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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16289
Tipo: | Tese |
Título: | Educação médica e o uso das metodologias ativas: possibilitando práticas pedagógicas criativas e inclusivas |
Título(s) alternativo(s): | Medical education and the use of active methodologies: enabling creative and inclusive pedagogical practices |
Autor(es): | Santos, Raquel de Lima |
Primeiro Orientador: | Alves, Maria Dolores Fortes |
metadata.dc.contributor.referee1: | Lima, Walter Matias |
metadata.dc.contributor.referee2: | Petraglia, Izabel Cristina |
metadata.dc.contributor.referee3: | Bastos Filho, Jenner Barretto |
metadata.dc.contributor.referee4: | Suanno, João Henrique |
Resumo: | Introdução - Ao longo do tempo, a educação médica brasileira vem se transformando de acordo com as demandas surgidas socialmente. Atualmente, espera-se que o médico, além de sua capacidade técnica, seja um profissional ético, reflexivo e humanista. Dessa forma, os educadores são compelidos a repensar seus modelos de ensino, já que os métodos tradicionais de ensino e aprendizagem não conseguem atender às necessidades da formação contemporânea. Objetivo - Analisar como se configuram as metodologias ativas utilizadas no curso de Medicina da Universidade Federal de Alagoas - UFAL/Campus Arapiraca, à luz das práticas criativas e inclusivas fundamentadas na complexidade (Morin, 2005) e transdisciplinaridade (Nicolescu, 2008). Métodos – Tratase de uma pesquisa qualitativa com abordagem de estudo de caso. Os sujeitos da pesquisa foram os discentes e docentes do Curso de Medicina da UFAL/Campus Arapiraca. Os instrumentos de coleta de dados foram: entrevistas individuais semiestruturadas, aplicação do questionário VADECRIE (Suanno, 2013), baseado no instrumento de valoração do grau de desenvolvimento criativo de instituições educativas (VADECRIE), elaborado pelo professor Dr. Saturnino de la Torre, com a colaboração de dezenove pesquisadores de vários países como Brasil, Espanha e Chile, além de levantamento documental referente à investigação nos documentos do curso. A análise dos dados foi realizada por meio da análise de conteúdo (Bardin, 1977) das entrevistas, considerando a triangulação dos dados com os demais instrumentos de coleta. Resultados – Os resultados obtidos a partir do questionário VADECRIE indicam que 26% das respostas correspondem ao conceito A, 56% ao conceito B, 16% ao conceito C e 2% ao conceito D, caracterizando o curso como efetivamente criativo. Os dados provenientes das entrevistas e dos documentos corroboram a maioria das triangulações realizadas, embora haja algumas discrepâncias em poucos aspectos. Um elemento que se destaca é relacionado aos processos avaliativos do curso. Tanto os dados do VADECRIE quanto as entrevistas demonstram dificuldades e incoerências referentes a esses métodos de avaliação, que, em sua maioria, ainda seguem o método tradicional. Com isso, também fica em evidência a necessidade de continuidade nos processos formativos dos docentes. Conclusão – Com base nos resultados, o curso de medicina da UFAL/Campus Arapiraca se configura como efetivamente criativo, segundo os dados do instrumento VADECRIE. É possível identificar diversos indícios de práticas pedagógicas criativas e inclusivas no curso, pois a proposta curricular existente, que demanda o uso de metodologias ativas nos processos de ensino e aprendizagem, proporciona uma abertura para o pensar e o fazer criativo nas práticas docentes. Essa abordagem é facilitada pelo uso e adaptação das metodologias ativas, bem como pela flexibilidade e abertura para a criação de novos processos didáticos, potencializando espaços de aprendizagem atravessados pela transdisciplinaridade e pela complexidade. |
Abstract: | Introduction – Over time, Brazilian medical education has transformed to meet emerging social demands. Currently, in addition to technical expertise, a physician is expected to be an ethical, reflective, and humanistic professional. Thus, educators are compelled to rethink their teaching models, as traditional teaching and learning methods fail to meet the needs of contemporary training. Objective – To analyze the configuration of active methodologies used in the Medicine course at the Federal University of Alagoas - UFAL/Campus Arapiraca, in light of creative and inclusive practices based on complexity (Morin, 2005) and transdisciplinarity (Nicolescu, 2008). Methods – This study is a qualitative research with a case study approach. The research subjects were students and professors of the Medicine course at UFAL/Campus Arapiraca. Data collection instruments included: semi-structured individual interviews, application of the VADECRIE questionnaire (Suanno, 2013), based on the instrument for assessing the degree of creative development of educational institutions (VADECRIE) developed by Professor Dr. Saturnino de la Torre, with the collaboration of nineteen researchers from several countries such as Brazil, Spain, and Chile, as well as documentary analysis of course-related documents. Data analysis was conducted through content analysis (Bardin, 1977) of the interviews, considering data triangulation with the other collection instruments. Results – The results obtained from the VADECRIE questionnaire indicate that 26% of responses correspond to concept A, 56% to concept B, 16% to concept C, and 2% to concept D, characterizing the course as effectively creative. Data from the interviews and documents corroborate most of the triangulations performed, although there are some discrepancies in a few aspects. One element that stands out relates to the course’s evaluation processes. Both the VADECRIE data and the interviews reveal difficulties and inconsistencies in these evaluation methods, which mostly still follow the traditional approach. This also highlights the need for continuity in teacher training processes. Conclusion – Based on the results, the Medicine course at UFAL/Campus Arapiraca is configured as effectively creative, according to the VADECRIE instrument data. It is possible to identify numerous indications of creative and inclusive pedagogical practices in the course, as the existing curriculum proposal, which requires the use of active methodologies in teaching and learning processes, provides openness to creative thinking and practice in teaching. This approach is facilitated by the use and adaptation of active methodologies, as well as flexibility and openness for the creation of new didactic processes, thus enhancing learning spaces intersected by transdisciplinarity and complexity. |
Palavras-chave: | Educação médica Metodologia ativa Complexidade Transdisciplinaridade Criatividade Medical education Active methodology Complexity Transdisciplinarity Creativity |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | SANTOS, Raquel de Lima. Educação médica e o uso das metodologias ativas: possibilitando práticas pedagógicas criativas e inclusivas. 2025. 207 f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16289 |
Data do documento: | 9-ago-2024 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU |
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