Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16098
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Santos, Maria Francineila Pinheiro dos | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http:lattes.cnpq.br/2023086653714834 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Carvalho, Antônio Alfredo Teles de | - |
dc.contributor.referee2 | Raggi, Mariana Guedes | - |
dc.contributor.referee3 | Leite, Angela Maria Araújo | - |
dc.contributor.referee4 | Silva, Francisca Djalma Pereira Rodrigues e | - |
dc.creator | Silva, Estherfany Eduarda dos Santos | - |
dc.creator.Lattes | http:lattes.cnpq.br/1590193980913233 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-04-28T15:17:36Z | - |
dc.date.available | 2025-04-28 | - |
dc.date.available | 2025-04-28T15:17:36Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-29 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Estherfany Eduarda dos Santos. A utilização de jogos educativos no ensino de geografia. 2025. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16098 | - |
dc.description.abstract | Ausente | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Geografia - Licenciatura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Geografia escolar | pt_BR |
dc.subject | Gamificação | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.subject | School geography | pt_BR |
dc.subject | Gamification | pt_BR |
dc.subject | Elementary school | pt_BR |
dc.subject | Pedagogical practice | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA | pt_BR |
dc.title | A utilização de jogos educativos no ensino de geografia | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | A utilização de jogos educativos no Ensino de Geografia foi abordada neste trabalho, destacando sua importância na criação de um ambiente de aprendizagem dinâmico e centrado no estudante. Neste contexto, nosso objetivo é analisar a utilização dos jogos de tabuleiro no Ensino de Geografia, e de que modo as mesmas podem enriquecer o aprendizado tornando as aulas mais dinâmicas e envolvente. A pesquisa consubstanciou-se na abordagem qualitativa. E como procedimentos foram realizados, levantamentos bibliográficos, utilização de imagens, aplicação de jogo de tabuleiro, elaboração de gráficos, e análise dos dados. Os resultados demonstraram que a utilização do jogo de tabuleiro contribui significativamente para a compreensão contextualizada de conceitos geográficos e para o desenvolvimento de habilidades críticas nos estudantes. As conclusões apontam para a necessidade de uma mudança de paradigma educacional, com professores adotando novas estratégias de ensino que se adaptem às necessidades e interesses dos alunos, promovendo a construção de conhecimento de modo eficaz e relevante. Este estudo reforça a importância da inovação contínua no campo educacional e oferece subsídios teóricos e práticos para aprimorar a qualidade do Ensino de Geografia, com o potencial de formar cidadãos mais críticos. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - GEOGRAFIA - IGDEMA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A utilização de jogos educativos no ensino de geografia.pdf | A utilização de jogos educativos no ensino de geografia | 1.09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.