00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16277
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Gian Carlo de Melo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6816194135811718pt_BR
dc.contributor.referee1Andrade, Rita Morais de-
dc.contributor.referee2Monteleone, Joana de Moraes-
dc.contributor.referee3Costa, Valéria Gomes-
dc.creatorBarros Neto, Dionisio Tito de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3055294080397797pt_BR
dc.date.accessioned2025-05-29T16:05:41Z-
dc.date.available2026-05-26-
dc.date.available2025-05-29T16:05:41Z-
dc.date.issued2023-12-20-
dc.identifier.citationBARROS NETO, Dionisio Tito de. “A pele que habito”: a indumentária de pessoas escravizadas no Recife (1827-1835), 2025. 211 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoa, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16277-
dc.description.abstractThe main objective of the research is to investigate how people of both sexes, Creoles and Africans, subjected to slavery in the city of Recife, between 1827 and 1835, practiced dressing in general, as well as identifying possible clothing practices that were more noticeable among Creoles. and Africans, for this we compared some escape advertisements that allowed us to visualize these differences. Furthermore, we sought to understand how clothing could act as a strategic element during and after the escape. In the search for these answers, we used escape advertisements as the main documentation considering the chronological section mentioned. However, the documentary corpus of this research is also omposed of travellers' reports, legislation, municipal attitudes and some iconography. In this way, it was possible to identify that although there was no change in the way the subjects subjected to slavery dressed, there were differences in the adornments used by Africans and Creoles, of both sexes. This allows us to understand that there was a distinction between the enslaved community of Recife in the chronological scope of this research.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.subjectEscravos - Recife (PE) - Século XIXpt_BR
dc.subjectTrajespt_BR
dc.subjectEnslavedpt_BR
dc.subjectClothingpt_BR
dc.subjectRecife 19th centurypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.title“A pele que habito”: a indumentária de pessoas escravizadas no Recife (1827-1835)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoA pesquisa tem como objetivo principal investigar como pessoas de ambos os sexos, crioulos e africanos, submetidas a escravidão na cidade do Recife, entre 1827 a 1835 praticavam o vestir de modo geral, assim como identificar possíveis práticas vestimentares mais percebidas entre os crioulos/as e os africanos/as, para isso fizemos um cotejamento com alguns anúncios de fuga que nos permitiram visualizar essas diferenças. Além disso, buscamos entender como a indumentária poderia atuar como um elemento estratégico durante e após a fuga. Na busca por essas respostas, utilizamos como documentação principal os anúncios de fuga considerando o recorte cronológico citado. Contudo, o corpus documental desta pesquisa também é composto por relatos de viajantes, legislações, posturas municipais e algumas iconografias. Desse modo, foi possível identificar que embora não houvesse alteração no modo com os sujeitos submetidos a escravidão se vestiam, havia diferenças nos adornos utilizados pelos africanos e crioulos, de ambos os sexos. O que nos possibilita compreender que havia distinção entre a comunidade escravizada do Recife no recorte cronológico desta pesquisa.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICHCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
“A pele que habito” a indumentária de pessoas escravizadas no Recife (1827-1835).pdf23.44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.