Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16239
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Proteção e violência na visão infantil um estudo exploratório |
Autor(es): | Fonseca, Ana Luisa Mota da |
Primeiro Orientador: | Vasconcelos, Angelina Nunes de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Miura, Paula Orchiucci |
metadata.dc.contributor.referee2: | Fernandes, Saulo Luders |
Resumo: | O presente artigo busca compreender o ponto de vista das crianças e suas vivências no ambiente escolar, através de oficinas lúdicas de produção de desenhos. Aborda-se mais especificamente a temática da violência contra a criança. Objetivou-se compreender os significados e emoções atribuídos pelas crianças sobre situações de proteção e violência, especialmente no contexto escolar e familiar, bem como mobilizar recursos cognitivo-discursivos de comunicação e nomeação de emoções e vivências. A metodologia proposta para análise dos dados coletados foi de núcleos de significação, que envolve etapa de levantamento de pré-indicadores, indicadores e sistematização dos núcleos de significação, que possibilitam a compreensão mais profunda da realidade estudada. Como resultados, apresentou-se os indicadores: Violência epistêmica e simbólica na escola; Conflitos entre pares; Violência intrafamiliar; Violência sexual; Gênero e cuidado; Impactos da expectativa de gênero e masculinidade; Negligência de demandas da infância; Desenvolvimento infantil e família; A centralidade do brincar na experiência infantil; Escola e família na rede de apoio; e Silenciamento infantil. Como conclusão, identifica-se que a multiplicidade de violências às quais esses sujeitos estão expostos. Ressalta-se também que a escola não constitui rede de apoio nomeada pelos participantes. Assim, aponta-se a necessidade de criação de espaços de escuta e incentivo à participação infantil; combater as violências epistêmica, intrafamiliar e sexual; e mobilizar os adultos em prol de ambientes mais acolhedores à vivência infantil e presente na sua rede de proteção. |
Abstract: | The present article seeks to understand the point of view of children and their experiences in the school environment through playful workshops for drawing production. Specifically, it addresses the theme of violence against children. The aim was to comprehend the meanings and emotions attributed by children to situations of protection and violence, especially in the school and family context, as well as to mobilize the place of childhood and cognitivediscursive resources for communication and naming of emotions and experiences. The proposed methodology for analyzing the collected data was through cores of meaning, which involves the stage of raising pre-indicators, indicators, and systematization of cores of meaning, enabling a deeper understanding of the studied reality. As results, the following indicators were presented: Epistemic and symbolic violence in school; Conflicts among peers; Intrafamily violence; Sexual violence; Gender and care; Impacts of gender expectations and masculinity; Neglect of childhood demands; Child development and family; The centrality of play in childhood experience; School and family in the support network; and Child silencing. In conclusion, it is identified that the multiplicity of violence to which these subjects are exposed, along with the fact that school does not constitute their named support network. Thus, there is a need for the creation of spaces for listening and encouragement of child participation; combating epistemic, intrafamily, and sexual violence; and mobilizing adults towards environments that are more welcoming to children's experiences and present in their protection network. |
Palavras-chave: | Violência contra crianças Desenvolvimento infantil Escola Violence against children Child development School |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Psicologia- Bacharelado |
Citação: | FONSECA, Ana Luisa Mota da. Proteção e violência na visão infantil: um estudo exploratório. 2025. [31] f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) – Instituto de Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Embargado |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16239 |
Data do documento: | 27-mar-2024 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - PSICOLOGIA - IP |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Proteção e violência na visão infantil um estudo exploratório.pdf Until 2026-05-14 | 588.24 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.