00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FEAC - FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FEAC Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ADMINISTRAÇÃO - FEAC
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE): uma análise comparativa de desempenho dos municípios de Alagoas na aquisição de produtos da agricultura familiar (2019)
Autor(es): Fernandes Junior, Duarte Dias
Primeiro Orientador: Guimarães, Rodrigo Gameiro
metadata.dc.contributor.referee1: Costa, Carlos Everaldo Silva da
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Rodrigo Cesar Reis de
Resumo: O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no Brasil tem sido um importante instrumento para promover a agricultura familiar e a segurança alimentar nas escolas. Desde a sua criação, políticas públicas têm direcionado recursos para que pelo menos 30% dos alimentos servidos nas escolas sejam adquiridos diretamente da agricultura familiar. Foi observado que 78 dos 102 municípios alagoanos participantes do PNAE em 2019, alcançaram a meta de 30% de aquisição de produtos da agricultura familiar, enquanto 24 municípios não conseguiram atingir esse objetivo. Esse resultado evidencia um compromisso considerável por parte de muitos municípios em fortalecer a agricultura familiar e promover a segurança alimentar dos estudantes. A legislação estipula que 30% dos recursos repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) seja destinado à compra desses produtos, visando fortalecer a economia local e garantir uma alimentação adequada aos estudantes. No entanto, a implementação do programa enfrenta desafios, como a falta de organização dos produtores, questões logísticas e burocráticas. Apesar dos obstáculos, a participação ativa dos agricultores familiares no mercado institucional do PNAE tem trazido benefícios, incluindo o aumento da renda nas comunidades rurais e a melhoria da qualidade da alimentação escolar.
Abstract: The National School Feeding Program (PNAE) in Brazil has been an important instrument to promote family farming and food security in schools. Since its creation, public policies have directed resources so that at least 30% of the food served in schools is purchased directly from family farming. It was observed that 78 of the 102 municipalities in Alagoas participating in the PNAE in 2019 reached the target of 30% acquisition of family farming products, while 24 municipalities were unable to achieve this objective. This result highlights a considerable commitment on the part of many municipalities to strengthen family farming and promote food security for students. The legislation stipulates that 30% of the resources transferred by the National Education Development Fund (FNDE) be allocated to the purchase of these products, aiming to strengthen the local economy and guarantee adequate nutrition for students. However, the implementation of the program faces challenges, such as the lack of organization of producers, logistical and bureaucratic issues. Despite the obstacles, the active participation of family farmers in the PNAE institutional market has brought benefits, including increased income in rural communities and improved quality of school meals.
Palavras-chave: Programa Nacional de Alimentação Escolar (Brasil)
Agricultura familiar
Desenvolvimento local - Alagoas
National School Feeding Program (Brazil)
Family farming
Local development - Alagoas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Administração - Bacharelado
Citação: FERNANDES JUNIOR, Duarte Dias. Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE): uma análise comparativa de desempenho dos municípios de Alagoas na aquisição de produtos da agricultura familiar (2019). 2025. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16057
Data do documento: 26-fev-2024
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