00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICBS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICBS Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16021
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Rosa, Giana Raquel-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1306515457823044pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Lilian Carmen Lima dos-
dc.contributor.referee2Andrade, Felipe Rodrigues de-
dc.creatorRibeiro, Ana Luiza Silva-
dc.date.accessioned2025-04-15T16:37:07Z-
dc.date.available2025-04-15-
dc.date.available2025-04-15T16:37:07Z-
dc.date.issued2023-11-23-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Ana Luiza Silva. Análise quantitativa das provas do ENEM quanto a disciplina de biologia . 2025. 113 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16021-
dc.description.abstractThe National Secondary Education Examination (ENEM) is a national assessment that aims to diagnose basic education in Brazil, also serving as a route to access Higher Education in the country. For these reasons, it directly influences the school curriculum in the country. The present study sought to identify the skills and abilities in the most frequent Biology questions in the National High School Exam (ENEM) tests, through a draw. As documentary and descriptive research, of a quantitative nature, all Natural Sciences tests were analyzed, especially the questions focused on Biology in the years 2009, 2010 and 2018, as well as the microdata from the tests, made available on the website of the National Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira (INEP). After analysis, data was created through a table and two graphs, which brought together the skills of each question according to the topic covered in the exams based on the national curriculum parameters (PCNS) aimed at secondary education and with regard to the basic national common curriculum (BNCC), the skills and abilities were carefully identified.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Ciências Biológicas - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectENEMpt_BR
dc.subjectBiologiapt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectQuestões do ENEMpt_BR
dc.subjectNational High School Examinationpt_BR
dc.subjectIssue analysispt_BR
dc.subjectBiologypt_BR
dc.subjectContent analysispt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.titleAnálise quantitativa das provas do ENEM quanto a disciplina de biologiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), é uma avaliação nacional que objetiva diagnosticar a educação básica no Brasil, servindo também como via de acesso ao Ensino Superior no país. Por essas razões, influencia diretamente o currículo escolar no país. O presente estudo buscou identificar as competências e habilidades nas questões de Biologia mais frequentes nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), através de um sorteio. Como pesquisa documental e descritiva, de natureza quantitativa, foram analisadas todas as provas de Ciências da Natureza, em especial as questões voltadas para Biologia nos anos de 2009, 2010 e 2018, bem como os microdados das provas, disponibilizados no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Após a análise, dados foram criados através de uma tabela e dois gráficos, onde reuniu as competências de cada questão de acordo com o tema abordado nos exames com base nos parâmetros curriculares nacionais (PCNS) destinados ao ensino médio e no que diz respeito à base nacional comum curricular (BNCC), as mesmas foram identificadas as competências e habilidade criteriosamente.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Análise quantitativa das provas do ENEM quanto a disciplina de biologia.pdf1.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.