00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FEAC - FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FEAC Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS CONTÁBEIS - FEAC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16464
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Souza, Erica Xavier de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3768990937909522pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Márcia Maria Silva de-
dc.contributor.referee2Cavalcante, Paulo Sérgio-
dc.creatorMoura Filho, Nilton de Araujo-
dc.date.accessioned2025-07-07T17:51:58Z-
dc.date.available2025-07-07-
dc.date.available2025-07-07T17:51:58Z-
dc.date.issued2024-11-25-
dc.identifier.citationMOURA FILHO, Nilton de Araujo. Estudo sobre a percepção dos estudantes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Alagoas em relação à ética profissional. 2025. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16464-
dc.description.abstractThis study investigates the perception of Accounting students at the Federal University of Alagoas (UFAL), AC Simões Campus, in 2023, regarding professional ethics. With the growing importance of ethics in the context of the accounting profession, the study seeks to understand how students, especially those from the 5th period onwards, perceive ethical conduct in the accounting field. Specific objectives include mapping ethical behaviors in the accounting profession, analyzing the curriculum structure of the course in line with guidelines proposed by the Ministry of Education (MEC), assessing students' perception of ethical conduct in the profession, and identifying students' views on the ethics discipline offered by UFAL. The methodology involved the administration of questionnaires and analysis of results, including the profile of respondents and their evaluations of the ethics discipline. From the analysis of the results, it was found that the majority of students, 56% (27), approved the methodology used. This finding provides significant insights into how students interpret ethics in accounting and suggests opportunities to enhance both ethical education and practice within the profession.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Ciências Contábeis - Bachareladopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectÉtica profissionalpt_BR
dc.subjectContabilidade - Éticapt_BR
dc.subjectProfissional contábil - Éticapt_BR
dc.subjectEthicspt_BR
dc.subjectAccountingpt_BR
dc.subjectStudentspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
dc.titleEstudo sobre a percepção dos estudantes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Alagoas em relação à ética profissionalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste estudo investiga a percepção dos discentes do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), no campus AC SIMÕES, em 2023, sobre a ética profissional. Com a crescente importância da ética no contexto da profissão contábil, o estudo busca compreender como os estudantes, especialmente aqueles do 5º período em diante, percebem a postura ética na área contábil. Os objetivos específicos incluem mapear os comportamentos éticos na profissão contábil, analisar a estrutura curricular do curso frente às diretrizes propostas pelo Ministério da Educação (MEC), verificar a percepção dos alunos sobre a postura ética na profissão e identificar a visão dos discentes em relação à disciplina de ética oferecida no curso de Ciências Contábeis da UFAL do Campus A. C. Simões. Quanto aos objetivos propostos, a pesquisa se enquadra como descritiva, com abordagem quantitativa e qualitativa na análise dos dados. Utilizou-se como instrumento para coleta dos dados um questionário que foi aplicado no formato online. Os resultados encontrados apontam que a maioria dos discentes 56% (27) aprovou a metodologia utilizada pelos docentes ao ministrarem as disciplinas voltadas para a ética profissional, o que oferece perspectivas significativas sobre a maneira como os estudantes interpretam a ética na contabilidade e indica oportunidades para aprimorar tanto o ensino quanto a prática ética dentro da profissão.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS CONTÁBEIS - FEAC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Estudo sobre a percepção dos estudantes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Alagoas em relação à ética profissional.pdfEstudo sobre a percepção dos estudantes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Alagoas em relação à ética profissional3.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.