00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FEAC - FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FEAC Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS CONTÁBEIS - FEAC
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Exame de suficiência: desempenho das instituições públicas e privadas do estado de Alagoas de 2011 a 2018
Autor(es): Silva, Rayane Pergentino da
Santos, Mirian dos
Primeiro Orientador: Salgueiro, Marluce Alves de Almeida
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Valdemir da
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Erica Xavier de
Resumo: Sendo o exercício profissional exercido sobre supervisão dos conselhos de contabilidade no âmbito federal e estadual, tais conselhos realizam anualmente uma prova que visa avaliar o nível de preparação dos egressos do curso de ciências contábeis para assim conferir- lhes o direito ao exercício legal da carreira de contador ou demais funções auxiliares que exige certo grau técnico de conhecimento. Perante a esta necessidade de avaliação, buscou- se neste estudo verificar se as matrizes curriculares dos cursos de ciências contábeis no estado de Alagoas se torna um fator primordial para aprovação no exame, visto que a taxa estadual de reprovação anualmente tem se mostrado bastante expressiva aos longos dos anos de 2011 a 2018. Contudo, por meio das análises, verticais e horizontais realizadas neste estudo constatou- se que mesmo as instituições que possuem uma distribuição de conteúdo similar ao exigido na prova do exame de suficiência em termos de proporção, estas também possuem um alto grau de reprovação. Concluiu- se, portanto, que mesmo com a existência de uma grade curricular mínima estipulada pelo Conselho Federal de Contabilidade- CFC, ainda não foi possível melhorar os níveis de aprovação dos estudantes formandos ou formados na área, uma vez que os fatores qualitativos que envolvem a vida estudantil do profissional durante a sua formação têm algo grau de influência sobre sua performance no exame.
Abstract: As the professional practice is exercised under the supervision of accounting councils at the federal and state level, such councils annually carry out an exam that aims to assess the level of preparation of graduates of the accounting sciences course, in order to grant them the right to legally exercise the career of accounting or other auxiliary functions that require a certain degree of technical knowledge. Faced with this need for evaluation, we sought in this study to verify whether the curriculum matrices of accounting science courses in the state of Alagoas becomes a key factor for passing the exam, since the state failure rate annually has been quite expressive over the years from 2011 to 2018. However, through the vertical and horizontal analyzes carried out in this study, we found that even institutions that have a distribution of content similar to that required in the sufficiency exam in terms of proportion, they also have a high degree of disapproval. It was concluded, therefore, that even with the existence of a minimum curriculum stipulated by the Federal Accounting Council- CFC, it has not yet been possible to improve the approval levels of students graduating or trained in the area, since the qualitative factors that involve the professional's student life during their training have some degree of influence on their performance in the exam.
Palavras-chave: Exame de proficiência
Matriz de competências
Proficiency exam
Competency matrix
Ciências Contábeis
Accounting Sciences
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Ciências Contábeis - Bacharelado
Citação: SANTOS, Mirian dos; SILVA, Rayane Pergentino da. Exame de suficiência: desempenho das instituições públicas e privadas do estado de Alagoas de 2011 a 2018. 2025. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16060
Data do documento: 11-ago-2022
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