Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16081
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Teorias da aprendizagem em jogos educacionais para o ensino de ciências |
Autor(es): | Vilela, Jackson Fabrício dos Santos |
Primeiro Orientador: | Santos, Lilian Carmen Lima dos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Rodrigues, Aleilson da Silva |
metadata.dc.contributor.referee2: | Rosa, Giana Raquel |
Resumo: | Os jogos didáticos contribuem imensamente no desenvolvimento e aprendizagem dos estudantes, sendo assim uma forma de auxiliar nas interações entre os próprios estudantes e entre aluno e professor. Os jogos didáticos têm como função em sala de aula fazer com que o estudante se aproxime do conteúdo dado em sala de aula, funciona como uma ferramenta para trazer ao estudante uma proximidade com a matéria e o assunto ministrado pelo professor. Assim colaborando para que o estudante tenha um desenvolvimento significativo com relação ao conhecimento do assunto estudado, auxiliando na sociabilidade contribuindo para o espirito cooperativo e o desenvolvimento da criatividade. O objetivo desse trabalho é investigar as teorias de aprendizagem contidas na dinâmica dos jogos educacionais, voltadas para o ensino de ciências. Esse trabalho está amparado nas teorias da aprendizagem: Behaviorista, cognitivista, construtivista, humanista, sociocultural e a significativa, baseada nos autores: Kishimoto, Dondi e Moretti, Vigotsky, Skinner e Bruno Silva Leite. É adotada uma abordagem de pesquisa descritiva e qualitativa, com objetivo de analisar os jogos educacionais e as teorias de aprendizagem. De acordo com os materiais analisados na pesquisa, pôde-se concluir que os jogos possuem sim uma base fundamentada em uma ou mais teorias de aprendizagem, assim podendo ter uma compreensão como ocorre o processo de aprendizagem. Os jogos educacionais/didáticos é uma ótima alternativa para os processos de ensino e aprendizagem, pois auxiliam os alunos a terem uma maior participação e dinâmica em sala e desta forma facilitando a compreensão dos conteúdos. Os jogos didáticos educativos desempenham um papel fundamental na formação dos adolescentes, estimulando o interesse e a compreensão das ciências. |
Abstract: | Didactic games contribute immensely to the development and learning of students, thus being a way of assisting in interactions between students themselves and between student and teacher. Didactic games have the function in the classroom to bring the student closer to the content given in the classroom, it works as a tool to bring the student closer to the subject. and the subject taught by the teacher. Thus helping the student to have significant development in relation to knowledge of the subject studied, helping with sociability, contributing to the cooperative spirit and the development of creativity. The objective of this work is to investigate the learning theories contained in the dynamics of educational games, aimed at teaching of sciences. This work is supported by learning theories: behaviorist, cognitivist, constructivist, humanist, sociocultural and meaningful, based on the author: Kishimoto, Dondi and Moretti, Vigotsky, Skinner and Bruno Silva Leite. A descriptive and qualitative research approach is adopted, with the aim of analyzing educational games and learning theories. According to materials analyzed in the research, it was possible to conclude that games do have a basis based on one or more learning theories, thus being able to understand how the learning process occurs. Educational/didactic games are a great alternative for teaching and learning processes, as they help students to have greater participation and dynamics in the classroom and in this way facilitating the understanding of the contents. Educational didactic games play a fundamental role in the training of teenagers, stimulating interest and understanding of science. |
Palavras-chave: | Jogos educacionais Teorias de aprendizagem Processo de ensino e aprendizagem Educational games Learning theories Teaching and learning process |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura |
Citação: | VILELA, Jackson Fabrício dos Santos. Teorias da aprendizagem em jogos educacionais para o ensino de ciências. 2025. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16081 |
Data do documento: | 28-nov-2023 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Teorias da aprendizagem em jogos educacionais para o ensino de ciências.pdf | 1.8 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.