00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICBS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICBS Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16430
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Guimarães, Priscila da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8231724438113470pt_BR
dc.contributor.referee1Rodrigues, Aleilson da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9092674301849862pt_BR
dc.contributor.referee2Rosa, Giana Raquel-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1306515457823044pt_BR
dc.creatorXavier, Daniel Mike Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7593534562086652pt_BR
dc.date.accessioned2025-06-25T18:07:36Z-
dc.date.available2025-06-25-
dc.date.available2025-06-25T18:07:36Z-
dc.date.issued2024-11-12-
dc.identifier.citationXAVIER, Daniel Mike Santos. Análise do tema “sistema cardiovascular” em livros didáticos de biologia. 2025. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16430-
dc.description.abstractThe present study critically analyzes the contents of the Cardiovascular System from textbooks used in high schools of the public education system in Maceió, as well as those provided by the National Textbook and Didactic Material Program (PNLD). As teaching materials widely used by teachers and students, the accuracy of the content is essential, raising the pertinent question: Are biology textbooks, specifically those covering the cardiovascular system, free from conceptual errors that could compromise the proper construction of scientific knowledge for students? To address this question, the following objective was established: to analyze the approach to the cardiovascular system in biology textbooks, aiming to understand variations in the presentation of concepts and identify potential conceptual errors. Three different textbooks intended for high school education and listed in the PNLD were analyzed. Five criteria were established for the analysis: the inclusion of content, conceptual errors, identification of essential content, proposed activities, coherence with the content, and observation of images. Results indicate that the textbooks exhibit both positive and negative aspects concerning the observed criteria, with shortcomings identified in one of the criteria. Although this study focused solely on the Cardiovascular System content, it can assist teachers in analyzing other subjects, as the criteria can be applied to various content areas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Ciências Biológicas - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLivro didático - Biologiapt_BR
dc.subjectPrograma Nacional do Livro e do Material Didático - 21pt_BR
dc.subjectBiologia (Ensino Médio)pt_BR
dc.subjectSistema cardiovascularpt_BR
dc.subjectTextbooks - Biologypt_BR
dc.subjectNational Book and Teaching Material Program - 21 (Brazil)pt_BR
dc.subjectBiology (High School)pt_BR
dc.subjectCardiovascular systempt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.titleAnálise do tema “sistema cardiovascular” em livros didáticos de biologiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho analisa criticamente os conteúdos de Sistema Cardiovascular de livros didáticos utilizados por escolas de ensino médio da rede pública de Maceió e também disponibilizados pelo Programa Nacional do Livro e Material Didático (PNLD). Por ser um material didático amplamente utilizado por professores e alunos, é imprescindível a precisão dos conteúdos nele abordados sendo pertinente o questionamento: Os livros didáticos de biologia, mais precisamente sobre o conteúdo de sistema cardiovascular, estão livres de equívocos conceituais que possam comprometer a construção devida do conhecimento científico aos estudantes? Para responder tal questão, foi traçado o seguinte objetivo: Analisar a abordagem do sistema cardiovascular em livros didáticos de Biologia para compreender variações na apresentação dos conceitos e identificar possíveis erros conceituais. Foram analisados três diferentes livros destinados ao ensino médio e listados no PNLD. Foi elaborado 5 critérios de análise, sendo eles: Conteúdo do sistema cardiovascular e contextualização, ênfase nos conteúdos explorados, propostas de atividades e coerência com o conteúdo, análise das atividades práticas, informações complementares. Os resultados indicam que os livros didáticos apresentam aspectos positivos e negativos com relação aos critérios observados, apresentando falhas em um dos critérios. Em adição, as ferramentas aqui utilizadas para análise do conteúdo sobre Sistema Cardiovascular, podem ajudar professores na análise de outros conteúdos, tendo em vista que os critérios podem ser adequados a outros conteúdos.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Análise do tema “sistema cardiovascular” em livros didáticos de biologia.pdfAnálise do tema “sistema cardiovascular” em livros didáticos de biologia5.45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.