Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16360
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A utilização de história em quadrinhos como estratégia didática no ensino de química sobre gases |
Autor(es): | Liberto, José Gerson da Rocha |
Primeiro Orientador: | Mendes, Rafael Martins |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Silva, Nataélia Alves da |
metadata.dc.contributor.referee1: | Miranda, Edma Carvalho de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Paula, Francine Santos de |
Resumo: | O método tradicional de ensino ainda é muito utilizado na educação brasileira, mas muitos pesquisadores criticam a forma como o processo de ensino é conduzido através dele, em que o aluno atua passivamente na construção do conhecimento. Como consequência disso, métodos inovadores estão sendo desenvolvidos e, dentre eles, pode-se destacar a utilização de Histórias em Quadrinhos (HQs) como estratégia didática para o processo de ensino-aprendizagem. Sendo assim, o presente trabalho objetivou-se em analisar a importância da utilização da HQ como estratégia didática no processo de ensino-aprendizagem de gases na disciplina de Química no Ensino Médio. Para isso, utilizando a plataforma Pixton, foi desenvolvida uma HQ sobre gases e ela foi aplicada em turmas da primeira e terceira série de uma escola privada na cidade de Maribondo-AL. A coleta de dados se deu através de questionários desenvolvidos com auxílio da plataforma Google Formulários. O trabalho foi desenvolvido em duas etapas. Na primeira, foi conduzida uma aula sobre gases ideais utilizando aula expositiva, seguido de uma aplicação de um questionário para a coleta de dados. Na segunda etapa, foi conduzida uma aula com a utilização da HQ construída na plataforma Pixton, seguida da aplicação do questionário, o qual foi aplicado na primeira etapa com algumas alterações para coletar dados e comparar os resultados obtidos. Os resultados obtidos mostram que a utilização da HQ como estratégia didática para o ensino de gases teve boa aceitação por parte dos discentes, tornando-se um processo mais atrativo, quando comparado à utilização de métodos tradicionais para a aquisição desse conhecimento, o que refletiu diretamente nos resultados obtidos no questionário final, no qual os alunos conseguiram melhores desempenhos quando comparado ao questionário inicial. Concluindo-se, portanto, que a utilização de HQ como estratégia didática pode contribuir para uma melhora no processo de ensino-aprendizagem de gases, ao favorecer, sobretudo, uma aquisição de conhecimento mais sólida, quando comparado à metodologia tradicional. |
Abstract: | The traditional teaching method is still widely used in Brazilian education, but many researchers criticize the way in which the teaching process is conducted through it, in which the student acts passively in the construction of knowledge. As a consequence of this, innovative methods are being developed and, among them, the use of Comics (Comics) as a didactic strategy for the teaching-learning process can be highlighted. Therefore, the present work aimed to analyze the importance of using comics as a didactic strategy in the teaching-learning process of gases in the Chemistry discipline in High School. To this end, using the Pixton platform, a comic book about gases was developed and applied to first and third grade classes at a private school in the city of Maribondo-AL. Data collection took place through questionnaires developed with the help of the Google Forms platform. The work was developed in two stages. In the first, a class on ideal gases was conducted using an expository class, followed by the application of a questionnaire to collect data. In the second stage, a class was conducted using the HQ built on the Pixton platform, followed by the application of the questionnaire, which was applied in the first stage with some changes to collect data and compare the results obtained. The results obtained show that the use of comics as a didactic strategy for teaching gases was well accepted by students, becoming a more attractive process when compared to the use of traditional methods for acquiring this knowledge, which directly reflected in the results obtained in the final questionnaire, in which students achieved better performances when compared to the initial questionnaire. Concluding, therefore, that the use of HQ as a didactic strategy can contribute to an improvement in the teaching-learning process of gases, by favoring, above all, a more solid acquisition of knowledge, when compared to traditional methodology. |
Palavras-chave: | Química - Estudo e ensino Ensino tradicional Histórias em quadrinhos Gases - Estudo e ensino Chemistry teaching Traditional education Comics Gases teaching |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Química- Licenciatura |
Citação: | LIBERTO, José Gerson da Rocha. A utilização de história em quadrinhos como estratégia didática no ensino de química sobre gases. 2025. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Instituto de Química e Biotecnologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16360 |
Data do documento: | 29-out-2024 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - QUÍMICA - IQB |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A utilização de história em quadrinhos como estratégia didática no ensino de química sobre gases.pdf | A utilização de história em quadrinhos como estratégia didática no ensino de química sobre gases | 2.37 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.