00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IEFE - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IEFE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lima Filho, Antônio Passos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8460284088121633pt_BR
dc.contributor.referee1Moura, Eriberto José Lessa de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0327956071003874pt_BR
dc.contributor.referee2Chalita, Marco Antônio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6303727971662797pt_BR
dc.creatorSantos, Mateus Rezende dos-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/9535998414482359pt_BR
dc.date.accessioned2025-07-07T17:17:23Z-
dc.date.available2025-07-07-
dc.date.available2025-07-07T17:17:23Z-
dc.date.issued2024-11-13-
dc.identifier.citationSANTOS, Mateus Rezende dos. Avaliação de conhecimentos dos graduandos de educação física em noções básicas de primeiros socorros. 2025. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Instituto de Educação Física e Esporte, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16455-
dc.description.abstractThis study aims to evaluate the knowledge of undergraduate Physical Education students in basic notions of first aid. From this perspective, descriptive research with a quantitative and cross-sectional approach was carried out among students in the Physical Education course at the Institute of Physical Education and Sports of the Federal University of Alagoas who met the inclusion criteria. The data were collected through a questionnaire, together with the Free and Informed Consent Form, 38 students who met the pre-established criteria participated in the study, and from the analysis of the responses it is noted that the students of the course have general knowledge of acting in emergencies, however in specific procedural content there is some difficulty, making this clear, when asked in the questionnaire if they knew the clinical emergency number of Maceió, 16% said they did not know and 84% answered yes. In the subsequent question that brought several alternatives with the emergency number, 21% answered the wrong alternative, demonstrating the importance of knowledge in its conceptual, attitudinal, and procedural dimensions making the knowledge integral to the student. It was clear that students have basic knowledge that would not be sufficient in the event of an emergency, both in academic and professional settings, especially given their lack of experience in practical first aid measures during their educational journey. The inclusion of a discipline subject that addressed these contents was a highlight supported by the vast majority of the research participants.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Educação Física - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectLicenciaturapt_BR
dc.subjectPrimeiros socorrospt_BR
dc.subjectAlunopt_BR
dc.subjectPhysical educationpt_BR
dc.subjectBachelor's degreept_BR
dc.subjectFirst aidpt_BR
dc.subjectStudentspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.titleAvaliação de conhecimentos dos graduandos de educação física em noções básicas de primeiros socorrospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEsse estudo tem como objetivo avaliar o conhecimento dos graduandos de Educação Física Licenciatura em noções básicas de primeiros socorros. Nessa perspectiva, foi realizada uma pesquisa descritiva de abordagem quantitativa e corte transversal, entre os discentes do curso de Educação Física Licenciatura do Instituto de Educação Física e Esportes da Universidade Federal de Alagoas que atenderam aos critérios de inclusão. Os dados foram coletados por meio de questionário, junto com o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, participaram do estudo 38 discentes que atenderam aos critérios pré-estabelecidos, a partir da análise das respostas nota-se que os discentes do curso tem o conhecimento generalista do agir em urgência, entretanto em conteúdos específicos procedimental há certa dificuldade, tornando claro isso, quando indagados no questionário se sabiam o número de emergência clínico de Maceió, 16% disseram não saber e 84% responderam que sim, e na questão subsequente que trazia várias alternativas com número de socorro, 21% responderam a alternativa errada, demonstrando a importância assim, do conhecimento em suas dimensões conceitual, atitudinal e procedimental tornando o conhecimento integral ao aluno. Ficou claro que, os estudantes possuem noções básicas que não seriam suficientes em caso de emergência em âmbito tanto acadêmico quanto profissional, ainda mais na inexperiência em execuções práticas de medidas de primeiros socorros durante a jornada acadêmica, bem como a inclusão de uma disciplina que tratasse desses conteúdos foi um destaque apoiado pela grande maioria dos participantes da pesquisa.pt_BR
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