00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FEAC - FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FEAC
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Miranda, Renato Luis Pinto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2967622725304029pt_BR
dc.contributor.referee1Chagas, Rosiane-
dc.contributor.referee2Kanikadan, Andréa Yumi Sugishita-
dc.contributor.referee3Souza, Ângela Cristina Rocha de-
dc.creatorDias, Bárbara Werner Barbosa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2479691066046097pt_BR
dc.date.accessioned2025-07-07T20:03:11Z-
dc.date.available2025-07-07-
dc.date.available2025-07-07T20:03:11Z-
dc.date.issued2024-10-03-
dc.identifier.citationDIAS, Bárbara Werner Barbosa. O desempenho do atendimento no INSS pós-transformação digital: estratégias para melhoria na prestação de serviços previdenciários via meu INSS. 2025. 164 f. Dissertação (mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional) – Faculdade de Economia. Administração e Contabilidade, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16487-
dc.description.abstractThis study aims to analyze how digital transformation impacts the performance of INSS services, identifying key challenges and areas for improvement, with the goal of proposing effective solutions based on a detailed diagnosis. Digital transformation affects service delivery and system access, highlighting the need to understand the implications of these changes on INSS performance from the users' perspective. The research is qualitative, descriptive, and exploratory, based on primary and secondary data. It involved creating an analysis model, literature review, document analysis, and structured questionnaire application, which aided in developing the diagnosis. Findings revealed insufficient support during this transition, forcing users to learn to navigate the systems independently. Based on the diagnosis, the study proposes improvements to the Meu INSS tool, guiding citizens on the proper functioning of systems, ensuring well-informed administrative processes, and increasing the likelihood of recognizing rights, ultimately improving INSS performance management.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesempenhopt_BR
dc.subjectTransformação digitalpt_BR
dc.subjectGoverno digitalpt_BR
dc.subjectPerformancept_BR
dc.subjectDigital transformationpt_BR
dc.subjectDigital governmentpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.titleO desempenho do atendimento no INSS pós-transformação digital: estratégias para melhoria na prestação de serviços previdenciários via meu INSSpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho busca, como finalidade, analisar como a transformação digital impacta o desempe nho no atendimento do INSS, identificando os principais desafios e pontos de melhoria, a fim de propor soluções eficazes com base em um diagnóstico detalhado. A transformação di gital impacta a prestação de serviços e o acesso aos sistemas, destacando a necessidade de se en tender as implicações dessas mudanças no desempenho do INSS sob a ótica dos usuários. O ob jetivo deste trabalho é analisar a influência da transformação digital no desempenho do atendi mento do INSS, e propor melhorias a partir da concepção de um diagnóstico, construído a partir da aplicação de questionários exploratórios, relatórios de auditorias realizadas pela Controlado ria Geral da União (CGU) e estudos anteriores sobre o tema. A pesquisa é qualitativa, descritiva e exploratória, fundamentada em dados primários e secundários. A metodologia envolveu a construção de um modelo de análise, revisão bibliográfica, análise documental, estudos anterio res e aplicação do questionário estruturado, que auxiliou na criação do diagnóstico. Como resul tados, observou-se a falta de suporte adequado durante essa transição, obrigando os usuários a aprenderem sozinhos a utilizar os sistemas. A partir da elaboração do diagnóstico, propõe-se a adoção de melhorias na ferramenta Meu INSS, guiando os cidadãos acerca do funcionamento adequado dos sistemas, buscando um processo administrativo previdenciário bem instruído e aumentando as chances do reconhecimento de direitos, refletindo diretamente nas concepções da gestão por desempenho do INSS.pt_BR
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