00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAU - FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FAU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ARQUITETURA E URBANISMO - FAU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16378
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Oiticica, Maria Lúcia Godim da Rosa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5845572897345507pt_BR
dc.contributor.referee1Teles, Valeria Rodrigues-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0807338841761398pt_BR
dc.contributor.referee2Cavalcanti, Fernando Antonio de Melo Sá-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4407657668950931pt_BR
dc.contributor.referee3Toledo, Alexandre Marcio-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4522792417371327pt_BR
dc.creatorSantos, Hércules Augusto de Souza-
dc.date.accessioned2025-06-11T19:58:42Z-
dc.date.available2025-06-11-
dc.date.available2025-06-11T19:58:42Z-
dc.date.issued2023-08-22-
dc.identifier.citationSANTOS, Hércules Augusto de Souza. Proposta arquitetônica de um projeto modelo de escolas de iniciação musical destinada à rede de Ensino fundamental em Maceió, Alagoas. 2025. 100 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16378-
dc.description.abstractMusic has an important pedagogical role, with numerous positive aspects. In this context, it is necessary to implement it in association with other disciplines, in an interdisciplinary way. Music education in schools in Maceió, however, does not occur in a complementary manner within the school environment. It is offered in a segregated way, divided by categories (singing, wind instruments, percussion, etc.), which makes it difficult to teach music comprehensively. Furthermore, there are no projects aimed at implementing it in the public school network of the city. Therefore, this work aims to conduct a survey of the primary education network in the city of Maceió, in which the size of the school population is characterized in order to predict the urban and social needs of the target audience and foresee the best option for a music school project for the city. Finally, the work will present an architectural proposal for a model project of musical initiation schools for the elementary school network in Maceió, planned for various points in the city and distributed across pre-established zones. The project includes urban accessibility and environmental comfort strategies for a variety of areas. The result is a proposal for musical initiation centers aimed at students from the public elementary school system in Maceió, with the long-term goal of training musicians and technicians in musical arts, as well as instructors and teachers in the field.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Arquitetura e Urbanismo - Bachareladopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscolas de música - Maceió (AL) - Projeto arquitetônicopt_BR
dc.subjectEscola de música - Arquiteturapt_BR
dc.subjectMúsica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMusic schools - Maceió (AL) - Architectural projectpt_BR
dc.subjectMusic school - Architecturept_BR
dc.subjectMusic - Study and teachingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOpt_BR
dc.titleProposta arquitetônica de um projeto modelo de escolas de iniciação musical destinada à rede de Ensino fundamental em Maceió, Alagoaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA música possui um importante papel pedagógico, com inúmeros aspectos positivos. Neste contexto, se faz necessário a sua implementação associada a outras disciplinas, de forma interdisciplinar. O ensino da música nas escolas de Maceió, por sua vez, não acontece de forma complementar no meio escolar. Ele é oferecido segregado e separado por tipologias (canto, sopro, percussão, etc.), dificultando o ensino em conjunto, além de não existir projetos destinados à sua implantação na rede escolar de ensino público da cidade. Por isso, este trabalho destina-se à realização de um levantamento da rede de ensino fundamental da cidade de Maceió, onde está caracterizado o dimensionamento do público escolar, para prever as necessidades urbanísticas e sociais do público alvo e prever a melhor opção de projeto de escola de música para a cidade. Por fim, o trabalho trará uma proposta arquitetônica para um projeto modelo de escolas de iniciação musical destinada à rede de ensino fundamental de Maceió, previsto para vários pontos na cidade, distribuídos a partir de zonas pré-estabelecidas. O projeto conta com estratégias de acessibilidade urbana e conforto ambiental para as mais diversas áreas. Seu resultado fundamentou-se em propor centros de iniciação musical destinados a estudantes da rede pública de ensino fundamental da cidade de Maceió, e a longo prazo, formar músicos e técnicos na arte musical, como também instrutores e professores da área.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ARQUITETURA E URBANISMO - FAU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Proposta arquitetônica de um projeto modelo de escolas de iniciação musical destinada à rede de Ensino fundamental em Maceió, Alagoas.pdfProposta arquitetônica de um projeto modelo de escolas de iniciação musical destinada à rede de ensino fundamental em Maceió, Alagoas19.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.