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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16273
Tipo: | Dissertação |
Título: | Oficinas lúdicas com o público infantil na prevenção à violência contra crianças |
Autor(es): | Silva, Ana Caroline dos Santos |
Primeiro Orientador: | Miura, Paula Orchiucci |
metadata.dc.contributor.referee1: | Tardivo, Leila Salomão de La Plata Cury |
metadata.dc.contributor.referee2: | Vasconcelos, Angelina Nunes de |
Resumo: | A violência contra crianças consiste em um grave problema de saúde pública, promove prejuízos ao processo de desenvolvimento físico e psíquico a curto, médio e longo prazo. A prevenção às violências é a melhor forma de enfrentar e combater essa problemática. O objetivo geral desta pesquisa foi analisar estratégias de prevenção acerca do fenômeno da violência contra crianças junto ao público infantil, e seus objetivos específicos foram: 1) compreender os significados acerca do fenômeno da violência contra crianças e adolescentes para as crianças; 2) analisar as estratégias de informar e sensibilizar às crianças na identificação dos tipos de violência que podem ser direcionadas a elas e/ou seus pares, e conhecimento de locais e pessoas possíveis de serem acionados em casos de violência; e 3) analisar a estratégia oferecida para o exercício da criatividade das crianças, bem como os produtos criados por elas. Esta pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade Federal de Alagoas e trata-se de uma pesquisa-ação de abordagem qualitativa com metodologia interventiva, que utiliza de oficinas lúdicas. Para a coleta de dados foram utilizados os instrumentos: formulário para caracterização do perfil socioeconômico, ficha escolar das crianças, questionário sobre a temática da violência, questionário de avaliação das oficinas, diário de campo da pesquisadora e das auxiliares, gravação do áudio das oficinas, fotografia das produções das crianças e Procedimento de Desenho-Estória com Tema. Foram realizadas seis oficinas lúdicas na escola, onde participaram 23 crianças. A interpretação dos dados se baseou na psicanálise de Winnicott e na produção acadêmica atualizada sobre o tema. A primeira foi a oficina de acolhimento; a segunda buscou identificar e compreender os significados acerca do fenômeno da violência contra crianças e adolescentes para as crianças; a terceira e quarta oficinas foram informativas sobre a prevenção da violência sexual, física, psicológica, negligência, e do respeito e cuidado com o outro; a quinta foi de criação de propostas de intervenção; e a sexta de encerramento. Inicialmente as crianças trouxeram desenhos e histórias ligadas principalmente a violência comunitária, e a principal natureza dos atos violentos foi física. O decorrer dos encontros possibilitou ampliar esses significados e incluir na discussão a prevenção da violência psicológica, da violência sexual e da negligência, incentivadas pela pesquisadora, mas também do bullying e do racismo, propostas pelas crianças. Por meio das oficinas foi possibilitado aos participantes um espaço seguro de comunicação e expressão dos significados e estratégias de prevenção, e foi percebido que as crianças apreenderam as informações dialogadas em grupo para somar aos seus conhecimentos prévios, ou reformulá-los. Assim, o desenho, o jogo, a contação de histórias, as construções em grupo e a criação de um livro possibilitaram às crianças colocar suas opiniões e ampliar suas concepções e conhecimentos sobre o tema. As oficinas desenvolvidas na escola demonstraram ser um potente recurso para viabilizar as expressões, criatividade e protagonismos infantis frente à prevenção das violências contra crianças. |
Abstract: | Violence against children is a severe public health issue, causing harm to their physical and psychological development in the short, medium, and long term. Preventing violence is the most effective approach to address and combat this problem. The primary objective of this research was to analyze preventive strategies concerning violence against children with the involvement of children themselves. The specific objectives were: 1) Understanding children's perceptions of violence against children; 2) Analyzing strategies to inform and sensitize children about identifying the various types of violence directed at them or their peers, as well as knowledge of resources available for cases of violence; 3) Analyzing the creative products developed by children related to the prevention of violence against children. This research received approval from the Research Ethics Committee (CEP) of the Federal University of Alagoas. It is an action research employing a qualitative approach and interventional methodology, utilizing playful workshops. Data collection utilized various instruments, including forms for socioeconomic profiling, children's school records, violence-related questionnaires, workshop evaluation forms, researchers' and assistants' field diaries, audio recordings of workshops, photographs of children's productions, and the Drawing-Story Procedure with a specific theme. Six playful workshops were conducted at the school, with the participation of 23 children. The data nterpretation was based on Winnicott's psychoanalysis and updated academic production on the subject. The first workshop was an introductory session; the second aimed to identify and comprehend the meanings regarding the phenomenon of violence against children and adolescents from the children's perspective; the third and fourth workshops provided information on preventing sexual, physical, and psychological violence, neglect, as well as fostering respect and care for others; the fifth focused on proposing interventions, and the sixth served as a closing session. Initially, children presented drawings and stories primarily focused on physical violence. However, throughout the sessions, their understanding expanded to include psychological violence, sexual violence, negligence (prompted by the researcher), as well as instances of bullying and racism (suggested by the children themselves). The workshops provided a safe space for communication and expression of ideas and preventive strategies, facilitating children's incorporation of group-discussed information into their existing knowledge base or its reformulation. Thus, through activities such as drawing, gaming, torytelling, group projects, and book creation, children were able to express their viewpoints and enhance their understanding of the subject matter. These workshops emerged as a valuable resource, enabling children's expression, creativity, and leadership in preventing violence against children. |
Palavras-chave: | Winnicott, D. W. (Donald Woods), 1896-1971 Violência em crianças - Prevenção Crianças Ambiente escolar Oficinas lúdicas Violence in children - Prevention Children School environment Playful workshops |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia |
Citação: | SILVA, Ana Caroline dos Santos. Oficinas lúdicas com o público infantil na prevenção à violência contra crianças. 2025. 176 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Instituto de Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Embargado |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16273 |
Data do documento: | 26-abr-2024 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IP |
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