00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16012
Tipo: Dissertação
Título: Histórias infantis nas aulas de matemática uma abordagem com jogos elaborados no powerpoint para o ensino da álgebra
Autor(es): Lima, Marta Michele de Oliveira
Primeiro Orientador: Santos, Givaldo Oliveira dos
metadata.dc.contributor.referee1: Pessoa, Cristiane Azevedo dos Santos
metadata.dc.contributor.referee2: Gama, Carolina Nozella
Resumo: Desde muito cedo, a criança já está envolvida com o universo da leitura em diversos contextos, sejam eles por cartazes vistos nas ruas, receitas culinárias que suas mães utilizam ou mesmo as histórias infantis que apresentam vários objetivos, tais quais, também podem envolver alguns conceitos Matemáticos, porém com o início da pandemia tornou-se difícil o trabalho com tais recursos didáticos, sendo necessário recorrer às ferramentas tecnológicas que pudessem auxiliar no processo de Ensino e Aprendizagem. Desse modo, fez-se necessário o desenvolvimento de estratégias inclusivas, ou seja, de fácil acesso ao professor-estudante, que em sua maioria não dominam o uso de novos softwares, pois sabe-se que tais ferramentas atuais ainda não estão totalmente inseridas no espaço escolar. Neste sentido, o PowerPoint pode ser de fácil acesso para o desenvolvimento de atividades que trazem possibilidades para a continuidade do trabalho pedagógico com os estudantes, pois além de slides, como é bastante utilizado em sala de aula, ele ainda apresenta funções que promovem a criação e construções de jogos educativos. Dessa forma, com a preocupação em promover possibilidades de Ensino e de Aprendizagem Matemática, esta pesquisa questiona “quais as contribuições que a utilização de jogos construídos no PowerPoint, baseados em histórias infantis, que envolvem a Álgebra com foco nas sequências, trazem para o Ensino e Aprendizagem de Matemática, a partir da resolução de problemas, no Ciclo de Alfabetização?”. Com o objetivo geral de analisar quais as contribuições que a utilização de jogos construídos no Power Point, baseados em histórias infantis, que envolvem a álgebra com foco nas sequências, trazem para o ensino e aprendizagem de Matemática, a partir da resolução de problemas, no Ciclo de Alfabetização. A pesquisa possui cunho qualitativo, fundamentada na metodologia da Engenharia Didática, em que os estudantes participaram de atividades envolvendo jogos construídos no PowerPoint. Os sujeitos participantes foram alunos do 3º ano dos Anos Iniciais de uma escola da Rede Municipal de Paranatama-PE. Para obtenção dos dados foram utilizadas atividades diagnósticas (inicial e final). As Unidades Temáticas abordadas tratam-se de Números e Álgebra, visto que os conteúdos matemáticos abordados se referem às habilidades da Base Nacional Comum Curricular – BNCC, as quais se relacionam com o conteúdo de Sequências Figurais e Numéricas presentes no Ciclo de Alfabetização. É necessário destacar que, apesar de grande parte dos conteúdos evidenciados estarem no campo da Álgebra, o Produto Educacional desta dissertação trouxe também outros objetos do conhecimento, afinal, muitas histórias infantis são vastas de possibilidades. Em suma, os resultados principais da pesquisa mostram o quanto as histórias infantis em sala de aula influenciam na aprendizagem dos conteúdos matemáticos, sendo o PowerPoint um grande facilitador neste processo. Desta forma, é possível observar a partir do estudo realizado que a junção de tais artifícios auxilia de forma significativa o processo de Ensino e Aprendizagem.
Abstract: From a very early age, the child is already involved with the universe of reading in different contexts, whether through posters seen on the streets, cooking recipes that their mothers use or even children's stories that have several objectives, such as, they can also involve some concepts mathematicians, but with the onset of the pandemic, it became difficult to work with such didactic resources, making it necessary to resort to technological tools that could assist in the Teaching and Learning process. Thus, it is necessary to develop inclusive strategies, that is, easily accessible to the student teacher, who for the most part do not master the use of new software, as it is known that such current tools are not yet fully inserted in the school space. In this sense, PowerPoint can be easily accessed for the development of activities that bring possibilities for the continuity of the pedagogical work with students, because in addition to slides, as it is widely used in the classroom, it also presents functions that promote the creation and constructions of educational games. In this way, with the concern to promote possibilities of Teaching and Learning Mathematics, this research has as its problem “what are the contributions that the use of games built in Power Point, based on children's stories, that involve algebra with a focus on sequences, bring for the Teaching and Learning of Mathematics, based on problem solving, in the Literacy Cycle?”. The research will be of a qualitative nature based on the methodology of Didactic Engineering, in which students will participate in activities involving games built in PowerPoint. The participating subjects will be students of the 3rd year of the Early Years of a school in the Municipal Network of Paranatama PE. To obtain the data, diagnostic activities (initial and final) were used. The Thematic Units covered are Numbers and Algebra, since the mathematical content covered refers to the skills of the National Common Curricular Base – BNCC, which are related to the content of Figural and Numerical Sequences present in the Literacy Cycle. It is necessary to highlight that, although much of the content highlighted is in the field of Algebra, the Educational Product of this dissertation also brought other objects of knowledge, after all, many children's stories have vast possibilities. In short, the main results of the research show how much children's stories in the classroom influence the learning of mathematical content, with PowerPoint being a great facilitator in this process. In this way, it is possible to observe from the study carried out that the combination of such devices significantly helps the Teaching and Learning process.
Palavras-chave: PowerPoint
Histórias Infantis
Matemática
Álgebra
Sequências Numéricas e Figurais
Children's Stories
Mathematics
Algebra
Numerical and Figural Sequences
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citação: LIMA, Marta Michele de Oliveira. Histórias infantis nas aulas de matemática: uma abordagem com jogos elaborados no powerpoint para o ensino da álgebra. 2025. 110 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16012
Data do documento: 7-jul-2023
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.