00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16203
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Allebrandt, Débora-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5127807822690331pt_BR
dc.contributor.advisor2Lages, Annabelle Santos-
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3495184987255617pt_BR
dc.contributor.referee1Meinerz, Nádia Elisa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0833029650495523pt_BR
dc.contributor.referee2Rechenberg, Fernanda-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2380525227078672pt_BR
dc.creatorSilva, Ana Laura Terto da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7036591032116080pt_BR
dc.date.accessioned2025-05-12T17:08:03Z-
dc.date.available2025-05-09-
dc.date.available2025-05-12T17:08:03Z-
dc.date.issued2024-08-30-
dc.identifier.citationSILVA, Ana Laura Terto da. Da sutura, o refazimento: a arte de Rosana Paulino como caminho para uma etnografia do corpo. 2025. 105 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia social) − Instituto de Ciências Sociais, Programa de Pós-graduação em Antropologia Social, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16203-
dc.description.abstractIn this research, I take a path of getting to know the visual artist Rosana Paulino and her works, exploring her artistic and intellectual practice as a Black woman who emphasizes this position in her creations. Centering the body of the Black woman as the foundation of investigation in the image, this work aims to observe the construction of a Black woman's body that positions itself as a subject, presented within perspectives such as Black feminism, memory, and the formation of the body. The methodological approach was guided by the curation of the works "Assentamento" and "Búfala," which I analyzed within the presented themes, as well as the curation of works by three other artists — Marcelo D'Salete, Renata Felinto, and Joana Choumali — and their narratives, which involve processes of understanding this subject, either closely or within the same axes addressed by Paulino’s works. The selection of music that dialogues with these pieces also guided the analyses to be carried out, and I was able, through my own narrative in selecting five drawings I produced throughout the study, to engage in dialogue with the curated works. Ultimately, I came to understand that textuality, as a set of imagistic narratives that delve into knowing and making known the body of the Black woman, also contributes to its construction.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Antropologia Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPaulino, Rosana, 1967-pt_BR
dc.subjectNegraspt_BR
dc.subjectCorpo humanopt_BR
dc.subjectImagem (Antropologia)pt_BR
dc.subjectNarrativaspt_BR
dc.subjectBlack womanpt_BR
dc.subjectBodypt_BR
dc.subjectImage (Anthropology)pt_BR
dc.subjectNarrativept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApt_BR
dc.titleDa sutura, o refazimento: a arte de Rosana Paulino como caminho para uma etnografia do corpopt_BR
dc.title.alternativeOf the suture, the reworking: the art of Rosana Paulino as a path to a body ethnographypt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoNessa pesquisa faço um caminho de conhecer a artista visual Rosana Paulino e suas obras, passando pelo seu fazer artístico e intelectual enquanto uma mulher negra que pontua esse lugar em suas obras. Tendo o corpo dessa mulher negra como alicerce de investigação na imagem, esse trabalho pretende observar a construção desse corpo de uma mulher negra que se coloca como sujeito, apresentando-se dentro de perspectivas como feminismo negro, a memória e a formação do corpo. O caminho metodológico se orientou pela curadoria tanto das obras “Assentamento” e “Búfala”, as quais analisei dentro dos temas apresentados, bem como a curadoria também de outros três artistas sendo eles, Marcelo D’Salete, Renata Felinto e Joana Choumali e suas narrativas que passam por processos de conhecimento desse sujeito próximo ou nos mesmos eixos pelo qual passam as obras de Paulino, as escolhas de músicas que dialogam com essas obras, perambulando as análises a serem feitas e Pude também com minha narrativa na seleção de 5 desenhos que produzi ao longo do estudo, dialogar com as outras obras curadas compreendendo ao final, que a textualidade enquanto conjunto de narrativas imagéticas que se aprofundam em conhecer e fazer conhecer um corpo da mulher negra, também o constrói.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICS

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Da_sutura_o_refazimento_a_arte_de_Rosana_Paulino_como_caminho_para_uma_etnografia_do_corpo.pdf10.59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.