00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICBS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICBS Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16385
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Mendonça, Luana Marina de Castro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3587413786768357pt_BR
dc.contributor.referee1Rodrigues, Aleilson da Silva-
dc.contributor.referee2Peresque, Karla-
dc.creatorSantos, Jennifer Dantas dos-
dc.date.accessioned2025-06-12T14:51:38Z-
dc.date.available2026-06-11-
dc.date.available2025-06-12T14:51:38Z-
dc.date.issued2024-11-13-
dc.identifier.citationSANTOS, Jennifer Dantas dos. Cultura oceânica : o jogo didático “dos mares, o melhor” como estratégia de ensino e sensibilização ambiental. 2025. [113] f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16385-
dc.description.abstractThe Ocean is essential for life on Earth, playing a crucial role in making the planet habitable throughout geological eras by producing oxygen, absorbing heat and carbon dioxide, and providing the majority of rainfall. However, in recent decades, global warming, ocean acidification, and other phenomena have intensified due to human activities, altering the structure and functioning of ecosystems. In the face of these challenges, Ocean Literacy (OL) has become a fundamental movement for raising awareness about issues involving the Ocean, becoming mandatory in the educational context in some municipalities and states such as Maceió and Alagoas. Nonetheless, there is a need for resources to support the promotion of OL in the classroom context, and educational games can be utilized as auxiliary tools for this purpose. In this context, this research aims to develop an educational game to assist teachers of upper elementary school in promoting OL and to validate the game with teachers working in the Basic Education sector in Alagoas. The game “Dos Mares, o Melhor” (Of the Seas, the Best) was developed based on the ADDIE model, considering knowledge of OL and the specific characteristics of Alagoas municipalities. For data collection, a virtual questionnaire was used, covering different aspects of the game and OL. The evaluation data indicate that the majority of teachers were already somewhat familiar with OL, although many do not frequently address the topic in the classroom. Most teachers responded positively regarding the design, gameplay, clarity, and understanding of the rules. Additionally, they expressed confidence that the organization of the game's content could contribute to student learning, as well as in its use and recommendation to other teachers. All educators agreed that the language used in the game is appropriate for the target audience, and over 90% consider the content suitable for the proposed age group. OL Principles 2 and 7 were the most easily recognized, while Principle 1 was the least recognized. The results indicate that “Dos Mares, o Melhor” represents a promising alternative for teaching OL to upper elementary school students, promoting OL learning in an interactive and playful manner, encouraging critical thinking, and addressing socio-environmental problem solving using local examples and accessible language.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Ciências Biológicas - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.subjectLiteracia do oceanopt_BR
dc.subjectDécada da ciência oceânicapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectOcean Literacypt_BR
dc.subjectDecade of Ocean Sciencept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.titleCultura oceânica : o jogo didático “dos mares, o melhor” como estratégia de ensino e sensibilização ambiental.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO Oceano é essencial para a vida na Terra, sendo responsável por tornar o planeta habitável ao longo das eras geológicas, através da produção de oxigênio, absorção de calor e gás carbônico e proporcionando a maior parte das chuvas. Entretanto, nas últimas décadas, o aquecimento global, a acidificação do Oceano e outros fenômenos aumentaram com as ações antrópicas, modificando a estrutura e funcionamento dos ecossistemas. Diante desses desafios, a Cultura Oceânica (CO) tornou-se um movimento fundamental para sensibilizar sobre as questões envolvendo o Oceano, tornando-se obrigatória no contexto educacional em alguns municípios e estados como Maceió e Alagoas. No entanto existe a necessidade de recursos que auxiliem na promoção da CO no contexto da sala de aula e, os jogos didáticos podem ser utilizados como ferramentas auxiliares para esse propósito. Nesse contexto, esta pesquisa visa desenvolver um jogo didático para auxiliar professores dos anos finais do Ensino Fundamental na promoção da CO e validar o jogo junto a professores que atuam no Ensino Básico de Alagoas. O jogo “Dos Mares, o Melhor” foi desenvolvido com base no modelo ADDIE e levando em consideração os conhecimentos sobre a CO e as particularidades dos municípios de Alagoas. Para a coleta de dados, foi utilizado um questionário virtual, abordando diferentes aspetos sobre o jogo e da CO. Os dados da avaliação indicam que a maioria dos professores já possuía alguma familiaridade com a CO, embora muitos ainda não abordem o tema de forma frequente em sala de aula. A maioria dos professores mostrou-se positivo em relação ao design, jogabilidade, clareza e compreensão das regras. Além disso, relataram confiança de que a organização do conteúdo no jogo poderia contribuir para a aprendizagem dos alunos, assim como em sua utilização e recomendação a outros professores. Todos os docentes concordam que a linguagem utilizada no jogo é apropriada para o público-alvo e mais de 90% consideram o conteúdo adequado para a faixa etária proposta. Os Princípios 2 e 7 da CO foram os mais facilmente reconhecidos, enquanto o Princípio 1 foi o menos reconhecido. Os resultados indicam que “Dos Mares, o Melhor” representa uma alternativa promissora para o ensino de CO para estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental, promovendo o aprendizado da CO de maneira interativa e lúdica, incentivando a reflexão crítica e a resolução de problemas socioambientais utilizando exemplos locais e uma linguagem acessível.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cultura oceânica o jogo didático “dos mares, o melhor” como estratégia de ensino e sensibilização ambiental.pdf
  Until 2026-01-12
30.14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.