00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IP - INSTITUTO DE PSICOLOGIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IP Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - PSICOLOGIA - IP
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16231
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise de plataformas de dados educacionais o debate da equidade e a influência na compreensão e tomada de decisões dos usuários
Autor(es): Lopes, Marcella Cavalcanti
Carvalho Júnior, Stelio Novais de
Primeiro Orientador: Vasconcelos, Angelina Nunes de
metadata.dc.contributor.referee1: Miura, Paula Orchiucci
Resumo: Este artigo apresenta uma análise qualitativa de plataformas que mapeiam dados educacionais, com ênfase em equidade, usabilidade e tomada de decisão. O objetivo geral é investigar como essas plataformas abordam a equidade e influenciam a compreensão e tomada de decisões dos usuários, enquanto os objetivos específicos incluem descrever a interface das plataformas, analisar o impacto dos elementos visuais na compreensão e tomada de decisão, e identificar obstáculos enfrentados pelos usuários durante a interação. Três plataformas foram selecionadas para análise - QEdu, Observatório de Educação e IDeA - por meio de uma pesquisa documental descritiva que utilizou livros, artigos e sites como fontes de pesquisa. Os resultados revelaram que as plataformas compartilham o objetivo comum de disponibilizar dados educacionais para melhorar o cenário da educação, embora abordem isso de maneiras diferentes, com variados temas de análise. Além disso, foi observada uma preocupação com a equidade em todas as plataformas, mas também foram identificados pontos de melhoria na usabilidade e na assistência à tomada de decisões. Conclui-se que a existência dessas plataformas é crucial para tomar medidas em relação ao contexto educacional, destacando-se o desafio de equilibrar a organização do conteúdo com a quantidade vasta desse conteúdo disponível para análise.
Abstract: This article presents a qualitative analysis of platforms that map educational data, with an emphasis on equity, usability, and decision-making. The overall objective is to investigate how these platforms address equity and influence users understanding and decision-making, while specific objectives include describing the platforms interface, analyzing the impact of visual elements on understanding and decision-making, and identifying obstacles faced by users during interaction. Three platforms were selected for analysis - QEdu, Education Observatory, and IDeA - through a descriptive documentary research using books, articles, and websites as research sources. The results revealed that the platforms share the common goal of providing educational data to improve the education landscape, although they address this in different ways, with varied themes of analysis. Furthermore, a concern for equity was observed across all platforms, but areas for improvement in usability and decision-making assistance were also identified. It is concluded that the existence of these platforms is crucial for taking action regarding the educational context, highlighting the challenge of balancing content organization with the vast amount of content available for analysis.
Palavras-chave: Dados educacionais
Equidade
Usabilidade
Tomada de decisão
Educational data
Equity
Usability
Decision-making
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Psicologia- Bacharelado
Citação: LOPES, Marcella Cavalcanti; CARVALHO JÚNIOR, Stelio Novais de. Análise de plataformas de dados educacionais: o debate da equidade e a influência na compreensão e tomada de decisões dos usuários. 2025. [32] f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) – Instituto de Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16231
Data do documento: 19-mar-2024
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - PSICOLOGIA - IP



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.