00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICBS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICBS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16135
Tipo: Dissertação
Título: Influência das características da vegetação e altura do ninho sobre os riscos de predação de ovos em sub-bosque da floresta tropical atlântica.
Autor(es): Silva, Lucas Augusto dos Santos
Primeiro Orientador: Efe, Márcio Amorim
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Robson Guimaraes dos
metadata.dc.contributor.referee2: Hartz, Sandra Maria
metadata.dc.contributor.referee3: Lopes, Leonardo Esteves
Resumo: O risco de predação é um processo espaço-temporal dinâmico no qual cada habitat pode representar um risco maior ou menor para a presa. Para as aves, as características do habitat em que os ninhos se encontram desempenham um papel crítico na intensidade da predação. Essas características incluem a visibilidade do ninho e a facilidade de acesso dos predadores. No entanto, pouco se sabe sobre padrões de atividade e estratégias de busca de ninhos pelos predadores. Para entender estes possíveis padrões como a hipótese da folhagem total, hipótese da altura do ninho e a hipótese do predador específico precisam ser levadas em consideração. Assim, este trabalho teve como objetivo investigar a influência da característica da vegetação, do local do ninho e do tipo de predador nos riscos de predação de ninhos de aves de sub-bosque da Mata Atlântica, usando ninhos naturais com ovos artificiais distribuídos em diferentes alturas e levando em consideração variáveis do habitat como serrapilheira, dossel e densidade de vegetação. Nossos resultados mostraram que os mamíferos foram os principais predadores dos ninhos, principalmente aqueles no solo e os situados a dois metros de altura, com baixa cobertura do dossel. Por outro lado, as aves apresentaram maior probabilidade de predação em ninhos com maior densidade de vegetação sem uma relação com a altura. Entender a assembleia de predadores e os potenciais razões por trás das variações nas taxas de predação de ninhos é fundamental para desenvolver estratégias eficazes de conservação em ambientes complexos e sistemas ameaçados.
Abstract: The risk of predation is a dynamic spatial-temporal process in which each habitat may represent a greater or lesser risk to prey. For birds, the characteristics of the habitat in which nests are located play a critical role in the intensity of predation. These characteristics include nest visibility and predator access ease. However, little is known about activity patterns and nest-searching strategies by predators. To understand these possible patterns, such as the total foliage hypothesis, the nest height hypothesis, and the specific predator hypothesis need to be taken into account. Thus, this study aimed to investigate the influence of vegetation characteristics, nest location, and predator type on the predation risk of understory bird nests in the Atlantic Forest, using natural nests with artificial eggs distributed at different heights and considering habitat variables such as litter, canopy, and vegetation density. Our results showed that mammals were the main nest predators, especially those on the ground and those located two meters high with low canopy coverage. On the other hand, birds presented a higher probability of predation in nests with higher vegetation density without a relationship with height. Understanding the predator assembly and potential reasons behind variations in nest predation rates is crucial to developing effective conservation strategies in complex environments and threatened systems.
Palavras-chave: Predação de ninho
Ninhos de aves
Predador
Nest predation
Bird nests
Predator
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Diversidade Biológica e Conservação nos Trópicos
Citação: SILVA, Lucas Augusto dos Santos. Influência das características da vegetação e altura do ninho sobre os riscos de predação de ovos em sub-bosque da floresta tropical atlântica. 2025. 50 f. Dissertação (Mestrado em Diversidade Biológica e Conservação nos Trópicos) – Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Programa de Pós Graduação em Diversidade Biológica e Conservação nos Trópicos, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16135
Data do documento: 12-mai-2023
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICBS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Influência das características da vegetação e altura do ninho sobre os riscos de predação de ovos em sub-bosque da floresta tropical atlântica.pdfInfluência das características da vegetação e altura do ninho sobre os riscos de predação de ovos em sub-bosque da floresta tropical atlântica1.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.