00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - RELAÇÕES PÚBLICAS - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16313
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Planejamento estratégico das relações públicas aplicado ao trade marketing: um estudo de caso da Pointer pisos e revestimento cerâmicos
Título(s) alternativo(s): Strategic planning of public relations applied to trade marketing: a case study of Pointer ceramic tiles and flooring
Autor(es): Braz, Vitor da Silva Leite
Primeiro Orientador: Torres, Mirtes Vitoriano
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Vanuza Souza
metadata.dc.contributor.referee2: Barros, Janaína Galdino de
Resumo: O presente estudo analisa como os princípios de planejamento e gestão estratégica das Relações Públicas foram aplicados pela área de Trade Marketing durante seu processo de estruturação, diagnóstico e plano de ação, contemplando as seguintes etapas: pesquisas e levantamento de informações, planejamento e programação, implantação/execução e controle e avaliação dos resultados. Utilizando uma abordagem descritiva e qualitativa, o trabalho fundamenta-se em pesquisa documental e observação participante. Os resultados demonstram que a adoção de práticas de RP foi fundamental para o alinhamento estratégico da nova área e para a obtenção de resultados positivos. Observa-se que as Relações Públicas desempenham um papel crucial no sucesso do Trade Marketing, especialmente em empresas do setor de bens de consumo.
Abstract: This study analyzes how Public Relations planning and management principles were applied by the Trade Marketing department during its structuring, diagnosis, and action planning phases. These phases included research and information gathering, planning and scheduling, implementation, and results monitoring and evaluation. Employing a descriptive and qualitative approach, the research is based on document analysis and participant observation. The results demonstrate that the application of Public Relations principles significantly contributed to the strategic alignment of the new department with Pointer's organizational objectives.
Palavras-chave: Relações públicas
Trade marketing
Planejamento estratégico
Public relations
Strategic planning
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Relações Públicas - Bacharelado
Citação: BRAZ, Vitor da Silva Leite. Planejamento estratégico das relações públicas aplicado ao trade marketing: um estudo de caso da pointer pisos e revestimento cerâmicos. 2025. 68 f. Trabalho de Conclusão do Curso (Bacharelado em Relações Públicas) - Instituto de Ciências, Humanas, Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16313
Data do documento: 6-nov-2024
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - RELAÇÕES PÚBLICAS - ICHCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Planejamento estratégico das relações públicas aplicado ao trade marketing: um estudo de caso da pointer pisos e revestimento cerâmicos.pdfPlanejamento estratégico das relações públicas aplicado ao trade marketing: um estudo de caso da pointer pisos e revestimento cerâmicos3.26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.