Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16445
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Relato de experiência do estágio supervisionado em regência no curso de licenciatura em Ciências Biológica: a importância para a formação do professor de ciências |
Autor(es): | Santos, Juliana Maria Almeida |
Primeiro Orientador: | Mota, Maria Danielle Araújo |
metadata.dc.contributor.referee1: | Rodrigues, Aleilson da Silva |
metadata.dc.contributor.referee2: | Santana, Ana Julia Soares |
Resumo: | O Estágio Supervisionado (ES) é um componente fundamental na formação inicial de professores, oferecendo aos futuros docentes a oportunidade de se prepararem para os desafios e responsabilidades da prática docente. Ademais, nos cursos de licenciatura, o ES permite que os discentes vivenciem a realidade escolar, aprofundem habilidades e conheçam o ambiente profissional futuro. Especificamente para a formação de professores de Ciências, o ES III permite aplicar conhecimentos teóricos em situações reais, desenvolver competências pedagógicas e didáticas, e promover a curiosidade científica e o pensamento crítico. Para os licenciandos em Ciências Biológicas, essa vivência prática é essencial para consolidar competências e experimentar metodologias de ensino que favoreçam a aprendizagem ativa. Este trabalho tem como objetivo analisar o ES como um espaço de reflexão sobre a docência e sua contribuição para a formação do professor de Ciências. Os objetivos específicos incluem: Evidenciar as colaborações do ES na formação da identidade dos docentes em formação, Analisar a relevância do ES III para a formação do professor de Ciências e Descrever as etapas do estágio e seus aprendizados. Este trabalho consiste em uma abordagem qualitativa do tipo relato de experiência, dividido em três etapas: observação, planejamento e regência. Os resultados obtidos por meio da observação possibilitaram reflexões durante a regência, especialmente sobre as metodologias e estratégias de ensino de empregadas. Como parte das estratégias de ensino e intervenção pedagógica, foi aplicada uma atividade utilizando o recurso didático Canva. Considerando os aspectos vivenciados, compreende que a profissão de professor de Ciência enfrenta diversos desafios. As experiências relatadas, somadas às reflexões realizadas ao longo do Estágio Supervisionado, podem contribuir significativamente para a formação de um bom professor. |
Abstract: | The Supervised Internship (SE) is a fundamental component of initial teacher training, offering future teachers the opportunity to prepare themselves for the challenges and responsibilities of teaching practice. Furthermore, in undergraduate courses, SE allows students to experience the school reality, deepen their skills and learn about the future professional environment. Specifically for the training of Science teachers, SE III allows students to apply theoretical knowledge in real situations, develop pedagogical and didactic skills, and promote scientific curiosity and critical thinking. For undergraduate students in Biological Sciences, this practical experience is essential to consolidate skills and experiment with teaching methodologies that favor active learning. This paper aims to analyze SE as a space for reflection on teaching and its contribution to the training of Science teachers. The specific objectives include: Evidencing the contributions of ES in the formation of the identity of teachers in training, Analyzing the relevance of ES III for the training of Science teachers, and Describing the stages of the internship and its learning. This work consists of a qualitative approach of the experience report type, divided into three stages: observation, planning, and teaching. The results obtained through observation allowed reflections during the teaching, especially on the methodologies and teaching strategies of employees. As part of the teaching strategies and pedagogical intervention, an activity using the Canva didactic resource was applied. Considering the aspects experienced, it is understood that the profession of Science teacher faces several challenges. The experiences reported, added to the reflections made throughout the Supervised Internship, can contribute significantly to the formation of a good teacher. |
Palavras-chave: | Estágio supervisionado Formação docente Professor de Ciências Relato de experiência de estágio Supervised internship Teacher training Science teacher Experience report |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura |
Citação: | SANTOS, Juliana Maria Almeida. Relato de experiência do estágio supervisionado em regência no curso de licenciatura em Ciências Biológica: a importância para a formação do professor de ciências. 2025. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16445 |
Data do documento: | 7-nov-2024 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Relato de experiência do estágio supervisionado em regência no curso de licenciatura em Ciências Biológica: a importância para a formação do professor de ciências.pdf | Relato de experiência do estágio supervisionado em regência no curso de licenciatura em Ciências Biológica: a importância para a formação do professor de ciências | 4.01 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.