00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FOUFAL - FACULDADE DE ODONTOLOGIA DA UFAL TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FOUFAL Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ODONTOLOGIA - FOUFAL
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16318
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Nóbrega, Diego Figueiredo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1802366135875041pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Castro, Cristiane Ribeiro da Silva-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4668465394245479pt_BR
dc.contributor.referee1Romão, Dayse Andrade-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5555599179091037pt_BR
dc.contributor.referee2Rios, Roberta Albuquerque Acioli-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2410990933794558pt_BR
dc.creatorMalta, Breno Fernandes Monteiro-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8423398558378362pt_BR
dc.date.accessioned2025-06-03T18:44:30Z-
dc.date.available2026-06-03-
dc.date.available2025-06-03T18:44:30Z-
dc.date.issued2024-08-13-
dc.identifier.citationMALTA, Breno Fernandes Monteiro. A (sobre) vivência LGBTQIAPN+ durante a formação profissional do cirurgião dentista. 2025. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Odontologia) – Faculdade de Odontologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16318-
dc.description.abstractIntroduction: Although homophobia and transphobia are crimes, Brazil continues to be the country that kills the most LGBTQIAPN+ people in the world. The lack of information among university professors, students and health professionals about this population contributes to a discriminatory culture during the training of dentists. Objective: To synthesize the evidence on the challenges faced by the LGBTQIAPN+ community during training in Dentistry. Methodology: An integrative review was developed based on the guiding question: “What are the main challenges faced by the LGBTQIAPN+ community during their training in Dentistry?”. Two reviewers consulted the LILACS, PubMed and Google Scholar databases, from which qualitative and quantitative studies were extracted that had investigated prejudice, homophobia, or sexism in LGBTQIAPN+ students during their undergraduate Dentistry course. Results: Of the 124 studies found, 15 were included in the integrative review. It was observed that the theme related to the LGBTQIAPN+ community is not explored in the course curriculum. Consequently, these students report stigmatization, lack of acceptance and exclusion, negatively affecting their academic experience. Final considerations: The studies evaluated highlight a gap in the Dentistry curriculum on LGBTQIAPN+ issues that compromises the preparation of professionals and perpetuates discrimination.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Odontologia - Bachareladopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.subjectCirurgião dentista - Formaçãopt_BR
dc.subjectTeoria Queerpt_BR
dc.subjectDiscriminação de sexo na educação medicapt_BR
dc.subjectHomofobiapt_BR
dc.subjectDentist - Trainingpt_BR
dc.subjectQueer Theorypt_BR
dc.subjectSex discrimination in medical educationpt_BR
dc.subjectHomophobiapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIApt_BR
dc.titleA (sobre) vivência LGBTQIAPN+ durante a formação profissional do cirurgião dentistapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoIntrodução: Apesar da homofobia e transfobia serem crimes, o Brasil continua sendo o país que mais mata a comunidade LGBTQIAPN+ no mundo. A desinformação de docentes e discentes das universidades e dos profissionais de saúde sobre esta população contribuem para uma cultura discriminatória durante a formação do cirurgião-dentista. Objetivo: Sintetizar as evidências sobre os desafios enfrentados pela comunidade LGBTQIAPN+ durante a formação em Odontologia. Metodologia: Foi desenvolvida uma revisão integrativa baseada na pergunta norteadora: “Quais os principais desafios enfrentados pela comunidade LGBTQIAPN+ durante a formação em Odontologia?”. Dois revisores consultaram as bases de dados LILACS, PubMed e Google Acadêmico, de onde foram extraídos estudos quali e quantitativos que haviam investigado preconceito, homofobia, ou sexismo em alunos da comunidade LGBTQIAPN+ durante o curso de graduação em Odontologia. Resultados: Dos 124 estudos encontrados, 15 foram incluídos na revisão integrativa. Observou-se que a temática relativa à comunidade LGBTQIAPN+ não é explorada na grade curricular dos cursos. Consequentemente, estes alunos relatam estigmatização, falta de aceitação e exclusão, afetando negativamente sua experiência acadêmica. Considerações finais: Os estudos avaliados evidenciam uma lacuna no currículo de Odontologia sobre questões LGBTQIAPN+ que compromete a preparação dos profissionais e perpetua a discriminação.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ODONTOLOGIA - FOUFAL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A (sobre) vivência LGBTQIAPN+ durante a formação profissional do cirurgião dentista.pdf
  Until 2026-06-03
395.28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.