00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IM Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - MATEMÁTICA ENSINO A DISTÂNCIA - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16249
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Barros, Amauri da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2316330818429673pt_BR
dc.contributor.referee1Lopes Neta, Natércia de Andrade-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4880247640523667pt_BR
dc.contributor.referee2Goes, Cícero Rufino de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3455816816713266pt_BR
dc.creatorSilva, Edivanio Herculano Laurentino da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3408373889439445pt_BR
dc.date.accessioned2025-05-15T19:42:52Z-
dc.date.available2025-05-15-
dc.date.available2025-05-15T19:42:52Z-
dc.date.issued2018-05-10-
dc.identifier.citationSILVA, Edivanio Herculano Laurentino da. Uma olhar pedagógico no ensino da matemática. 2025. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática à Distância) – Instituto de Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16249-
dc.description.abstractThis work was developed with the objective of reflecting on the pedagogical process of teaching mathematics, intending to present theoretical foundations that clearly demonstrate the possibilities of making the process of teaching and learning mathematics possible and enjoyable in the context of Brazilian basic education. The work is structured in 3 chapters that encourage the educator to read, learn about and explore the best way to understand and represent numbers. Thus, it can be discovered throughout the work that mathematics can no longer be seen as the villain of all the subjects that make up the school curriculum. For this reason, the field of mathematical knowledge must be explored by the teacher so that he can awaken in his students a taste for studying this area of knowledge. To this end, it is essential that the educator understands the circularity that involves theory and practice in the teaching and learning process, also opening space for cultural and social knowledge, instilling in his student the desire to learn mathematics. This study addresses different points of view of theorists who investigate the mathematical pedagogical process, as a cognitive process of the human being, considering that society, and the student is included in it, is constantly in contact with a lot of information that needs to be interpreted and understood. It is believed that with this work, the teacher can travel through the world of mathematics and take with him the desire to foster in his students a taste for mathematical studies, in a rich exchange of learning and experiences.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Matemática Ensino a Distância - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemática – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectMatemática - Históriapt_BR
dc.subjectMathematics – Study and teachingpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectDidacticspt_BR
dc.subjectMathematics - Historypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleUma olhar pedagógico no ensino da matemáticapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho foi desenvolvido com o objetivo de refletir sobre o processo pedagógico do ensino da matemática, pretendendo apresentar fundamentações teóricas que evidenciem claramente as possibilidades de tornar possível e prazeroso o processo de ensino e aprendizagem matemático no contexto da educação básica brasileira. O trabalho está estruturado em 3 capítulos que instigam o educador, à curiosidade de ler, conhecer e explorar a melhor maneira de compreender e representar os números. Assim, pode-se descobrir ao longo do trabalho, que a matemática não pode mais ser vista como a vilã de todas as disciplinas que compõem o currículo escolar. Por essa razão o campo de conhecimento matemático deve ser explorado pelo professor de modo que o mesmo possa despertar em seus alunos, o gosto pelo estudo dessa área de conhecimento. Para tanto, se torna primordial que o educador entenda a circularidade que envolve a teoria e a prática no processo de ensino e aprendizagem, abrindo espaço também para conhecimento cultural e social, impregnando em seu aluno o desejo de aprender matemática. Esse estuda aborda diferentes pontos de vistas de teóricos que investigam o processo pedagógico matemático, como um processo cognitivo do ser humano, tendo em vista que a sociedade, e nela está inserido o estudante, esta constantemente em contato com muitas informações que precisam ser interpretadas e compreendidas. Acredita-se que com esse trabalho, o professor possa viajar pelo mundo da matemática e leve consigo o desejo de fomentar em seus alunos, o gosto pelos estudos matemáticos, numa troca rica de aprendizagens e experiências.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - MATEMÁTICA ENSINO A DISTÂNCIA - IM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Uma olhar pedagógico no ensino da matemática.pdf591.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.