00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IP - INSTITUTO DE PSICOLOGIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IP Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - PSICOLOGIA - IP
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16234
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Estresse no contexto universitário revisão integrativa de literatura de instrumentos avaliativos
Autor(es): Maciel, Victor Buarque de Holanda
Primeiro Orientador: Freires, Leogildo Alves
metadata.dc.contributor.referee1: Fernandes, Sheyla Christine Santos
Resumo: Considera-se a importância do uso de instrumentos fidedignos e válidos para medir o estresse no contexto universitário, uma vez que este é um processo multifatorial complexo que pode impactar a saúde do universitário. Ao notar uma lacuna na literatura sobre a temática, a presente pesquisa teve como objetivo realizar uma revisão integrativa de literatura sobre os instrumentos psicométricos que avaliam o estresse em professores e estudantes universitários. Foram selecionados estudos entre o período de 2013 a 2023 que contemplavam tais instrumentos. Foram consultadas as bases PsycINFO, SciELO e PubMed. Dos 26 instrumentos psicométricos encontrados, apenas um não apresentou índice de confiabilidade, no entanto, todos apresentaram evidências de validade. Além disso, foi possível notar a escassez de instrumentos que avaliassem o estresse no âmbito docente, tendo um campo de avaliação mais direcionado aos estudantes.
Abstract: The importance of using reliable and valid instruments to measure stress in the university context is considered, as it is a complex multifactorial process that can impact the health of university students. Realizing a gap in the literature on the subject, this research aimed to carry out an integrative literature review on psychometric instruments that assess stress in professors and university students. Studies from 2013 to 2023 that included such instruments were selected. PsycINFO, SciELO and PubMed were consulted. Of the 26 psychometric instruments found, only one did not show a reliability index, however, all showed evidence of validity. In addition, it was possible to observe the scarcity of stress assessment instruments in the teaching environment, with an assessment field more focused on students.
Palavras-chave: Estresse psicológico
Psicometria
Instrumentos de avaliação
Emotional suffering
Psychometrics
Assessment instruments
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Psicologia- Bacharelado
Citação: MACIEL, Victor Buarque de Holanda. Estresse no contexto universitário: revisão integrativa de literatura de instrumentos avaliativos. 2025. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) – Instituto de Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16234
Data do documento: 3-abr-2024
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - PSICOLOGIA - IP

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Estresse no contexto universitário revisão integrativa de literatura de instrumentos avaliativos.pdf
  Until 2026-05-13
318.62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.