00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FEAC - FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FEAC Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ADMINISTRAÇÃO - FEAC
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O marketing sensorial e a influência dos sentidos na decisão de compra
Autor(es): Conceição, Esthefane Karolinne dos Santos
Primeiro Orientador: Leão, Nilson Cibério de Araújo
metadata.dc.contributor.referee1: Fernandes, Ana Paula Lima Marques
metadata.dc.contributor.referee2: Carneiro, Carlos André Silva
Resumo: Este estudo tem como objetivo compreender como os sentidos humanos podem influenciar na decisão de compra de produtos em uma loja do setor da moda feminina da cidade de São Miguel dos Campos/AL. O objeto de estudo configura estudo de caso único, tratando - se de uma pesquisa descritiva, de natureza quali-quantitativa. Os dados foram coletados por meio de entrevistas utilizando uma pesquisa previamente estruturada e aplicada em maio de 2024 com a participação de 51 entrevistados. Percebeu-se que os consumidores ao comprar peças de roupa para si, buscam informações disponíveis nas mídias digitais e recomendações de pessoas próximas no momento da compra, exercendo influência informacional. Concluiu-se que sim, sentidos humanos avaliados na pesquisa pesam sobre as decisões de compra dos respondentes, assim como um bom atendimento, um ambiente calmo, cheiroso e com vitrines bem elaboradas, atraem e fazem as clientes permanecerem no ponto de venda.
Abstract: This study aims to understand how human senses can influence the decision to purchase products in a store in the women's fashion sector in the city of São Miguel dos Campos/AL. The object of study constitutes a single case study, being a descriptive research, of a qualitative and quantitative nature. Data were collected through interviews using a previously structured survey and applied in May 2024 with the participation of 51 interviewees. It was noticed that when consumers buy clothing for themselves, they seek information available on digital media and recommendations from people close to them at the time of purchase, exerting informational influence. It was concluded that yes, human senses evaluated in the research weigh on the respondents' purchasing decisions, as well as good service, a calm, fragrant environment and well-designed windows, attract and make customers stay at the point of sale.
Palavras-chave: Decisão de compra
Comportamento do consumidor
Marketing sensorial
Purchase decision
Consumer behavior
Sensory marketing
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Administração - Bacharelado
Citação: CONCEIÇÃO, Esthefane Karolinne dos Santos. O marketing sensorial e a influência dos sentidos na decisão de compra. 2025. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16000
Data do documento: 2-set-2024
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