Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16052
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Trindade, Rosa Lúcia Prédes | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2417670884230444 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Maceno, Talvanes Eugênio | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8341477668407463 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Barretto, Elvira Simões | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8938462538963163 | pt_BR |
dc.creator | Silva, Andreza Freire da | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0367360045598774 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-04-17T14:34:07Z | - |
dc.date.available | 2025-04-17 | - |
dc.date.available | 2025-04-17T14:34:07Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-08 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Andreza Freire da. Mercantilização da educação superior e a expansão dos cursos de graduação em Serviço Social em Alagoas no período de 2016-2022. 2025. 171 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) – Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Faculdade de Serviço Social, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16052 | - |
dc.description.abstract | This dissertation investigated the expansion of undergraduate courses in social service in the state of Alagoas, Brazil, amidst the intensification commodification process of in Brazil, in higher education between 2016 and 2022. The research sought to achieve the following objectives: understanding the meanings of higher education in capitalism; reflect on the privatization and commercialization movement of social service courses in Alagoas and identify the characteristics of the training profile defined by private HEIs operating in the year 2023 in this state of the federation. We defined a methodological pathway for an exploratory study using bibliographical and document review and analysis as technical procedures to answer the research objectives. In Brazil, the commodification of social service education increased in the 2000s with the expansion of online courses. In Alagoas, since 2016, as a reflex of the intense commodification process, the number of social assistants registered in the Conselho Regional de Serviço Social de Alagoas (CRESS-AL) who graduated in private higher education institutions (HEI) and online surpassed those from in-person courses and public HEI. Furthermore, that year witnessed the social, political, economic, and cultural unfoldings of a coup d'état undertaken by powerful and dominant groups and its reflections on education. It is in this situation that the expansion of social service courses in Alagoas is located in the period proposed for analysis, bringing changes in the profile of the courses and their professionals. In the structure of the dissertation, we first contextualize education development, highlighting its connection with work and the perspective of education as a capitalist good, explaining the three predominant moments in Brazil's privatization process of higher education. Subsequently, the results of documentary research and bibliographical research on the process expansion of social service courses in Alagoas and their particularities, with emphasis in the between 2016, 2022, context of the intensification of higher education commodification of in Brazil. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Serviço Social | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Serviço Social - Alagoas | pt_BR |
dc.subject | Formação profissional | pt_BR |
dc.subject | Educação superior - Expansão | pt_BR |
dc.subject | Mercantilização do ensino | pt_BR |
dc.subject | Higher education | pt_BR |
dc.subject | Commodification | pt_BR |
dc.subject | Social service | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL | pt_BR |
dc.title | Mercantilização da educação superior e a expansão dos cursos de graduação em Serviço Social em Alagoas no período de 2016-2022 | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta dissertação investigou o processo de expansão dos cursos de graduação em serviço social no estado de Alagoas em meio ao processo de intensificação da mercantilização do ensino superior no Brasil, no período de 2016-2022. A pesquisa buscou atingir os seguintes objetivos: compreender os significados da educação superior no capitalismo; refletir sobre o movimento de privatização e mercantilização dos cursos de serviço social em Alagoas e identificar as características do perfil da formação definido pelas Instituições de Ensino Superior (IES) privadas em atividade no ano de 2023, neste estado da federação. Para atender aos objetivos da pesquisa, definiu-se como percurso metodológico um estudo de caráter exploratório e como procedimentos técnicos o levantamento e análise bibliográfica e documental. No Brasil, a mercantilização da formação em serviço social é aprofundada nos anos 2000 com a expansão dos cursos Ensino à Distância (EaD). Em Alagoas, desde 2016, como reflexo do intenso processo de mercantilização, o quantitativo de novos registros de assistentes sociais no Conselho Regional de Serviço Social de Alagoas (CRESS-AL), que tiveram sua formação em IES privadas e na modalidade de ensino EaD, passou a ser dominante frente à modalidade presencial e às IES públicas. Além disso, desde aquele ano, vivencia-se os desdobramentos sociais, políticos, econômicos e culturais do golpe orquestrado pelo bloco de poder e frações burguesas dominantes e seus reflexos na educação. É nessa conjuntura que se localiza a expansão dos cursos de serviço social em Alagoas no período proposto para análise, trazendo mudanças no perfil dos cursos e de seus profissionais. Na estrutura da dissertação, contextualiza-se, inicialmente, o desenvolvimento da educação, ressaltando sua vinculação com o trabalho e seu tratamento como mercadoria no capitalismo, para depois apreender os três momentos predominantes do processo de privatização da educação superior no Brasil. Posteriormente, são apresentados os resultados da pesquisa documental e da pesquisa bibliográfica sobre o processo de expansão dos cursos de serviço social em Alagoas e suas particularidades, com destaque para o período de 2016-2022, contexto da intensificação da mercantilização do ensino superior no Brasil. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FSSO |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Mercantilização da educação superior e a expansão dos cursos de graduação em Serviço Social em Alagoas no período de 2016-2022.pdf | Mercantilização da educação superior e a expansão dos cursos de graduação em Serviço Social em Alagoas no período de 2016-2022 | 2.21 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.