaching practices, highlighting ChatGPT as an innovative tool that can facilitate the work of Physics teachers. The research investigates how AI language models can be applied to optimize the preparation of teaching materials, the organization of handouts and lesson plans, and the automated creation and correction of assessments. Through practical simulations, this work will demonstrate the effectiveness of using ChatGPT in pedagogical tasks related to Physics 3 content, with an emphasis on Electromagnetism and Magnetic Fields. Additionally, it will include a comparative analysis of the time spent by teachers on activities with and without the use of AI, as well as a discussion on the limitations and ethical challenges associated with its use in education. Finally, a proposal for AI training for teachers will be presented, aiming to prepare educators to integrate these technologies into their practices. The ultimate goal is to contribute to the modernization of Science and Physics education, promoting a teacher training process that meets the demands of the contemporary world. |
Palavras-chave: | Física Inteligência artificial Prática de ensino ChatGPT Capacitação docente Avaliação automatizada Artificial intelligence Physics education Teacher training Automated assessment |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Física - Licenciatura |
Citação: | SILVA, Daniele Henrique da. O papel da inteligência artificial no apoio à prática docente: estudos de caso. 2025. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) – Instituto de Física, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16495 |
Data do documento: | 21-nov-2024 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - FÍSICA - IF |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O papel da inteligência artificial no apoio à prática docente_estudos de caso.pdf | O papel da inteligência artificial no apoio à prática docente: estudos de caso | 727.62 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.