00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IGDEMA - INSTITUTO DE GEOGRAFIA, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IGDEMA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - GEOGRAFIA - IGDEMA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16098
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Maria Francineila Pinheiro dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp:lattes.cnpq.br/2023086653714834pt_BR
dc.contributor.referee1Carvalho, Antônio Alfredo Teles de-
dc.contributor.referee2Raggi, Mariana Guedes-
dc.contributor.referee3Leite, Angela Maria Araújo-
dc.contributor.referee4Silva, Francisca Djalma Pereira Rodrigues e-
dc.creatorSilva, Estherfany Eduarda dos Santos-
dc.creator.Latteshttp:lattes.cnpq.br/1590193980913233pt_BR
dc.date.accessioned2025-04-28T15:17:36Z-
dc.date.available2025-04-28-
dc.date.available2025-04-28T15:17:36Z-
dc.date.issued2024-08-29-
dc.identifier.citationSILVA, Estherfany Eduarda dos Santos. A utilização de jogos educativos no ensino de geografia. 2025. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16098-
dc.description.abstractAusentept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Geografia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGeografia escolarpt_BR
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectSchool geographypt_BR
dc.subjectGamificationpt_BR
dc.subjectElementary schoolpt_BR
dc.subjectPedagogical practicept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApt_BR
dc.titleA utilização de jogos educativos no ensino de geografiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA utilização de jogos educativos no Ensino de Geografia foi abordada neste trabalho, destacando sua importância na criação de um ambiente de aprendizagem dinâmico e centrado no estudante. Neste contexto, nosso objetivo é analisar a utilização dos jogos de tabuleiro no Ensino de Geografia, e de que modo as mesmas podem enriquecer o aprendizado tornando as aulas mais dinâmicas e envolvente. A pesquisa consubstanciou-se na abordagem qualitativa. E como procedimentos foram realizados, levantamentos bibliográficos, utilização de imagens, aplicação de jogo de tabuleiro, elaboração de gráficos, e análise dos dados. Os resultados demonstraram que a utilização do jogo de tabuleiro contribui significativamente para a compreensão contextualizada de conceitos geográficos e para o desenvolvimento de habilidades críticas nos estudantes. As conclusões apontam para a necessidade de uma mudança de paradigma educacional, com professores adotando novas estratégias de ensino que se adaptem às necessidades e interesses dos alunos, promovendo a construção de conhecimento de modo eficaz e relevante. Este estudo reforça a importância da inovação contínua no campo educacional e oferece subsídios teóricos e práticos para aprimorar a qualidade do Ensino de Geografia, com o potencial de formar cidadãos mais críticos.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - GEOGRAFIA - IGDEMA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A utilização de jogos educativos no ensino de geografia.pdfA utilização de jogos educativos no ensino de geografia1.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.