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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16305
Tipo: | Dissertação |
Título: | Contribuições do curso cuidado em saúde mental na atenção primária no contexto da pandemia do covid19, na atuação dos profissionais de saúde |
Autor(es): | Barros, Maria Rosa Vilela de Castro |
Primeiro Orientador: | Sampaio, Josineide Francisco |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Tomaz, Jerzuí Mendes Torres |
metadata.dc.contributor.referee1: | Tavares, Carlos Henrique Falcão |
metadata.dc.contributor.referee2: | Peixoto, Ana Lydia Vasco Albuquerque |
metadata.dc.contributor.referee3: | Azevedo, Cristina Camelo de |
Resumo: | A pesquisa destaca a importância do cuidado em saúde mental na atenção primária à saúde, enfatizando a integração entre o ensino e os serviços de saúde por meio da Educação Permanente dos profissionais. A motivação para esta pesquisa surgiu da experiência profissional da pesquisadora que trabalhou por mais de uma década na gestão da saúde mental do Estado de Alagoas, destacando a qualificação dos profissionais de saúde na linha de frente dos serviços como uma prioridade reconhecida pelos gestores estaduais de saúde. Na condição de idealizadora, conteudista e tutora do curso Cuidado em Saúde Mental na Atenção Primária no contexto da pandemia do COVID-19, na modalidade de Educação à Distância, surge a questão norteadora desta pesquisa: Quais as contribuições do curso Cuidado em Saúde Mental na Atenção Primária no contexto da pandemia do COVID-19, na atuação dos profissionais de saúde? O curso, realizado entre os meses de outubro a dezembro de 2021, foi disponibilizado na plataforma do educ@sesau, da Secretaria de Estado da Saúde (SESAU). Oferecido gratuitamente, teve duração total de 88 horas, distribuídas em 08 módulos, e as atividades foram realizadas de forma assíncrona e síncrona. Participaram da pesquisa 10 profissionais de saúde de diferentes áreas, originários de municípios de Alagoas, que atenderam aos critérios de inclusão e concordaram em participar, assinando o Termo de Compromisso Livre e Esclarecido (TCLE). Esta pesquisa é um Estudo de Caso descritivo, com abordagem qualitativa. A coleta de dados envolveu duas etapas: análise documental e grupo focal on-line. Na análise documental, foram consultados os recursos da plataforma do curso, incluindo a matriz curricular e os projetos aplicativos. O grupo focal on-line ocorreu no Google Meet, com mediação de uma facilitadora. A análise de conteúdo foi a metodologia adotada para examinar as informações coletadas, utilizando a técnica de análise temática ou categorial de Bardin, revelando duas categorias principais. Na primeira categoria, “Produção de cuidados em saúde mental na Atenção Primária à saúde”, foram identificadas duas subcategorias: “Habilidades e competências” e “Projeto aplicativo e sua implantação”. Já na segunda categoria, “Impressões sobre o processo de ensino-aprendizagem”, destacaram-se três subcategorias: “Dificuldades sobre a qualidade da conectividade e a gestão do tempo entre trabalhar e aprender”, “Expectativas em relação ao curso” e “Críticas e sugestões”. Este Trabalho Acadêmico de Conclusão de Curso (TACC) do Programa de Mestrado Profissional em Ensino na Saúde (MPES) da Faculdade de Medicina (FAMED) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) apresenta um artigo científico intitulado “Contribuições do Curso Cuidado em Saúde Mental na Atenção Primária no contexto da pandemia do COVID-19, na Atuação dos Profissionais de Saúde”. Além disso, foram elaborados dois produtos educacionais: o podcast “PodSUSpirar” e a conta no Instagram com o mesmo nome, ambos destinados a promover uma associação entre eles. O desenvolvimento de diferentes estratégias de Educação Permanente, impulsionadas pelo aumento do uso de ferramentas digitais durante a pandemia do COVID-19, revelou-se essencial para uma transformação cultural e institucional no Sistema Único de Saúde (SUS). Esta pesquisa destaca a necessidade do aprimoramento profissional, que envolve a revisão de paradigmas para garantir práticas de cuidado mais qualificadas e humanizadas. Espera-se que os resultados deste estudo motivem a busca por novas abordagens na promoção de cuidados em saúde mental na atenção primária à saúde por meio de processos educacionais que integrem o ensino e os serviços de saúde, contribuindo assim para o avanço da produção científica nesta área. |
Abstract: | The research highlights the importance of mental health care in primary health care, emphasizing the integration between education and health services through Continuous Education of professionals. The motivation for this research arose from the researcher's professional experience, working for over a decade in mental health management in the state of Alagoas, highlighting the qualification of health professionals at the frontline of services as a priority recognized by state health managers. As the creator, content provider, and tutor of the Mental Health Care in Primary Care course in the context of the COVID-19 pandemic, in the Distance Education mode, the guiding question of this research arises: What are the contributions of the Mental Health Care in Primary Care course in the context of the COVID 19 pandemic to the performance of health professionals? The course, held between October and December 2021, was made available on the educ@sesau platform of the State Health Secretariat (SESAU). Offered for free, it had a total duration of 88 hours, divided into 08 modules, and activities were carried out asynchronously and synchronously. Ten health professionals from different areas, originating from municipalities in Alagoas, who met the inclusion criteria and agreed to participate by signing the Informed Consent Form (ICF), took part in the research. This research is a descriptive Case Study, with a qualitative approach. Data collection involved two stages: document analysis and on-line focus group. In document analysis, the course platform resources were consulted, including the curriculum matrix and the application projects. The on-line focus group took place on Google Meet, mediated by a facilitator. Content analysis was the methodology adopted to examine the collected information, using Bardin's thematic or categorical analysis technique, revealing two main categories. In the first category, “Production of mental health care in Primary Health Care,” two subcategories were identified: “Skills and competencies” and “Application project and its implementation.” In the second category, “Impressions on the teaching-learning process,” three subcategories stood out: “Difficulties regarding connectivity quality and time management between working and learning,” “Expectations regarding the course,” and “Critiques and suggestions.” This Academic Work of Course Completion (AWCC) from the Professional Master's Program in Health Education (MPHE) at the School of Medicine (SM) of the Federal University of Alagoas (FUAL) presents a scientific article entitled “Contributions of the Mental Health Care in Primary Care course in the context of the COVID-19 pandemic to the Performance of Health Professionals.” Additionally, two educational products were developed: the podcast “PodSUSpirar” and the Instagram account with the same name, both aimed at promoting an association between them. The development of different Continuous Education strategies, driven by the increased use of digital tools during the COVID-19 pandemic, proved essential for a cultural and institutional transformation in the Unified Health System (UHS). This research highlights the need for professional improvement, which involves revising paradigms to ensure more qualified and humanized care practices. It is hoped that the results of this study will motivate the search for new approaches in promoting mental health care in primary health care through educational processes that integrate education and health services, thus contributing to the advancement of scientific production in this area. |
Palavras-chave: | COVID-19 Educação Permanente em saúde Atenção Primária à Saúde Profissionais de Saúde Saúde Mental COVID-19 Continuous Education in health Primary Health Care Health Professionals Mental Health |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino na Saúde |
Citação: | BARROS, Maria Rosa Vilela de Castro. Contribuições do curso cuidado em saúde mental na atenção primária no contexto da pandemia do covid19, na atuação dos profissionais de saúde. 2025. 84 f. Dissertação (Mestrado em Ensino na Saúde) – Programa de Pós-Graduação de Ensino na Saúde, Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Embargado |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16305 |
Data do documento: | 27-mar-2024 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED |
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