00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16006
Tipo: Dissertação
Título: Gênero e sexualidade no currículo do ensino médio: debates ou silenciamento?
Autor(es): Pimentel, Monick Anne da Silva
Primeiro Orientador: Silva, Welkson Pires da
metadata.dc.contributor.referee1: Pereira, Amanda Gomes
metadata.dc.contributor.referee2: Bodart, Cristiano das Neves
Resumo: Há uma contradição entre os direitos humanos e a realidade da população LGBTQIAPN+ no Brasil, em que se destacam a violência e o preconceito enfrentados por esse grupo. Embora a Constituição Brasileira assegure igualdade de direitos para todos, a população LGBTQIAPN+ ainda sofre discriminação em diversos espaços sociais, incluindo a escola. O crescimento de grupos neoconservadores e o Movimento da Escola Sem Partido, nos últimos anos, lutam para retirar o debate sobre gênero e sexualidade do currículo escolar, tendo inclusive influenciado na retirada dessa temática da Base Nacional Comum Curricular. Esta pesquisa busca contribuir na compreensão de como as relações de poder interferem no discurso sobre gênero e sexualidade dentro do ambiente escolar, e tem como objetivo analisar como o debate acerca de gênero e sexualidade está ocorrendo na sala de aula. Com a finalidade de averiguar a questão da pesquisa, a coleta de dados está dividida em dois momentos: análise de conteúdo e entrevista semiestruturada, com base na teoria pós estruturalista, com ênfase nos pensamentos de Judith Butler e Michel Foucault. Como resultado, é perceptível que o conservadorismo ainda afeta o ambiente escolar, interferindo nos conteúdos e debates. Apesar dos esforços pela inclusão da temática sobre diversidade de gênero e sexualidade, esse tema ainda é silenciado, embora resista nas performances e no currículo.
Abstract: There is a contradiction between human rights and the reality of the LGBTQIAPN+ population in Brazil, in which the violence and prejudice faced by this group stand out. Although the Brazilian Constitution ensures equal rights for all, the LGBTQIAPN+ population still suffers discrimination in various social spaces, including school. The growth of neoconservative groups and the Movimento Escola Sem Partido, in recent years, have fought to remove the debate on gender and sexuality from the school curriculum, having even influenced the removal of this topic from the National Common Curricular Base. This research seeks to contribute in the understanding of how power relations interfere in the discourse on gender and sexuality within the school environment, and aims to analyze hoe the debate about gender and sexuality is taking place in the classroom. To investigate the question, data collection is divided in two moments: content analysis and semi-structures interview, based on post-structuralist theory, with an emphasis on the thoughts of Judith Butler and Michel Foucault. As a result, it is noticeable that conservatism still affects the school environment, interfering with content and debates. Despite efforts to include the topic of gender diversity and sexuality, this topic is still silenced, although it persists in performances and in the curriculum.
Palavras-chave: Currículo
Escola
Gênero e Sexualidade
Gender
Sexuality
School
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Sociologia
Citação: PIMENTEL, Monick Anne da Silva. Gênero e sexualidade no currículo do ensino médio: debates ou silenciamento?. 2025. 111 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Instituto de Ciências Sociais, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16006
Data do documento: 22-mai-2024
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gênero e sexualidade no currículo do ensino médio debates ou silenciamento.pdf2.9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.