00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FEAC - FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FEAC Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS CONTÁBEIS - FEAC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16481
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Souza, Érica Xavier de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3768990937909522pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Márcia Maria Silva de-
dc.contributor.referee2Cavalcante, Paulo Sérgio-
dc.creatorMatos, Yudini Gercino Silva-
dc.date.accessioned2025-07-07T19:05:35Z-
dc.date.available2025-07-07-
dc.date.available2025-07-07T19:05:35Z-
dc.date.issued2024-11-25-
dc.identifier.citationMATOS, Yudini Gercino Silva. As motivações e dificuldades que os estudantes de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Alagoas possuem frente às disciplinas do setor público: um estudo realizado nos anos de 2023 e 2024. 2025. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16481-
dc.description.abstractThe aim of this study was to investigate the motivations and difficulties faced by students on the Accountancy course at the Federal University of Alagoas (UFAL) in relation to subjects in the public sector, as well as their views on certain situations. To achieve this objective, a descriptive survey was carried out, using a question and answer questionnaire for these students and collecting and analyzing the data. The research is relevant to understanding the obstacles that hinder learning and appreciation of subjects that include accounting applied to the public sector, as well as demonstrating which teaching methods attract and motivate students. The information obtained through the interpretation of the data showed that the participants in the survey have great difficulty in understanding the content of the public sector subjects and that they do not consider these to be their favorite subjects in the entire course. This is due to the excess of theory and little use of complementary activities. In addition, the motivation was the desire to enter the job market in accounting applied to the Public Sector and to take assessments that simulate this day-to-day life, in order to improve their appreciation of the area.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Ciências Contábeis - Bachareladopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCiências Contábeis - (AL)pt_BR
dc.subjectContabilidade - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectFormação profissionalpt_BR
dc.subjectMotivations and difficultiespt_BR
dc.subjectAccounting applied to the public sectorpt_BR
dc.subjectStudent opinionpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
dc.titleAs motivações e dificuldades que os estudantes de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Alagoas possuem frente às disciplinas do setor público: um estudo realizado nos anos de 2023 e 2024pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste estudo foi feito para investigar quais são as motivações e dificuldades dos discentes do curso de Ciências Contábeis, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) frente às disciplinas da área pública, bem como a ótica dos alunos em algumas situações. Para alcançar este objetivo, foi realizada uma pesquisa descritiva, utilizando um questionário de perguntas e respostas para estes discentes e realizando a coleta e análise dos dados. A pesquisa é relevante para compreender quais são os empecilhos que atrapalham no aprendizado e no apreço pelas disciplinas que englobam a contabilidade aplicada ao setor público, além de demonstrar quais métodos de ensino atraem e motivam os estudantes. As informações obtidas através da interpretação dos dados, evidenciou que os participantes da pesquisa possuem grande dificuldade em compreender os conteúdos das disciplinas da área pública e que não consideram estas, suas disciplinas favoritas de todo curso. Isso se deve devido ao excesso de teoria e pouco uso de atividades complementares. Ademais, notou-se como motivação, o desejo de ingressar no mercado de trabalho da contabilidade aplicada ao Setor Público e de avaliações que simulem este cotidiano, para melhorar o apreço pela área.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS CONTÁBEIS - FEAC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
As motivações e dificuldades que os estudantes de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Alagoas possuem frente às disciplinas do setor público_um estudo realizado nos anos de 2023 e 2024.pdfAs motivações e dificuldades que os estudantes de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Alagoas possuem frente às disciplinas do setor público: um estudo realizado nos anos de 2023 e 20241.24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.