00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - TEATRO - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16423
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Cavalcanti, Telma César-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7002368593868856pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Reginaldo dos Santos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6161254088185124pt_BR
dc.contributor.referee2Gianini, Marcelo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7288167787924464pt_BR
dc.creatorBrandão, Angélica Louise Araújo-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/7826361364902911pt_BR
dc.date.accessioned2025-06-25T14:47:18Z-
dc.date.available2025-06-18-
dc.date.available2025-06-25T14:47:18Z-
dc.date.issued2024-11-27-
dc.identifier.citationBRANDÃO, Angélica Louise Araújo. Preparação do ator a partir do guerreiro alagoano: um relato de experiência. 2025. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Teatro) - Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Curso de Teatro, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16423-
dc.description.abstractThis study investigates the potential of Guerreiro Alagoano as a preparation tool for actors, highlighting its relevance as a cultural manifestation rich in theatricality and popular knowledge. The study, based on qualitative and bibliographical approaches, explores the practices and elements of the Guerreiro, especially the war of swords, associating them with the development of stage presence and expressiveness based on the concepts of Grotowski, Stanislávski and Eugenio Barba. The practical experience gained, especially in preparing the cast for the short film Dois Verões, showed the effectiveness of these techniques in building characters and improving body and emotional skills. The ritual and symbolic characteristics of Guerreiro, combined with its artistic richness, provided the actors with a new approach to working on fundamental aspects of acting, such as readiness, focus, improvisation, counter-acting, organicity and relationship with space. It was found that the incorporation of methodologies from Brazilian popular culture not only strengthens cultural identity in theatre, but also offers innovative paths for theatrical practice. Thus, this study reaffirms the importance of valuing the cultural manifestations of Brazil's popular traditions as a source of inspiration and knowledge, enriching the field of the performing arts and contributing to the broadening of the actor's formative and expressive horizons.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Teatro - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAtores - Formaçãopt_BR
dc.subjectRepresentação teatralpt_BR
dc.subjectTeatro -Técnicapt_BR
dc.subjectGuerreiro Alagoano - Folguedos folclóricospt_BR
dc.subjectGuerra de Espadaspt_BR
dc.subjectActors - Trainingpt_BR
dc.subjectTheatrical representationpt_BR
dc.subjectTheater -Techniquept_BR
dc.subjectAlagoan Warrior - Folklore festivitiespt_BR
dc.subjectSword Warpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATROpt_BR
dc.titlePreparação do ator a partir do guerreiro alagoano: um relato de experiênciapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho investiga o potencial do Guerreiro Alagoano como ferramenta de preparação para atores, destacando sua relevância enquanto manifestação cultural rica em teatralidade e saberes populares. O estudo, fundamentado em abordagens qualitativas e bibliográficas, explora as práticas e elementos do Guerreiro, destacando a guerra de espadas, associando-os ao desenvolvimento da presença cênica e da expressividade a partir dos conceitos de Grotowski, Stanislávski e Eugenio Barba. A experiência prática vivenciada, especialmente na preparação do elenco do curta-metragem Dois Verões, evidenciou a eficácia dessas técnicas na construção de personagens e no aprimoramento de habilidades corporais e emocionais. As características rituais e simbólicas do Guerreiro, aliadas à sua riqueza artística, proporcionaram aos atores uma nova abordagem para trabalhar aspectos fundamentais da atuação, como prontidão, foco, improvisação, contracenação, organicidade e relação com o espaço. Constatou-se que a incorporação de metodologias advindas da cultura popular brasileira não apenas fortalece a identidade cultural no teatro, mas também oferece caminhos inovadores para a prática teatral. Assim, este estudo reafirma a importância de valorizar as manifestações culturais das tradições populares do Brasil como fonte de inspiração e conhecimento, enriquecendo o campo das artes cênicas e contribuindo para a ampliação dos horizontes formativos e expressivos do ator.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - TEATRO - ICHCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Preparação do ator a partir do guerreiro alagoano: um relato de experiência.pdfPreparação do ator a partir do guerreiro alagoano: um relato de experiência6.64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.