Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16105
Tipo: | Dissertação |
Título: | Aprendizagem baseada em problemas: uma proposta metodológica para o ensino de educação financeira no ensino médio por meio de unidades de ensino potencialmente significativas |
Autor(es): | Viana, Sidney Leandro da Silva |
Primeiro Orientador: | Lozada, Cláudia de Oliveira |
metadata.dc.contributor.referee1: | Campos, Celso Ribeiro |
metadata.dc.contributor.referee2: | Santos, Givaldo Oliveira dos |
Resumo: | A Educação Financeira possui conteúdos importantes para a formação dos alunos, se apresentando como uma ferramenta potencialmente significativa para o processo de aprendizagem, uma vez que envolve conceitos do cotidiano do aluno. O presente trabalho tem como objetivo investigar se uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa - UEPS, pautada na teoria da Aprendizagem Significativa pode contribuir na construção do conceito de investimentos numa turma de 2ª série do Ensino Médio de uma escola em Maceió, no Estado de Alagoas. Para tanto, por meio de uma pesquisa qualitativa baseada numa abordagem de intervenção, foi elaborada uma UEPS composta por uma sequência didática que apresenta elementos importantes para a ressignificação dos conhecimentos prévios dos alunos em torno da temática abordada, visando desenvolver, ainda, a criticidade dos alunos à luz dos pressupostos da Educação Matemática Crítica. Nesse sentido, buscou-se estimular os alunos a construírem e desenvolverem processos argumentativos e reflexivos diante de situações-problema que envolviam escolhas e riscos em relação ao cenário de investimentos, proporcionando um ambiente no qual sejam protagonistas do processo de aprendizagem, a partir do uso da metodologia ativa da Aprendizagem Baseada em Problemas, a ABP. A sequência didática proposta apresenta seis blocos de atividades envolvendo os conceitos que compõem a área de investimentos, como os tipos de investimentos, investidor anjo, tomada de decisões, venture capital, riscos, encerrando com atividades que propõem um contato mais prático com os simuladores de investimentos e a construção de um mapa conceitual, principal instrumento de avaliação numa UEPS, além de questionários, que serviram para identificar e caracterizar o perfil e os conhecimentos matemáticos dos alunos possibilitando, também, a avaliação da UEPS identificando os indícios de alfabetização financeira após as atividades executadas. Para análise dos dados, fez-se uso da análise de conteúdo, criando categorias, de modo que pudemos observar que os alunos apresentam lacunas de interpretação de texto que dificulta o processo de desenvolvimento da criticidade desses alunos, refletindo, diretamente, na construção dos conceitos de Educação Financeira, em particular, os conceitos de investimentos. Para tanto, os resultados nos blocos de atividades demonstraram uma evolução no que diz respeito à essa interpretação das problemáticas apresentadas, de modo que os alunos conseguiram atribuir novos significados para os conceitos de investidor, riscos e escolhas e investidor anjo, no que precisou ser reforçado ao longo das atividades, até que fossem identificados indícios de uma aprendizagem significativa desses conceitos a partir de elementos como o mapa conceitual. Além disso, cabe destacar que no que se refere à ABP, os alunos rejeitaram algumas etapas, como a de descrição dos problemas e da estratégia para resolver às situações-problemas, de modo que se levanta a hipótese de uma possível modificação nas etapas da ABP. Diante disso, os resultados confirmaram o fato de que a UEPS proposta contribuirá significativamente na construção do conceito de investimentos no Ensino Médio, ressignificando os conhecimentos prévios dos alunos, além do desenvolvimento da sua criticidade em situações nas quais precisam expor os seus argumentos para justificar determinadas escolhas, bem como coloca a temática investimentos como essencial na abordagem da Educação Financeira no Ensino Médio rompendo com o paradigma de que para investir é necessário um valor alto. Por outro lado, o trabalho com a ABP evidenciou a dificuldade dos alunos de seguirem roteiros para a resolução de problemas, uma vez que algumas etapas da ABP são negligenciadas pelos alunos, que sugeriram, por sua vez, uma reconstrução da metodologia com etapas reduzidas. |
Abstract: | The present work aims to investigate whether a Potentially Significant Teaching Unit, a UEPS, based on the theory of Meaningful Learning can contribute to the construction of the concept of investments in a 2nd grade high school class at a school in Maceió, in the State of Alagoas. For this purpose, through a qualitative research based on an intervention approach, a UEPS was elaborated, composed of a didactic sequence that presents important elements for the resignification of the students' previous knowledge around the approached theme, aiming to develop, still, the criticality of the students in light of the assumptions of Critical Mathematics Education. In this sense, we sought to encourage students to build and develop argumentative and reflective processes in the face of problem situations that involved choices and risks in relation to the investment scenario, providing an environment in which they are protagonists of the learning process, based on the use of the active methodology of Problem-Based Learning, the PBL. The proposed didactic sequence presents six blocks of activities involving the concepts that make up the investment area, such as types of investments, angel investor, decision making, venture capital, risks, ending with activities that propose a more practical contact with the simulators of investments and the construction of a conceptual map, the main evaluation instrument in a UEPS, in addition to questionnaires, which served to identify and characterize the profile and mathematical knowledge of the students, also enabling the evaluation of the UEPS, identifying the signs of financial literacy after the activities performed. For data analysis, content analysis was used, creating categories, so that we could observe that students have text interpretation gaps that hinder the process of developing criticality for these students, directly reflecting on the construction of concepts of Financial Education, in particular, investment concepts. To this end, the results in the activity blocks showed an evolution with regard to this interpretation of the presented problems, so that the students were able to attribute new meanings to the concepts of investor, risks and choices and angel investor, in what needed to be reinforced throughout the activities, until signs of significant learning of these concepts were identified based on elements such as the conceptual map. In addition, it should be noted that with regard to the PBL, the students rejected some steps, such as the description of the problems and the strategy to solve the problem situations, so that the hypothesis of a possible modification in the steps of the PBL is raised. . In view of this, the results confirmed the fact that the proposed UEPS can contribute significantly to the construction of the concept of investments in High School, re-signifying students' prior knowledge, in addition to developing their criticality in situations in which they need to expose their arguments to justify certain choices, as well as placing the investment theme as essential in the approach of Financial Education in High School, breaking with the paradigm that to invest a high value is necessary. On the other hand, working with the PBL highlighted the students' difficulty in following problem-solving scripts, since some steps of the PBL are neglected by the students, who, in turn, suggested a reconstruction of the methodology with reduced steps. |
Palavras-chave: | Educação financeira Investimentos Unidade de Ensino Potencialmente Significativa Aprendizagem significativa Aprendizagem baseada em problemas Financial Education Investments UEPS Meaningful Learning Problem-Based Learning |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática |
Citação: | VIANA, Sidney Leandro da Silva. Aprendizagem baseada em problemas: uma proposta metodológica para o ensino de educação financeira no ensino médio por meio de unidades de ensino potencialmente significativas. 2025. 459 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16105 |
Data do documento: | 31-mai-2023 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Aprendizagem baseada em problemas_uma proposta metodológica para o ensino de educação financeira no ensino médio por meio de unidades de ensino potencialmente significativas.pdf | Aprendizagem baseada em problemas: uma proposta metodológica para o ensino de educação financeira no ensino médio por meio de unidades de ensino potencialmente significativas | 18.09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.