00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IP - INSTITUTO DE PSICOLOGIA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IP
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Tipo: Dissertação
Título: Estresse acadêmico e mal-estar psicológico: uma perspectiva de estudantes de pós-graduação
Autor(es): Costa, Julio Cezar Albuquerque da
Primeiro Orientador: Freires, Leogildo Alves
metadata.dc.contributor.referee1: Pinto, Ig Ibert Bittencourt Santana
metadata.dc.contributor.referee2: Loureto, Gleidson Diego Lopes
metadata.dc.contributor.referee3: Fernandes, Sheyla Christine Santos
Resumo: O estresse é considerado um fenômeno psicológico no qual o sujeito interpreta uma situação como potencialmente capaz de modificar o estado de bem-estar subjetivo de um sujeito. Alguns autores apontam que níveis elevados de estresse durante períodos muito longos podem acarretar em sintomas de mal-estar psicológico, nesse sentido, o estresse que naturalmente é adaptativo, acaba gerando comportamentos desadaptativos. Por outro lado, o fenômeno pode ser avaliado a partir de diversos contextos, como o estresse de minorias, estresse organizacional e até acadêmico. Este estudo se propõe a adaptar a Escala de Estresse Acadêmico (EEA) para o contexto de estudantes de pós-graduação (stricto sensu), além de reunir evidências de validade e precisão do instrumento. É importante ressaltar ainda que a medida original se encontra disponível para aplicação em larga escala no contexto de estudantes de graduação, desde 2018, e docentes universitários, a partir de 2022. Sendo assim, pode-se inferir que a adaptação ao contexto alvo deste estudo possibilitará a comparação de estresse acadêmico em quase todos os grupos de pessoas que frequentam a academia, restando apenas o grupo de técnicos administrativos. Diante disso, o instrumento foi submetido a analises qualitativas e quantitativas, sendo assim, a validade de conteúdo foi avaliada a partir da Análise Semântica e de Juízes, a fim de atestar a clareza, pertinência prática e relevância teórica do instrumento, de modo a lapidar a medida para a aplicação em larga escala. Posteriormente, a validade baseada na estrutura interna do instrumento foi mensurada através da Análise Fatorial Confirmatória (AFC), consistência interna (Alfa de Cronbach, Ômega de McDonald e Confiabilidade Composta) e a Teoria de Resposta ao Item (TRI) considerando os parâmetros de discriminação e dificuldade do instrumento (a e b). Os resultados do artigo 1 apontam que a medida adaptada apresenta evidências de validade e precisão no contexto brasileiro. Já no artigo 2, utilizou-se de testes comparativos (PERMANOVA) e um modelo explicativo do fenômeno do estresse acadêmico quando associado com as variáveis de afetividade negativa (Depressão, Ansiedade e Estresse) e fatores protetores no contexto acadêmico (Resiliência e Satisfação com a Vida). Os testes comparativos apontaram que os professores universitários apresentaram os menores níveis de estresse acadêmico e geral, depressão e ansiedade, enquanto para as variáveis de satisfação com a vida e resiliência, os resultados apontaram que os professores universitários apresentaram os maiores níveis, quando comparados a estudantes de graduação e pós-graduação. Por fim, testou-se o modelo explicativo para investigar o efeito mediador da satisfação com a vida e resiliência na relação entre o estresse acadêmico e a afetividade negativa, marcada pela depressão, ansiedade e estresse, os resultados apontaram que as os fatores protetores apresentaram 56,3% de mediação na relação entre as variáveis supracitadas, indicando que na presença da resiliência e satisfação com a vida, o impacto do estresse acadêmico na afetividade negativa tende a diminuir.
Abstract: Stress is considered a psychological phenomenon in which the subject interprets a situation as potentially capable of modifying the subject's state of subjective well-being. Some authors point out that high levels of stress over very long periods can lead to symptoms of psychological discomfort. In this sense, stress, which is naturally adaptive, ends up generating maladaptive behaviors. On the other hand, the phenomenon can be evaluated from different contexts, such as minority stress, organizational and even academic stress. This study aims to adapt the Academic Stress Scale (EEA) to the context of postgraduate students (stricto sensu), in addition to gathering evidence of the instrument's validity and accuracy. It is also important to highlight that the original measure is available for large-scale application in the context of undergraduate students, since 2018, and university teachers, from 2022. Therefore, it can be inferred that adaptation to the target context of this The study will make it possible to compare academic stress in almost all groups of people who attend the gym, with only the group of administrative technicians remaining. Therefore, the instrument was subjected to qualitative and quantitative analyses, therefore, the content validity was assessed based on Semantic and Judge Analysis, in order to attest to the clarity, practical relevance and theoretical relevance of the instrument, in order to refine suitable for large-scale application. Subsequently, the validity based on the internal structure of the instrument was measured using Confirmatory Factor Analysis (CFA), internal consistency (Cronbach's Alpha, McDonald's Omega and Composite Reliability) and Item Response Theory (IRT) considering the discrimination parameters and difficulty of the instrument (a and b). The results of article 1 indicate that the adapted measure presents evidence of validity and precision in the Brazilian context. In article 2, comparative tests (PERMANOVA) and an explanatory model of the phenomenon of academic stress were used when associated with negative affectivity variables (Depression, Anxiety and Stress) and protective factors in the academic context (Resilience and Satisfaction with Life). The comparative tests showed that university professors presented the lowest levels of academic and general stress, depression and anxiety, while for the variables of life satisfaction and resilience, the results showed that university professors presented the highest levels, when compared to students. undergraduate and postgraduate courses. Finally, the explanatory model was tested to investigate the mediating effect of life satisfaction and resilience in the relationship between academic stress and negative affectivity, marked by depression, anxiety and stress. The results showed that the protective factors presented 56 .3% of mediation in the relationship between the aforementioned variables, indicating that in the presence of resilience and satisfaction with life, the impact of academic stress on negative affectivity tends to decrease.
Palavras-chave: Estresse Acadêmico
Psicometria
Universitários
Pós-Graduação
Academic Stress
Psychometrics
University Students
Postgraduate Students
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Citação: COSTA, Julio Cezar Albuquerque da. Estresse acadêmico e mal-estar psicológico: uma perspectiva de estudantes de pós-graduação. 2025. 77 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Instituto de Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16308
Data do documento: 22-mar-2024
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