00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FANUT - FACULDADE DE NUTRIÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FANUT Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - NUTRIÇÃO - FANUT
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Consumo de alimentos orgânicos e de base agroecológica em meio à pandemia de COVID-19 em Maceió (AL)
Autor(es): Moura, Clarice Cristina Crisóstomo de
Matias, Krisllanny Martins
Primeiro Orientador: Fávaro, Thatiana Regina
metadata.dc.contributor.referee1: Asakura, Leiko
metadata.dc.contributor.referee2: Siqueira, Theresa Cristina de Abuquerque
Resumo: Diante da situação de pandemia de Covid-19, que assolou o mundo a partir de março de 2020, houve uma crescente busca por fortalecer a imunidade, minimizar fatores de riscos e abraçar uma vida mais saudável. Aliado aos benefícios diretos para a saúde, os alimentos orgânicos e/ou agroecológicos são produzidos de forma sustentável e não prejudicial ao meio ambiente, características que podem influenciar o consumo destes alimentos. A presente pesquisa buscou compreender os fatores relacionados à aquisição e consumo destes alimentos, observando possíveis mudanças na intenção de compra e consumo devido à pandemia de Covid-19. Trata-se de uma pesquisa transversal de caráter descritivo, com abordagem quantitativa cuja população de estudo são indivíduos que consumiam alimentos de produção orgânica e/ou agroecológica residentes em Maceió, Alagoas. Os participantes da pesquisa foram amostrados por conveniência e responderam a um questionário on-line. Todas as análises foram conduzidas por meio do programa Jamovi. Os resultados obtidos confirmam o perfil do consumidor de orgânicos encontrados em demais estudos, mulheres, jovens, com alta escolaridade e renda. O fator determinante para escolha por produtos orgânicos e de base agroecológica, entre os entrevistados, foi a busca por uma alimentação saudável e a orientação de um profissional da saúde, porém existem algumas limitações para o consumo exclusivo de orgânicos, dentre os mais citados está a sazonalidade dos alimentos e a dificuldade de acesso às feiras e demais pontos de vendas do gênero. Como meio para promover o maior consumo de alimentos orgânicos e de base agroecológica acreditam que a propagação de informações sobre os benefícios à saúde é a principal medida a ser tomada.
Abstract: In the face of the Covid-19 pandemic situation that ravaged the world as of March 2020, there was a growing search for strengthening immunity, minimizing risk factors, and embracing a healthier lifestyle. Allied to the direct health benefits, organic and/or agroecological foods are produced in a sustainable and environmentally friendly way, characteristics that may influence the consumption of these foods. The present research sought to understand the factors related to the purchase and consumption of these foods, observing possible changes in purchase and consumption intention due to the Covid-19 pandemic. This is a cross-sectional research of descriptive nature, with a quantitative approach whose study population are individuals who consumed organically and/or agroecologically produced foods residing in Maceio, Alagoas. The research participants were sampled by convenience and answered an online questionnaire. All analyses were conducted using the Jamovi program. The results obtained confirm the profile of the organic consumer found in other studies: women, young, with high education and income. The determining factor for choosing organic and agroecologically-based products, among the interviewees, was the search for a healthy diet and the guidance of a health professional. However, there are some limitations to the exclusive consumption of organic products, among which the seasonality of the food and the difficulty of access to fairs and other points of sale of this kind are the most frequently mentioned. As a means to promote greater consumption of organic and agroecologically based foods, they believe that the dissemination of information about the health benefits is the main measure to be taken.
Palavras-chave: Comportamento do consumidor
Consumo Alimentar
Alimento orgânico
Agroecologia
COVID-19
Consumer Behavior
Food Consumption
Organic Food
Agroecology
COVID-19
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Nutrição - Bacharelado
Citação: MOURA, Clarice Cristina Crisóstomo de; MATIAS, Krisllanny Martins. Consumo de alimentos orgânicos e de base agroecológica em meio à pandemia de COVID-19 em Maceió (AL). 2025. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Nutrição) – Faculdade de Nutrição, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16078
Data do documento: 9-ago-2022
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