Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16455
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Lima Filho, Antônio Passos | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8460284088121633 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Moura, Eriberto José Lessa de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0327956071003874 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Chalita, Marco Antônio | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6303727971662797 | pt_BR |
dc.creator | Santos, Mateus Rezende dos | - |
dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/9535998414482359 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-07-07T17:17:23Z | - |
dc.date.available | 2025-07-07 | - |
dc.date.available | 2025-07-07T17:17:23Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-13 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Mateus Rezende dos. Avaliação de conhecimentos dos graduandos de educação física em noções básicas de primeiros socorros. 2025. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Instituto de Educação Física e Esporte, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16455 | - |
dc.description.abstract | This study aims to evaluate the knowledge of undergraduate Physical Education students in basic notions of first aid. From this perspective, descriptive research with a quantitative and cross-sectional approach was carried out among students in the Physical Education course at the Institute of Physical Education and Sports of the Federal University of Alagoas who met the inclusion criteria. The data were collected through a questionnaire, together with the Free and Informed Consent Form, 38 students who met the pre-established criteria participated in the study, and from the analysis of the responses it is noted that the students of the course have general knowledge of acting in emergencies, however in specific procedural content there is some difficulty, making this clear, when asked in the questionnaire if they knew the clinical emergency number of Maceió, 16% said they did not know and 84% answered yes. In the subsequent question that brought several alternatives with the emergency number, 21% answered the wrong alternative, demonstrating the importance of knowledge in its conceptual, attitudinal, and procedural dimensions making the knowledge integral to the student. It was clear that students have basic knowledge that would not be sufficient in the event of an emergency, both in academic and professional settings, especially given their lack of experience in practical first aid measures during their educational journey. The inclusion of a discipline subject that addressed these contents was a highlight supported by the vast majority of the research participants. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Educação Física - Licenciatura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação física | pt_BR |
dc.subject | Licenciatura | pt_BR |
dc.subject | Primeiros socorros | pt_BR |
dc.subject | Aluno | pt_BR |
dc.subject | Physical education | pt_BR |
dc.subject | Bachelor's degree | pt_BR |
dc.subject | First aid | pt_BR |
dc.subject | Students | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | pt_BR |
dc.title | Avaliação de conhecimentos dos graduandos de educação física em noções básicas de primeiros socorros | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Esse estudo tem como objetivo avaliar o conhecimento dos graduandos de Educação Física Licenciatura em noções básicas de primeiros socorros. Nessa perspectiva, foi realizada uma pesquisa descritiva de abordagem quantitativa e corte transversal, entre os discentes do curso de Educação Física Licenciatura do Instituto de Educação Física e Esportes da Universidade Federal de Alagoas que atenderam aos critérios de inclusão. Os dados foram coletados por meio de questionário, junto com o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, participaram do estudo 38 discentes que atenderam aos critérios pré-estabelecidos, a partir da análise das respostas nota-se que os discentes do curso tem o conhecimento generalista do agir em urgência, entretanto em conteúdos específicos procedimental há certa dificuldade, tornando claro isso, quando indagados no questionário se sabiam o número de emergência clínico de Maceió, 16% disseram não saber e 84% responderam que sim, e na questão subsequente que trazia várias alternativas com número de socorro, 21% responderam a alternativa errada, demonstrando a importância assim, do conhecimento em suas dimensões conceitual, atitudinal e procedimental tornando o conhecimento integral ao aluno. Ficou claro que, os estudantes possuem noções básicas que não seriam suficientes em caso de emergência em âmbito tanto acadêmico quanto profissional, ainda mais na inexperiência em execuções práticas de medidas de primeiros socorros durante a jornada acadêmica, bem como a inclusão de uma disciplina que tratasse desses conteúdos foi um destaque apoiado pela grande maioria dos participantes da pesquisa. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Avaliação de conhecimentos dos graduandos de educação física em noções básicas de primeiros socorros.pdf | Avaliação de conhecimentos dos graduandos de educação física em noções básicas de primeiros socorros | 919.19 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.