00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IP - INSTITUTO DE PSICOLOGIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IP Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - PSICOLOGIA - IP
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16233
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Revisão de literatura equidade e os desafios vivenciados por mulheres no ensino superior
Autor(es): Araujo, Erika Maria Fernanda Moraes de
Primeiro Orientador: Vasconcelos, Angelina Nunes
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Adelia Augusta Souto de
metadata.dc.contributor.referee2: Fernandes, Saulo Luders
Resumo: Objetivou-se realizar uma metassíntese acerca dos desafios vivenciados por mulheres em suas trajetórias acadêmicas no ensino superior. Assim, foram seguidas as orientações propostas por Oliveira et al. (2015) resultando na seleção de quinze produções. A partir da leitura destas, elaborou-se três categorias de análise: “Equidade de Gênero no Ensino Superior e a Presença das Mulheres Além das Áreas Tradicionais”, composta por nove artigos, objetivou explorar as dificuldades enfrentadas por mulheres que buscam expandir sua presença em áreas historicamente dominadas por homens; “Mulheres Universitárias: Desafios Acadêmicos e Múltiplas Funções", composta por 5 artigos, com o objetivo de examinar as experiências das mulheres universitárias que desempenham múltiplos papeis, como mães, profissionais e donas de casa; e “Interseccionalidade e as Dificuldades Acadêmicas de Mulheres Negras”, composta por quatro artigos, objetivou explorar a interseccionalidade e os desafios específicos enfrentados por mulheres negras no ambiente acadêmico. Cada categoria possibilitou uma discussão singular a partir do seu objetivo específico e do conteúdo trazidos nos artigos que as compuseram e, em conjunto, permitiram identificar, discutir e ampliar o entendimento sobre a equidade e os desafios vivenciados por mulheres no ensino superior. Tal singularidade é explicada também pela forma como o gênero é discutido nas produções. Na primeira categoria, o foco está nas relações de poder e nos estereótipos de gênero, assim, as discussões abarcam o gênero de forma tradicional e isolada, isto é, ignorando os atravessamentos das relações de raça e classe. Tal enviesamento contribui para compreender com maior profundidade e concretude a divisão sexual do trabalho no campo da ciência e os seus desdobramentos. Já na segunda categoria, acrescenta-se à análise de gênero, os aspectos relacionados à classe. Assim, ao discutir maternidade e carreira, sobressaem os aspectos mais pragmáticos, evidenciando a falta de equipamentos sociais e coletivos capazes de acolher as obstruções específicas impostas a essas mulheres como por exemplo, a incongruência nos lapsos temporais previstos na Constituição Federal de 1988 e na legislação educacional. Já na terceira categoria a complexidade da discussão se eleva, o gênero permanece em evidência, porém não de modo isolado, mas considerando-o nos atravessamentos de classe e raça, com destaque para a última, visto que o objetivo específico envolve compreender as dificuldades acadêmicas enfrentadas por mulheres negras. Além da contribuição singular de cada categoria, vale destacar a complementaridade existente entre elas, que também contribui para uma compreensão ampla e complexa sobre a equidade e os desafios vivenciados por mulheres no ensino superior.
Abstract: The aim was to conduct a meta-synthesis regarding the challenges experienced by women in their academic trajectories in higher education. Thus, the guidelines proposed by Oliveira et al. (2015) were followed, resulting in the selection of fifteen studies. From the analysis of these, three categories were developed: "Gender Equity in Higher Education and Women's Presence Beyond Traditional Areas," comprising nine articles, aimed to explore the difficulties faced by women seeking to expand their presence in areas historically dominated by men; "University Women: Academic Challenges and Multiple Roles," comprising five articles, with the objective of examining the experiences of university women who juggle multiple roles, such as mothers, professionals, and homemakers; and "Intersectionality and the Academic Difficulties of Black Women," comprising four articles, aimed to explore intersectionality and the specific challenges faced by black women in the academic environment. Each category enabled a unique discussion based on its specific objective and the content presented in the articles that comprised them, and together, they allowed for the identification, discussion, and broadening of understanding regarding equity and the challenges experienced by women in higher education. Such uniqueness is also explained by the way gender is discussed in the studies. In the first category, the focus is on power relations and gender stereotypes; thus, the discussions encompass gender in a traditional and isolated manner, ignoring the intersections of race and class relations. This bias contributes to a deeper and more concrete understanding of the sexual division of labor in the field of science and its implications. In the second category, aspects related to class are added to the gender analysis. Thus, when discussing motherhood and career, more pragmatic aspects emerge, highlighting the lack of social and collective resources capable of addressing the specific obstacles faced by these women, such as the incongruity in the timeframes provided for in the Federal Constitution of 1988 and in educational legislation. In the third category, the complexity of the discussion increases; gender remains prominent, but not in isolation, rather considering it in the intersections of class and race, with particular emphasis on the latter, since the specific objective involves understanding the academic difficulties faced by black women. In addition to the unique contribution of each category, it is worth highlighting the complementarity between them, which also contributes to a comprehensive and nuanced understanding of equity and the challenges experienced by women in higher education.
Palavras-chave: Mulheres
Equidade de gênero
Ensino Superior
Women
Gender Equity
Higher Education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Psicologia- Bacharelado
Citação: ARAUJO, Erika Maria Fernanda Moraes de. Revisão de literatura: equidade e os desafios vivenciados por mulheres no ensino superior. 2025. [32] f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) – Instituto de Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16233
Data do documento: 19-mar-2024
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - PSICOLOGIA - IP

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Revisão de literatura equidade e os desafios vivenciados por mulheres no ensino superior.pdf
  Until 2026-05-13
341.98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.