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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16420
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Análise do conhecimento e abordagem pedagógica sobre a teoria da evolução de estudantes concludentes do Ensino médio e professores em Maceió-Alagoas |
Autor(es): | Santos, João Vinicius Costa da Silva |
Primeiro Orientador: | Mendonça, Luana Marina de Castro |
metadata.dc.contributor.referee1: | Rodrigues, Aleilson da Silva |
metadata.dc.contributor.referee2: | Vital, Marcos Vinícius Carneiro |
Resumo: | A teoria da evolução foi postulada por Darwin (1809-1882) em 1859, com contribuições de Alfred Wallace (1823-1913), revolucionaram o pensamento científico e apresentaram algumas explicações sobre os mecanismos pelos quais a vida como conhecemos evoluiu, incluindo conceitos como ancestralidade, descendência e modificação. A teoria da evolução possui grande importância no campo da biologia, uma vez que seja construída uma compreensão adequada dos conhecimentos que contextualiza este tema, esses podem potencializar a promoção da ciência para estudantes e destes para a sociedade, contribuindo para o letramento científico e ampliando a capacidade crítica dos estudantes. Diante disso, buscou-se nessa pesquisa compreender o conhecimento e interpretação sobre a teoria da evolução biológica por participantes que finalizaram o ensino Médio em Maceió/Alagoas em 2023, além de verificar a forma que os professores usam para ministrar esses conteúdos. Este trabalho é do tipo observação direta extensiva transversal que foi realizado através da aplicação de questionário para no formato digital (Google Forms) contendo 20 (vinte) questões com perguntas abertas e fechadas sobre o tema da evolução biológica separadamente para cada grupo, estudantes e professores. Os dados foram analisados sob a perspectiva da abordagem quali-quantitativa. Foi verificado que os estudantes compreendem a importância do tema, acreditam na teoria da evolução e conseguem enumerar evidências, porém também foi percebido que o tema não é tratado com a frequência e com a centralidade que deveria, segundo os alunos, apontando a superficialidade que o tema foi passado, além disso, foram constatadas dificuldades no processo de aprendizagem, principalmente de conceitos específicos como seleção natural. Os professores incluem o conteúdo no plano de ensino e a maioria acredita que teve formação adequada para ministrar o conteúdo. Os professores também concordam que o tema é central e que poderia estar associado a outros componentes em outros anos do ensino básico, acreditando que o ensino médio é adequado para ensinar sobre a teoria da evolução. Contudo foi verificado que o processo de ensino carece de aplicações de metodologias diferentes para enfrentar as questões de dificuldades apresentadas pelos próprios estudantes, auxiliando-os a desenvolver pensamentos críticos e que valorizem o conhecimento científico em benefício da sociedade. |
Abstract: | The theory of evolution was proposed by Darwin (1809-1882) in 1859, with contributions from Alfred Wallace (1823-1913), revolutionizing scientific thought and providing explanations for the mechanisms through which life as we know it has evolved, including concepts such as ancestry, descent, and modification. The theory of evolution holds significant importance in the field of biology. When a proper understanding of the knowledge contextualizing this topic is built, it can enhance the promotion of science among students and, through them, to society, contributing to scientific literacy and expanding students' critical thinking abilities. In light of this, this research aimed to understand the knowledge and interpretation of the theory of biological evolution among participants who completed high school in Maceió, Alagoas, in 2023, as well as to assess the methods used by teachers to teach these topics. This study employed an extensive cross-sectional direct observation approach through the application of a digital questionnaire (via Google Forms) containing 20 (twenty) questions, including both open-ended and closed-ended questions about the topic of biological evolution, designed separately for each group—students and teachers. The data were analyzed using a qualitative-quantitative approach. The findings revealed that students understand the importance of the topic, believe in the theory of evolution, and are able to list evidence supporting it. However, it was also noted that the topic is not addressed with the frequency and centrality it deserves, according to the students, highlighting the superficiality with which the topic was taught. Additionally, challenges were observed in the learning process, especially regarding specific concepts such as natural selection. Teachers include the content in their lesson plans, and most believe they have received adequate training to teach it. Teachers also agree that the topic is central and could be associated with other subjects across different years of basic education, considering high school appropriate for teaching the theory of evolution. Nevertheless, the study found that the teaching process lacks the application of diverse methodologies to address the difficulties reported by students, helping them develop critical thinking skills and value scientific knowledge for the benefit of society. |
Palavras-chave: | Evolução (Biologia) – Estudo e ensino Compreensão (Teoria da Evolução) Professores de ensino médio - Alagoas Estudantes Aprendizagem Evolution (Biology) – Study and teaching Understanding (Theory of Evolution) High school teachers - Alagoas Students Learning |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura |
Citação: | SANTOS, João Vinicius Costa da Silva. Análise do conhecimento e abordagem pedagógica sobre a teoria da evolução de estudantes concludentes do ensino médio e professores em Maceió-Alagoas. 2025. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Embargado |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16420 |
Data do documento: | 8-nov-2024 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS |
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